• Entrar
  • Cadastrar
Peru de Natal suculento: o segredo de chef que vai deixar a ave perfeita

Chega de peru seco! Vem aprender como fazer peru de Natal como um chef com essa técnica simples. 

É possível ter um peru de Natal suculento, basta seguir a dica a seguir! (Créditos: Shutterstock)

O peru de Natal é um clássico que todo mundo adora, e é perfeito para variar no consumo de aves e fugir do tradicional frango do dia a dia. No entanto, um dos grandes problemas que as pessoas enfrentam é na hora de cozinhar o peru, porque quase sempre acaba ficando ressecado. Para isso não acontecer este ano, o TudoGostoso vai te ensinar o segredo de chef para um peru de Natal suculento e perfeito. Pode ter certeza que vai ficar melhor do que o do ano passado! Vem!

Como fazer peru de Natal suculento: chef ensina dicas práticas para fazer a ave perfeita

Você não vai acreditar, mas o segredo para o peru de Natal ficar suculento é salgar da forma certa. Isso mesmo! Uma ave tão grande precisa ser temperada e salgada corretamente para garantir que a carne não ficará ressecada, por isso, é preciso ficar esperto e entender qual o melhor processo.

Nada de sair por aí enchendo a ave de sal, viu? O método mais eficaz para garantir que o peru de Natal ficará suculento é a salmoura. Isso mesmo, deixar a ave descansando em uma solução de água e sal. Para isso, você deve adicionar 2 colheres (chá) de sal para cada quilo de ave e água o suficiente para cobri-la. Então, basta emergir a ave na solução e deixar na geladeira por 24 a 48 horas. Sim, é bastante tempo!

Quando estiver faltando cerca de 6 horas para colocar para cozinhar, você pode adicionar alguns temperos de sua preferência como pimenta-do-reino, páprica, açafrão e cominho, direto na água. Porém, para garantir que a ave pegará o sabor dos temperos, é necessário colocar uma quantidade maior do que você usaria se fosse temperar diretamente. Portanto, cerca de 1 colher (chá) de cada tempero deve ser mais que suficiente.

Apesar da salmoura ser o método mais eficaz para quem quer garantir um peru suculento, ela também impede que a pele fique bem dourada. Então, se você gosta daquela pele crocante, a dica é adicionar 1 colher (sopa) de açúcar na salmoura. A ave não ficará doce, mas o açúcar ajudará a deixá-la bem douradinha!

Antes de levar para a assar, escorra a água e, com ajuda de um papel-toalha, dê leves batidinhas na parte de cima do peru. Leve para assar conforme o tempo determinado na embalagem. E não esqueça que o peito deve estar virando para cima; assar o peru ao contrário também faz com que ele resseque!

Veja mais:

8 coisas espetaculares que você só vai ver no Natal do Brasil

Temas relacionados