• Entrar
  • Cadastrar
Nutella saudável para comer sem culpa: receita caseira fácil garante os benefícios da avelã e do mel e é gostosa demais!

Creme de avelãs caseiro pode ser uma opção mais saudável para os dias de desejo de comer algum doce gostoso.

Nutella caseira com avelãs e mel: receita prática e saborosa (Foto: Freepik)

Você certamente já deve ter se perguntado se Nutella é saudável. Basta pensar nos benefícios que a avelã oferece para a saúde, já que é o ingrediente "protagonista" dessa delícia e por ser uma oleaginosa (também conhecida como semente do bem), para logo vir a relação entre os principais nutrientes na composição.

Mas é importante não se empolgar tanto, afinal de contas, o conhecido creme de avelãs das prateleiras de supermercados são ricos em açúcares e outros componentes nada animadores para quem busca um estilo de vida saudável. Por isso é sempre bom dar uma conferida no rótulo do produto para saber.

Quer uma solução? Aprenda uma receita de Nutella caseira feita com mel para poder se deliciar sem culpa quando bater o desejo de comer de um doce.

Por trás da Nutella: conheça os benefícios do avelã para o organismo

Antes de começar a preparar a sua receita de creme de avelãs caseira, que tal descobrir quais são os benefícios do avelã para a sua saúde? Você vai descobrir que essa oleaginosa é poderosa e que é uma ótima opção para incluir no seu cardápio não apenas como sobremesa.

A avelã possui uma casca bastante resistente, mas dentro dela existe uma semente comestível e suavemente adocicada. Essa oleaginosa é rica em antioxidante e nutrientes como ferro, cálcio, fósforo, ácido fólico, magnésio, vitaminas do complexo B e fibras.

É possível incluir a avelã nas suas refeições tanto in natura, como em saladas, na granola, vitaminas, leite, iogurtes e mais opções de preparos que você desejar. Conheça alguns benefícios:

  • Saúde cardiovascular: ricas em gorduras boas e fibras, essas oleaginosas ajudam a reduzir o colesterol ruim e os triglicerídeos. Por ser rica em antioxidantes, que ajudam a diminuir a inflamação do organismo, ela reduz o risco de desenvolvimento de doenças no coração. Já os minerais como magnésio, ácido fólico e potássio contribuem no controle da pressão arterial.

  • Importante para a memória: fontes de ácido fólico, magnésio e zinco, esses micronutrientes são importantes para a transmissão de impulsos nervosos, por isso ajudam a aumentar e preservar a capacidade de memória.

  • Controle dos níveis de açúcar no sangue: por ser rica em fibras e nutrientes, a avelã ajuda a reduzir e controlar a quantidade de açúcar no sangue, ou seja, aumenta a sensibilidade à insulina.

  • Melhor rendimento no treino: como ela é rica em minerais como potássio e magnésio, a avelã ainda ajuda a melhorar o rendimento nos treinos, pois o seu consumo colabora para um bom funcionamento muscular.

Nutella saudável: saiba como fazer uma receita caseira

Agora prepare-se para aprender uma receita deliciosa de creme de avelãs com ingredientes saudáveis e que vai matar o seu desejo de comer Nutella em casa com muito sabor e sem culpa de estar colocando a sua dieta, e os cuidados com a saúde, por água abaixo.

É bom lembrar ainda que o mel é um alimento rico em propriedades nutritivas e terapêuticas. Além de ajudar na saúde da pele, ele atua na regulação dos triglicerídeos e faz bem para o coração.

Ingredientes:

  • 200g de avelãs
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco ou leite
  • 1/3 xícara de cacau em pó
  • 4/5 colheres de sopa de mel
  • 6 quadrados de chocolate culinária derretidos em banho maria
  • Uma pitadinha de sal

Modo de Preparo:

O primeiro passo da receita é dar uma tostada suave nas avelãs. Caso elas ainda não estejam tostadas, basta levar ao forno por cerca de 15 minutos a 180ºC.

Após tostar e esperar as avelãs esfriarem, junte-as com o óleo de coco em um processador. Triture até que a mistura fique bem homogênea. Em seguida, acrescente o mel, o cacau em pó, o chocolate derretido e a pitada de sal. Volte a triturar todos os ingredientes novamente.

Ao atingir o ponto desejado, coloque em um frasco bem fechado e armazene na despensa ou no refrigerador.

Agora basta se deliciar e matar o desejo quando bater aquela vontade de comer um creme de avelãs saudável e cheio de sabor!

Veja mais!

Duelo saudável: é melhor usar o açúcar mascavo ou o mel nas receitas doces?

Descubra como saber se o mel é puro antes de comprar: aprenda a analisar a embalagem.

Temas relacionados