A tapioca é um alimento presente na dieta de muitas pessoas, seja por evitarem o glúten, por ser uma opção saudável ou até mesmo pelo paladar mesmo. Esse alimento é um item muito buscado por pessoas com doença celíacas, mas está na lista dos queridinhos de quem aposta num cardápio fit.
Apesar ter um índice glicêmico maior que o pão francês e por não ser tão amiga da dieta quanto muita gente pensa, a tapioca ainda assim é popular entre as pessoas que buscam uma alimentação saudável. Você sabe quais são os seus benefícios?
Conheça os benefícios da farinha de tapioca
A tapioca é um alimento que agrada a muitos paladares por vários motivos: é livre de glúten, uma escolha segura para pessoas com intolerância ou doença celíaca; é fonte de carboidratos de fácil digestão e por isso é uma alternativa para quem tem sensibilidade digestiva ou problemas gastrointestinais.
Esse alimento também tem baixo teor de gordura e sódio, assim como é fonte de energia rápida devido ao alto teor de carboidratos. Não por acaso é muito consumida por atletas ou por quem precisam de um impulso de energia antes ou após o exercício físico.
Mas tem um outro aspecto que agrada muito na tapioca, que é a sua versatilidade culinária. Ela pode ser utilizada em inúmeras receitas, de doces a salgadas. Saiba como preparar a sua tapioca de forma nutritiva e saborosa.
Dicas para preparar uma tapioca nutritiva e sem glúten
Embora se destaque pelos benefícios mencionados anteriormente, a tapioca não é uma fonte significativa de vitaminas e minerais. Mas vale destacar que ela contém nutrientes importantes, como é o caso do ferro e cálcio, contribuindo para uma dieta equilibrada.
O importante é consumir a tapioca com moderação, por ser rica em carboidratos e evitar, desta forma, picos de açúcar no sangue para quem precisam seguir uma dieta controlada. E a dica para deixar o seu lanche mais nutritivo é apostar em recheios saudáveis.
E não esqueça que adicionar alguns ingredientes simples podem fortalecer os seus preparos, como é o caso da chia, fonte poderosa de nutrientes. Confira algumas opções deliciosas e sem glúten:
-
Recheios saudáveis: vegetais frescos (espinafre, tomate, abacate), proteínas magras (frango desfiado, peixe grelhado, tofu) e fontes de gorduras saudáveis (azeitonas, abacate, queijo cottage) são opções nutritivas e deliciosas para incrementar a sua tapioca.
-
Tapioca com vegetais: você pode misturar vegetais refogados, como espinafre, cogumelos, pimentão e cebola para colocar como recheio.
-
Tapioca com ovos: é um clássico! Prepare a tapioca com ovos mexidos e adicione vegetais picados, como tomate e espinafre, para uma refeição rica em proteínas e fibras. Você pode adicionar chia.
-
Tapioca com queijo: utilize queijos magros ou queijos sem lactose para uma opção sem glúten e com baixo teor de gordura. Acrescente tomate ou abacate para um sabor extra.
-
Tapioca com frutas: para uma versão doce, vale preparar uma opção com frutas frescas, como banana, morango, manga ou abacaxi. E você ainda pode finalizar com canela ou mel para dar um toque mais doce.
-
Tapioca com pasta de amendoim: espalhe uma camada fina de pasta de amendoim ou manteiga de amêndoa e acrescente fatias de banana ou morangos.
- Tapioca com coco: outra dica adocicada é polvilhar um pouco de coco ralado sobre a tapioca recheada com frutas ou pasta de amendoim para garantir uma textura crocante.
Veja mais!
Café da manhã: aprenda como fazer pão sem glúten em 5 minutos!
Comida sem glúten é mais saudável? Entenda se vale retirá-lo do cardápio e da dieta.