• Entrar
  • Cadastrar
8 tipos de farinha para nunca mais errar a receita. Entenda diferenças e descubra benefícios!
Farinha de arroz, aveia, milho, rosca, panko.. já ficou perdido? Calma que a gente resolve esse problema! Confira abaixo as principais características de cada uma delas e saiba qual escolher

A farinha é um ingrediente versátil, ótimo para receitas doces e salgadas, mas a enorme variedade do ingrediente no mercado pode causar muitas dúvidas na hora da compra. Para facilitar esse processo, o TudoGostoso montou um guia com os principais tipos de farinhas. Vamos explicar também quando usar cada uma e ajudar você a diferenciar as opções para acertar na escolha. Confira todas as dicas a seguir!

Saiba diferenciar os tipos de farinhas e escolha a ideal para a sua receita

Farinha de arroz

A farinha de arroznão contém glúten, sendo uma boa opção para pessoas celíacas. Além disso, é rica em fibras, aumentando a sensação de saciedade, e auxilia no trânsito intestinal. A farinha de arroz não tem a mesma textura da de trigo, mas é usada em receitas semelhantes como bolos, quiches, pães e massas. Ela também é encontrada na versão integral.

Farinha de aveia

A aveia é rica em muitos nutrientes como fibras e antioxidantes. A farinha feita com o grão pode ser adicionada diretamente a frutas e iogurtes, mas também faz sucesso em receitas fitness como panquecas e crepes. A farinha de aveia também pode ser usada em bolos e até para preparar hambúrgueres.

Farinha de mandioca

A farinha de mandioca também é conhecida como farinha de mesa e não contém glúten. Ela pode sem encontrada crua ou torrada, com textura mais fina ou mais grossa. A escolha vai depender do resultado final que você deseja para a sua receita. Para uma farofa mais clarinha e lisa, escolha a crua. A torrrada deixa o acompanhamento mais dourado e crocante. A farinha de mandioca também pode ser usada no preparo de bolinhos, biscoitos e pães.

Farinha de milho

Em algumas regiões do Brasil, farinha de milho e fubá são vendidos como o mesmo produto. Em outras, porém, farinha de milho é encontrada em uma versão também chamada de farinha de biju, flocada e mais crocante que o fubá. Esse tipo de ingrediente pode ser usado em bolos, broas, polentas, farofas e tutu.

Farinha panko

A panko é uma farinha obtida do pão triturado e com textura mais flocada. De origem japonesa, é bastante usada em pratos asiáticos e empanados. O ingrediente deixa os alimentos mais crocantes e faz com que eles absorvam menos gordura do óleo.

A farinha panko é muito utilizada para fazer empanados na culinária asiática

Farinha de rosca

Farinha de rosca é um derivado da farinha de trigo, feita a partir do pão seco moído. O ingrediente é usado principalmente para empanar alimentos, como um frango à milanesa. A farinha de rosca também pode ser usada em farofas, tortas e bolos.

Farinha de tapioca

A farinha de tapioca é obtida da mandioca. Ela é usada principalmente para fazer o prato que dá origem ao nome, mas também é muito usada no preparo de bolo, pudim, cuscuz doce e também de pães.

Farinha de trigo

A farinha de trigoé uma das opções mais populares da nossa lista. Ela é ideal para fazer pão, bolo, massa, biscoito e torta porque produz glúten, e deixa as receitas com textura mais fofinha.

A farinha branca mais comum é a tipo 1, feita de uma mistura de grãos de trigo com mais ou menos glúten. Ela pode ser branqueada quimicamente ou naturalmente, no caso das versões orgânicas. No mercado também é possível encontrar a farinha de trigo integral, que não passa pelo refinamento da tradicional e tem mais fibras.

Veja mais

Gorduras boas: entenda como oleaginosas, sementes e peixes podem baixar o colesterol ruim

Como fazer frango frito coreano: 2 receitas maravilhosas para fazer hoje

Temas relacionados