Toda barrinha de cereal é saudável? Essa opção de lanche rápido é a preferida de muitos por conta da praticidade, contudo, nem todas são igualmente benéficas para a saúde. Uma das razões é que muitas dessas barrinhas industrializadas contêm quantidades significativas de açúcares adicionados ou adoçantes artificiais, o que pode elevar rapidamente o teor calórico e o índice glicêmico do lanche.
Além disso, algumas barrinhas de cereal podem conter uma lista extensa de ingredientes processados e aditivos, como conservantes e corantes artificiais, que podem comprometer a qualidade nutricional do produto e até mesmo desencadear reações adversas em pessoas sensíveis a certos aditivos alimentares.
Quais são os perigos escondidos em barrinhas industrializadas?
Outro ponto a considerar é que muitas barrinhas de cereal disponíveis nas prateleiras e consideradas "saudáveis" podem conter quantidades elevadas de gorduras saturadas e trans, bem como adição de sal em excesso para melhorar o sabor e a conservação. Esses ingredientes podem contribuir para problemas de saúde a longo prazo, como aumento do colesterol LDL (colesterol "ruim") e pressão arterial elevada.
Muitas barrinhas de cereais também não fornecem uma quantidade adequada de fibras, proteínas e outros nutrientes essenciais, deixando os consumidores com uma sensação de saciedade temporária e sem o aporte nutricional necessário para sustentar a energia e a saúde a longo prazo.
Barrinha fácil de ser feita em casa leva pistache e mais oleaginosas
Uma solução é optar por barrinhas de cereal caseiras e fáceis de fazer que priorizem ingredientes integrais, baixo teor de açúcares adicionados e aditivos mínimos para garantir uma escolha verdadeiramente saudável.
“Elas são basicamente uma combinação de oleaginosas e sementes, mais um pouco de xarope puro para ajudar a uni-las. Cheias de fibras e gorduras saudáveis que realmente satisfazem sua vontade de comer doces e evitam que você coma demais”, apontou a nutricionista Mitra Shir, criadora da receita.
Pistache, castanha de caju e amêndoas se combinam como oleaginosas usadas na receita: os três são fontes ricas em gorduras saudáveis, incluindo ácidos graxos mono e poli-insaturados, que são conhecidos por promover a saúde cardiovascular e reduzir o risco de doenças cardíacas.
Eles também trazem proteínas, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, promover a saúde da pele, cabelos e unhas, e proteger as células contra danos causados pelos radicais livres. Confira a receita abaixo!
Ingredientes:
3/4 de xícara de castanha de caju
3/4 de xícara de amêndoas
3/4 de xícara de pistache
1/2 xícara de sementes de abóbora
Boa pitada de sal marinho
1/4 de xícara de maple syrup
100 g de chocolate meio amargo derretido
1 colher de sopa de óleo de coco
Modo de preparo:
1 - Misture a semente de abóbora e as oleaginosas em uma tigela grande;
2 - Adicione a pitada de sal e o maple syrup, mexendo bem
3 - Coloque em uma forma de silicone e asse em forno a 180ºC por 18-20 minutos até dourar. Depois de pronto, reserve e deixe esfriar.
4 - Misture o chocolate derretido com o óleo de coco;
5 - Passe por cima das barrinha, criando uma camada de chocolate deliciosa.
Veja mais: