Quem resiste a uma boa barra de chocolate? Essas delícias são uma tentação, principalmente quando sentimos aquela vontade enorme de comer doce. No entanto, antes mesmo de abrir o pacote já começamos a pensar nas calorias, gorduras e teor de açúcar que vamos ingerir. No entanto, salvo em casos de restrições médicas ou nutricionais, ninguém precisa parar de comer chocolate. Na verdade, com equilíbrio e controle tudo é permitido. Para te ajudar a decidir qual a melhor escolha, o TudoGostoso montou um ranking de barras de chocolate de acordo com nível de açúcar e calorias para você comer sem culpa.
Qual a melhor barra de chocolate menos calórica?
Uma barra de chocolate padrão tem, aproximadamente, 400 kcal. No entanto, o que define se uma barra é mais saudável do que a outra é o percentual de gordura e açúcar. Entre os 3 principais tipos de chocolate, a melhor de todas em valor nutricional é a de chocolate amargo. Além de ter menos açúcar e gordura, a versão amarga tem potássio, zinco, selênio e propriedades antioxidantes devido a alta concentração de cacau na receita, que pode ser de 75% ou 40%.
Os próximos da lista são as versões ao leite e o branco. Não existe uma grande diferença nutricional ou calórica entre os dois, mas a barra do ao leite é bem menos gordurosa que a de chocolate branco. Por outro lado, o chocolate ao leite tem muito mais açúcar, característica que confere o sabor adocicado característico. Logo, seu consumo também deve ser feito com moderação.
Outro detalhe interessante sobre o chocolate branco é que ele não é feito do fruto do cacau, mas sim da manteiga da fruta. Por isso ele tem uma concentração de gordura maior e não oferece os benefícios antioxidantes das outras duas versões.
Portanto, as barras de chocolate são classificadas de acordo com seu valor calórico da seguinte maneira:
1° lugar: chocolate braco
2° lugar: chocolate ao leite
3° lugar: chocolate meio amargo 50% a 40%
4° lugar: chocolate amargo 75%
Quantas barras de chocolate uma pessoa pode comer por dia?
Os especialistas afirmam que a quantidade saudável de consumo diário de chocolate é de 30g. Considerando que as barras comuns costumam ter 80g, o ideal é comer, no máximo, uma metade por dia. Aliás, o consumo de chocolate libera a serotonina, endorfina e dopamina, conhecidos como os hormônios da felicidade. Portanto, comer um pedacinho durante o dia traz mais disposição e ânimo.
É importante reforçar que comer doces durante o dia não é um problema. A alimentação diária também precisa incluir alimentos que nos dão prazer. Portanto, não se prive de comer o que gosta. Tudo o que você precisa é de controle e equilíbrio.
Veja também:
Chocolate amargo é afrodisíaco? Entenda se o alimento potencializa o desejo sexual
Chocolate quente alcóolico: 3 receitas inéditas e deliciosas para esquentar o clima nesse inverno