• Entrar
  • Cadastrar
Frango de Natal: a receita que você sempre quis pra passar longe do peru

Frango de Natal é opção para substituir o peru e economizar na ceia sem perder o sabor.

Frango assado com recheio de farofa é saboroso e perfeito para servir na ceia de Natal. (créditos: Shutterstock) 

O frango assado é uma ótima opção de carne para servir na noite de Natal. Além de ser uma delícia, a ave é uma boa escolha para substituir o tradicional peru, pois ela é bem mais barata e requer menos tempo de cozimento. Por isso, se você busca por alternativas para uma ceia prática e mais em conta, vale a pena apostar no frango como prato principal. Apesar de ser menor que o peru, ele rende o suficiente para uma família pequena e ainda pode ser preparado de diversas maneiras.

Para te ajudar nessa missão, o TudoGostoso separou uma receita muito especial e saborosa de frango de Natal recheado para ninguém botar defeito!

Receita de frango de Natal: aprenda a preparar a ave para uma ceia saborosa e econômico

Ingredientes:

Frango

1 frango inteiro (aproximadamente 2 kg), limpo e sem vísceras

Sal e pimenta a gosto

Suco de 1 limão ou de laranja

4 dentes de alho picados

2 colheres de sopa de manteiga derretida

Ervas frescas (alecrim, sálvia, tomilho, o que preferir)

Recheio

2 xícaras de farinha de mandioca

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

100g de bacon em cubos

Sal e pimenta a gosto

2 colheres de sopa de manteiga

Modo de preparo do frango e recheio:

  1. Tempere o frango por dentro e por fora com sal, pimenta, suco de limão ou laranja e alho. Em seguida, esfregue as ervas frescas sobre a pele do frango e pincele a manteiga derretida por cima. Um cuidado importante nessa etapa é não retirar a pele da ave, pois ela impede que a carne resseque durante o cozimento. Por isso, na hora de temperá-lo, tome cuidado ao manusear o frango para que a pele não rasgue.
  2. Amarre as pernas do frango com barbante de cozinha. Esse truque contribui para um cozimento mais uniforme e evita que as pontas queimem.
  3. Para preparar a farofa, não tem muito mistério. Em uma frigideira, derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho até ficarem dourados. Adicione o bacon e frite até que fique crocante.
  4. Acrescente a farinha de mandioca, mexendo bem para que fique torrada e tempere tudo com sal e pimenta a gosto. Mexa até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.

Montagem:

Retire o frango do forno e deixe descansar por alguns minutos antes de transferir para uma travessa. Com a ajuda de uma colher, coloque a farofa dentro do frango pela a abertura. Seu frango assado de Natal está pronto. Aproveite!

Veja também:

Por que comemos peru no Natal? Veja a história e o significado desta tradição
Frango assado perfeito: confira as dicas do TudoGostoso

Temas relacionados