O começo de dezembro já te faz sentir aquele gostinho de Natal e todas as comidas típicas dessa época do ano? O peru é uma das aves natalinas mais tradicionais e não fica de fora da casa de muita gente em diferentes receitas: o que poucos sabem é do valor nutricional deste tipo de carne…
É isso mesmo: o peru é um alimento excelente para ser consumido em qualquer época do ano, não só nas festas de fim de ano. Essa ave pode ser uma maneira fácil de adicionar proteína ao seu sanduíche no almoço ou à sua salada no jantar. Então, que tal descobrir o que acontece com seu corpo quando você come peru?
1 - Você obtém um aumento de proteína
Uma das maiores vantagens nutricionais do peru é seu alto índice proteico. Em uma porção de 85 gramas de peito de peru, por exemplo, você obtém quase 26 gramas de proteína completa e de alta qualidade.
"O peru é uma boa fonte de proteína magra, que é essencial para o crescimento e reparo muscular e para o funcionamento geral do corpo", revelou a nutricionista Mary Sabat ao “Eat This, Not That”.
2 - Você minimiza o consumo de gordura
Embora a maioria das carnes contenham altos níveis de proteína, algumas opções são muito mais ricas em gordura saturada e gordura total do que outras. Por exemplo, 100g de carne moída magra tem cerca de 20 gramas de gordura total, quase 8 gramas de gordura saturada, enquanto a mesma quantidade de peru contém um pouco mais de 9 gramas de gordura total e pouco menos de 1 grama de gordura saturada.
"O peito de peru, em particular, tem baixo teor de gordura, especialmente gordura saturada. Ele também tem menos calorias em comparação com outras carnes”, afirmou a especialista.
3 - Você consumirá quase o valor diário de selênio
Além de muito proteico e pouco gorduroso, o peru também é rico em nutrientes, como as vitaminas B3 (niacina), B6 (piridoxina) e B12 (cobalamina), selênio e zinco. "Esses nutrientes desempenham papéis importantes no metabolismo, na função imunológica e na saúde em geral”, explicou.
E especificamente o selênio - mineral importante para saúde da tireoide e do sistema imunológico em geral - é bastante presente: cerca de 170g de peito de peru contém cerca de 94% do seu valor diário indicado desse nutriente.
4 - Você vai obter uma boa quantidade de niacina.
Associada a uma melhor saúde do coração e dos vasos sanguíneos, bem como ao potencial de ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, a niacina, também conhecida como vitamina B3 é outro nutriente muito presente nessa ave natalina.
Em uma porção de peito de peru, é possível consumir cerca de 62% do seu valor diário indicado, de acordo com a especialista.
5 - Você pode ter seu sono favorecido
Sim, o peru pode te dar mais sono e há uma razão científica legítima para isso. É claro que, em partes, esse estado mais sonolento após a ceia de Natal é uma resposta do corpo à grande quantidade de alimentos que seu corpo precisa digerir. No entanto, o peru contém triptofano.
"O triptofano é um precursor da serotonina, um neurotransmissor que pode ser convertido em melatonina, um hormônio que regula o sono”, explicou a nutricionista Trista Best.
6 - Você se sentirá mais saciado
Como já mencionamos aqui, o peru é uma rica fonte de proteína e esse elemento nutricional atua diretamente na promoção da saciedade e na redução do apetite. "A proteína do peru estimula a liberação de hormônios como a colecistoquinina (CCK) e o peptídeo YY (PYY), que sinalizam ao cérebro que você está satisfeito", detalhou a especialista Best.
Veja mais:
- Saiba quais são os três maiores erros de quem faz dieta para o Natal
- Como economizar neste Natal? Veja dicas para reduzir os gastos da ceia e passar a data longe do aperto.