Você já ouviu falar que chocolate branco não é chocolate? A polêmica envolvendo o doce está relacionada ao ingrediente principal usado na produção, que deixa o sabor bem suave e diferente do chocolate tradicional. Apesar disso, o alimento tem uma verdadeira legião de fãs! Se você faz parte desse grupo, vale a pena entender essa polêmica e aprender como escolher um chocolate branco de qualidade. Confira a seguir como é feito o chocolate branco e dicas para aproveitar o doce nas suas receitas!
Chocolate branco é chocolate? Entenda a polêmica!
É verdade que o chocolate branco não é chocolate?
A discussão sobre o chocolate branco não ser chocolate está relacionada ao fato de o alimento não ser composto por massa de cacau. O ingrediente de coloração escura é bastante nutritivo e garante sabor tradicional para o doce. O chocolate branco, porém, é feito com manteiga de cacau, que é apenas uma gordura vegetal.
A legislação brasileira, porém, define como chocolate todo produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau que contenham no mínimo 25% de sólidos totais de cacau.
Já o chocolate branco, definido como um produto obtido a partir da mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, precisa conter, no mínimo, 20% de sólidos totais de manteiga de cacau. Oficialmente, portanto, conforme a resolução n.º 264, de 22/09/2005 da ANVISA, o chocolate branco é, sim, chocolate.
Do que é feito o chocolate branco?
Além da manteiga de cacau, o chocolate branco é feito com leite em pó e açúcar. É comum também encontrar versões mais industrializadas com emulsificantes, gordura vegetal, aromatizantes, edulcorantes e até leite de coco.
É importante ficar de olho na lista de ingredientes porque a manteiga de cacau é um ingrediente considerado caro e é comum que os fabricantes usem gorduras hidrogenadas para garantir um custo de produção mais barato. A matéria-prima também tem uma cor creme, não totalmente branca. O produto é extremamente claro, é sinal de má qualidade.
Qual é mais saudável chocolate branco ou preto?
Caso a escolha do melhor chocolate seja motivada pelo que é mais saudável, e não apenas por uma preferência de gosto, o ideal é o chocolate preto com pelo menos 60% de concentração de massa de cacau. Inclusive, esse deve ser o primeiro ingrediente na listagem presente no rótulo.
O cacau é um alimento rico em polifenóis, compostos bioativos que são excelentes fontes de antioxidantes. Além disso, o chocolate amargo é rico em vitaminas do complexo B, vitamina C, D e E. Dentre os minerais, encontramos potássio, fósforo, cloro, sódio, magnésio, ferro, cobre e zinco. Ele também é fonte de fibras e de proteínas.
Receitas com chocolate branco
Veja mais
Lembrancinha de Páscoa simples: 12 receitas de doces para fazer em casa e presentear amigos e familiares
Chantilly de coco vegano fica pronto em 5 MINUTOS! Venha conhecer essa opção deliciosa e prática