Foi no mercado procurando um lanchinho mais saudável ou para malhar e ficou na dúvida entre as muitas opções de barra de cereal ou barra de proteína? Por mais que elas tenham tamanhos parecidos e pareçam ser quase a mesma coisa, essas barrinhas na verdade são bem diferentes na sua composição e utilidade. Aprenda de uma vez por todas no TudoGostoso quais são as diferenças entre as barras de cereal e barra de proteínas, quais os benefícios de cada uma e como escolher a certa para você!
Qual a vantagem da barra de cereal?
A barra de cereal é bem literalmente o que o nome diz, uma barrinha que consiste quase totalmente de cereais. Os flocos de arroz, aveia e trigo são os principais usados e eles são misturados com outros ingredientes como semente de girassol ou de linhaça, castanhas e nozes. Para manter os cereais juntos, eles são misturados com xarope de glicose e então moldados e cortados nas barrinhas.
A barra de cereal também é chamada de barra energética porque ela é uma grande fonte de energia. Elas são ricas em carboidratos e contém açúcar, então são ótimas para repor as energias, mas elas são gastas rapidamente e não dão saciedade. Muita gente acha que as barras de cereais são saudáveis em qualquer caso, mas elas não são recomendadas para quem quer emagrecer.
Mas, também por causa dos cereais, essas barrinhas também são mais nutritivas e integrais, repletas de vitaminas e minerais, micronutrientes importantes das chamadas sementes do bem. Então as barras de cereais são ótimas substitutas mais saudáveis para um doce ou lanche mais calórico.
Qual a vantagem da barra de proteína?
A barra de proteína, por outro lado, é feita para ser uma grande fonte de proteínas em uma barrinha e ainda ser saborosa. Ela é composta principalmente de macronutrientes equilibrados, com bastante proteínas, mas também carboidratos, gorduras e fibras na dose certa.
Um ingrediente muito usado na barra de proteína é justamente o whey protein, a famosa proteína do soro de leite queridinha de quem faz academia, mas também pode ser feita com proteínas vegetais. Para ficar mais saborosa, é comum que ela seja coberta de chocolate e ainda pode ter outros sabores, como doce de leite ou frutas, mas sem virar extremamente calórica.
É justamente para isso que a barra de proteína existe, como um lanche prático para quem pratica atividades físicas por contribuir na formação de músculos sem ter que comer frango para conseguir proteínas o dia inteiro. Por ser rica em proteínas e fibras, ela é digerida aos poucos, o que não dá energia logo de cara, mas dá saciedade para reduzir a vontade de comer mais a longo prazo.
Barra de cereal ou barra de proteína, qual escolher?
Como escolher entre barra de cereal e barra de proteína? A resposta depende do seu objetivo. Em geral, as barras de cereais são melhores para quem quer um lanche no meio do dia, já que são mais saudáveis que a maioria dos biscoitos e lanchinhos do mercado. Mas ela também tem seu lugar para dar mais energia antes de malhar, contanto que em moderação.
Já as barras de proteína são bons lanches para dar saciedade e até servem para qualquer público. Mas são mais indicadas para quem pratica exercícios para emagrecer e, principalmente, para ganhar músculos. Nesse caso são ideais depois do treino, ajudando na recuperação muscular.
Vale lembrar que as barras de cereais são mais calóricas e tem índice glicêmico alto, não sendo indicado para quem tem diabetes. As barras de proteína também contêm algum açúcar normalmente, especialmente dependendo de alguns sabores. Felizmente, as duas costumam ter versões diet para quem precisa de barrinhas com menos açúcar. Nesse caso, procure bem e veja as informações do rótulo sempre para escolher a mais adequada!
Veja mais:
Chega de barrinha que finge ser saudável: receita caseira junta pistache e mais cinco ingredientes em um lanche crocante e delicioso
9 alimentos que aumentam sua energia: é isso que eles fazem com o seu corpo se incluir na dieta com frequência
Está sentindo fome? Classificamos essas barras de chocolate da menos a mais calórica