O iogurte é um derivado do leite muito consumido no mundo inteiro. Ele é fonte de diversos nutrientes como cálcio e vitamina A. Ele também pode ser usado para preparar diversas receitas deliciosas, como bolo de iogurte, massa de pizza, flan de iogurte e muitas outras. Mas você sabia que existem diferentes tipos desse alimento? Conheça 4 tipos de iogurte e descubra as diferenças entre eles.
4 tipos de iogurte
Iogurte integral
O iogurte integral é uma variação do iogurte natural. Ele é feito com toda a gordura do leite, sendo rico em cálcio e proteínas. Ele é muito consumido no café na manhã com granola e aveia, uma combinação que ajuda a regular o intestino. Além disso, o iogurte integral também é muito utilizado em receitas de bolos e molhos.
Iogurte natural servido com morangos
Iogurte desnatado
Assim como o iogurte integral, o iogurte desnatado também é uma variação do iogurte natural. No entanto, as gorduras do leite são removidas na fabricação. Dessa maneira, esse tipo de iogurte é bem menos calórico que o integral, sendo o mais indicado para quem está tentando perder peso.
Iogurte grego
O iogurte grego virou o queridinho do brasileiro. Com uma textura bem mais cremosa que o iogurte comum, ele é parecido com o iogurte natural, mas um possui um sabor mais leve e menos ácido. No iogurte grego, a maior parte do soro é removida e é esse processo que garante uma maior cremosidade que o natural. Mas a maior diferença está na quantidade de gordura e de calorias. Diferente do natural, o grego pode conter açúcar e outros ingredientes em sua composição, como calda de frutas. Enquanto o iogurte natural possui mais cálcio, o grego possui mais proteínas.
Iogurte grego
Iogurte skyr
O skyr é um laticínio originário da Islândia, e por lá, ele é consumido há mais de mil anos! No Brasil, ainda é um pouco mais difícil de achar. Esse tipo de iogurte é bem cremoso e ele é feito apenas com leite e fermento lácteo, sem a adição de conservantes.
Mas vocês devem estar pensando: "isso é iogurte grego!". Não exatamente. A diferença entre o skyr e o grego está no tipo de leite e na cultura de bactéria que são adicionados no leite para fermentá-lo. Dependendo da cultura de bactérias, o sabor pode ser completamente alterado. O leite usado para fazer o grego é o leite integral, enquanto o leite usado para fazer o skyr é o leite desnatado. Dessa maneira, o skyr possui menos gordura e menos calorias que o grego.
Uma curiosidade é que o skyr não é um produto que os islandeses tiveram a intenção de fazer. Na verdade, o que eles queriam mesmo era só o soro do leite, que poderia ser usado para conservar carnes e peixes. Ao remover todo o soro, sobrava essa parte sólida que passou a ser usada em diversas receitas e também consumida pura.
Iogurte skyr