• Entrar
  • Cadastrar
O que servir em um Natal econômico: essa receita de frango assado é a solução dos seus problemas

Devido aos altos preços das carnes, muitas famílias estão substituindo o tradicional peru pelo frango assado na ceia de Natal. Veja como deixar a ave ainda mais saborosa. 

O que servir em um Natal econômico: essa receita de frango assado é a solução dos seus problemas

Se o peru tá caro, aposte no frango assado na mesa de Natal. (créditos: Shutterstock)

O peru é uma das grandes estrelas das ceias de Natal em todo o mundo. Por ser um animal grande e com muita carne, ele é a melhor opção para servir em um jantar com muitas pessoas. O problema é que o preço da ave não costuma ser muito atrativo para o nosso bolso. Por isso, cada vez mais os brasileiros estão optando por substituí-lo pelo frango comum, já que ele sai bem mais barato.

Se o peru não cabe no seu orçamento de festas de fim de ano, não se preocupe. Um bom frango assado nunca deixa a desejar. Pensando nisso, o TudoGostoso reuniu uma receita irresistível de frango assado para o Natal que vai deixar os seus convidados com água na boca. Confira!

Receita de frango assado especial para o Natal: aprenda a fazer

Ingredientes:

  • 1 frango inteiro grande
  • 1/2 xícara (chá) de suco de laranja
  • 2 colheres (sopa) de molho de soja
  • 1 colher (sopa) de alho picado
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 4 ramos de alecrim
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • Manteiga

Modo de preparo:

  1. Com um pano de prato limpo, seque o frango por dentro e por fora. Esse truque ajuda a deixar ele mais crocante e, consequentemente, mais saboroso. Depois, transfira para um recipiente grande, com o peito para cima e passe a manteiga por toda a superfície da ave.
  2. Em seguida, tempere o frango com suco de laranja para deixá-lo mais úmido ao assar. Assim, ele ganha mais um toque de sabor. Se não tiver laranja disponível, pode usar o suco de limão, pois o efeito é quase o mesmo.
  3. Tempere o frango com alho e deixe algumas horas dentro da geladeira. Depois, retire a ave do tempero, seque bem e coloque em uma assadeira.
  4. Corte um pedaço de barbante e amarre as coxas. Essa técnica ajuda o frango a assar por igual e manter a umidade interna. Caso contrário, a carne fica muito seca.
  5. Leve o frango para assar no forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 1 hora até a pele do frango começar a dourar.
  6. Enquanto o frango está no forno, misture a margarina e o molho de soja e leve ao fogo por 3 minutos. Quando o frango estiver quase pronto, pincele o molho na superfície da ave e deixe assar por mais uns minutos.
  7. Retire o frango do forno e cubra com papel-alumínio. Deixe a ave descansar em temperatura ambiente por 10 minutos para que os temperos e o molho se redistribuam e o frango fique mais suculento.

Frango e chester: qual a diferença

Outra alternativa mais barata para a ceia de Natal é o Chester. Essa ave foi criada nos Estados Unidos nos anos 1970 e nada mais é do que um frango geneticamente modificado. O objetivo era criar um alimento que fosse mais barato que o peru. As principais características dessa carne são a sua maciez, sabor suave e, claro, o peito bem carnudo. Aliás, é por isso que o produto se chama Chester, pois o nome vem de “chest”, que significa “peito” em inglês.

Além do Chester, também existem outras espécies de frango geneticamente modificadas. É o caso das aves Fiesta, Supreme e Blesser. Assim como o Chester, elas possuem um tamanho intermediário entre o frango comum e o peru.

Veja também:

Peru, Chester ou tender? Veja a diferença entre as carnes de Natal e escolha a ideal para sua ceia
Por que comemos peru no Natal? Veja a história e o significado desta tradição

Temas relacionados