!["Ainda não é motivo para pânico": nutricionista adverte sobre estudo que associa o adoçante Xilitol ao aumento de risco de AVC](https://static.itdg.com.br/images/622-auto/0c1796ee38e7adc59a863f2efc7c298d/xilitol-shutterstock-423261307-shutterstock-612076238.jpg)
Você tem o hábito de preparar ou comprar doces fit com Xilitol? Nutri alerta (Foto: Shutterstock)
Se eu tomar Xilitol, vou ter AVC? Essa é a pergunta que está afligindo muita gente que faz dieta e pessoas que têm diabetes por recorrerem a esse tipo de adoçante natural derivado de fibras vegetais no lugar do açúcar.
Essa preocupação aumentou com a publicação de um novo estudo, no European Heart Journal, associando o Xilitol a doenças cardiovasculares.
Diante da repercussão calorosa nas redes sociais, a nutricionista Helena Villela (@helenavillela) usou o seu perfil para esclarecer e acalmar os ânimos. Segundo ela afirma, não é motivo para despespero. No entanto, a especialista compartilha importantes orientações sobre o uso do Xilitol. Saiba mais detalhes!
Quais são os riscos no uso do Xilitol?
Um recente estudo revelou uma possível associação entre altas doses de xilitol e um aumento no risco de eventos cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames.
Cientistas da Cleveland Clinic descobriram que os participantes com maiores níveis de xilitol no sangue tinham maior probabilidade de sofrer eventos cardiovasculares.
Testes realizados em animais também apontaram que altas doses de xilitol podem aumentar a coagulação das plaquetas, podendo levando a casos de trombose. Outros estudos já mostraram, ainda, que o Xilitol não é o melhor adoçante para o cérebro.
É preciso cortar o xilitol da dieta?
Segundo a nutricionista funcional Helena Villela, não é preciso cortar o adoçante natural da dieta. Os possíveis eventos cardiovasculares gerou pânico nos "amantes dos docinhos fit".
"Apesar de o estudo trazer um resultado preocupante, ainda não é motivo para pânico. Isso porque ainda precisam ser feitos diversos estudos para que a gente tenha uma conclusão sobre o uso do xilitol. Além do mais, esse estudo fala do consumo excessivo do xilitol e de fato foi usado uma quantidade grande", esclarece a especialista.
O seu conselho é que, no lugar de cortar o xilitol da rotina, seja reforçada a atenção com relação às quantidades ingeridas diarialmente.
"O que fica de alerta para todos nós é que o uso de receitas com xilitol ou quaisquer tipos de adoçantes, docinhos fit e bebidas zero na nossa dieta, precisa ser analisado. E precisa ser feito com moderação. Não dá para achar que só porque é com adoçante está liberado", alerta a nutricionista.
Ela ressalta que o consumo do xilitol ou de qualquer adoçante natural precisa ser feito com moderação.
Veja mais!
Açúcar da fruta também causa inflamação no corpo ou só o açúcar processado? Especialista em diabetes responde
O açúcar das frutas engorda menos por ser natural? Entenda o impacto da substância no seu corpo e saúde!