• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios da tapioca: veja como usar a farinha sem glúten de forma nutritiva

Aprenda a incrementar a sua tapioca com recheios doces e salgados sem glúten e mais nutritivos.

Dicas nutritivas para rechear a tapioca com opções doces e salgadas sem glúten (Foto: Shutterstock)

A tapioca é um alimento presente na dieta de muitas pessoas, seja por evitarem o glúten, por ser uma opção saudável ou até mesmo pelo paladar mesmo. Esse alimento é um item muito buscado por pessoas com doença celíacas, mas está na lista dos queridinhos de quem aposta num cardápio fit.

Apesar ter um índice glicêmico maior que o pão francês e por não ser tão amiga da dieta quanto muita gente pensa, a tapioca ainda assim é popular entre as pessoas que buscam uma alimentação saudável. Você sabe quais são os seus benefícios?

Conheça os benefícios da farinha de tapioca

A tapioca é um alimento que agrada a muitos paladares por vários motivos: é livre de glúten, uma escolha segura para pessoas com intolerância ou doença celíaca; é fonte de carboidratos de fácil digestão e por isso é uma alternativa para quem tem sensibilidade digestiva ou problemas gastrointestinais.

Esse alimento também tem baixo teor de gordura e sódio, assim como é fonte de energia rápida devido ao alto teor de carboidratos. Não por acaso é muito consumida por atletas ou por quem precisam de um impulso de energia antes ou após o exercício físico.

Mas tem um outro aspecto que agrada muito na tapioca, que é a sua versatilidade culinária. Ela pode ser utilizada em inúmeras receitas, de doces a salgadas. Saiba como preparar a sua tapioca de forma nutritiva e saborosa.

Dicas para preparar uma tapioca nutritiva e sem glúten

Embora se destaque pelos benefícios mencionados anteriormente, a tapioca não é uma fonte significativa de vitaminas e minerais. Mas vale destacar que ela contém nutrientes importantes, como é o caso do ferro e cálcio, contribuindo para uma dieta equilibrada.

O importante é consumir a tapioca com moderação, por ser rica em carboidratos e evitar, desta forma, picos de açúcar no sangue para quem precisam seguir uma dieta controlada. E a dica para deixar o seu lanche mais nutritivo é apostar em recheios saudáveis.

E não esqueça que adicionar alguns ingredientes simples podem fortalecer os seus preparos, como é o caso da chia, fonte poderosa de nutrientes. Confira algumas opções deliciosas e sem glúten:

  • Recheios saudáveis: vegetais frescos (espinafre, tomate, abacate), proteínas magras (frango desfiado, peixe grelhado, tofu) e fontes de gorduras saudáveis (azeitonas, abacate, queijo cottage) são opções nutritivas e deliciosas para incrementar a sua tapioca.

  • Tapioca com vegetais: você pode misturar vegetais refogados, como espinafre, cogumelos, pimentão e cebola para colocar como recheio.

  • Tapioca com ovos: é um clássico! Prepare a tapioca com ovos mexidos e adicione vegetais picados, como tomate e espinafre, para uma refeição rica em proteínas e fibras. Você pode adicionar chia.

  • Tapioca com queijo: utilize queijos magros ou queijos sem lactose para uma opção sem glúten e com baixo teor de gordura. Acrescente tomate ou abacate para um sabor extra.

  • Tapioca com frutas: para uma versão doce, vale preparar uma opção com frutas frescas, como banana, morango, manga ou abacaxi. E você ainda pode finalizar com canela ou mel para dar um toque mais doce.

  • Tapioca com pasta de amendoim: espalhe uma camada fina de pasta de amendoim ou manteiga de amêndoa e acrescente fatias de banana ou morangos.

  • Tapioca com coco: outra dica adocicada é polvilhar um pouco de coco ralado sobre a tapioca recheada com frutas ou pasta de amendoim para garantir uma textura crocante.

Veja mais!

Café da manhã: aprenda como fazer pão sem glúten em 5 minutos!

Comida sem glúten é mais saudável? Entenda se vale retirá-lo do cardápio e da dieta.

Temas relacionados