Temperos são extremamente essenciais na hora de cozinhar, e tentar se arriscar na cozinha sem usá-los é garantia de um prato sem sabor. Mas, como você acompanha o TudoGostoso, a gente sabe que você não irá cometer esse ato falho, mesmo que você esteja começando a cozinhar agora. Para ajudar, nós separamos 5 temperos que não podem faltar na sua cozinha. Então vem aprender com a gente!
5 temperos básicos que toda cozinha precisa ter
Venha aprender quais temperos não podem faltar na sua cozinha de jeito nenhum!
Alho
É claro que o alho é o primeiro tempero que vamos falar que você precisa ter. A gente sabe que esse pode ser um tópico complicado, e que muitas pessoas irão dizer que o alho não é exatamente um tempero. Mas vamos pensar com o TudoGostoso: ele é muito usado para temperar carnes, na hora do refogado e muito mais. Se você não tiver mais nada em casa para temperar além de sal e alho, a sua comida ainda terá sabor. Por isso que ele merece estar aqui!
Cebola
Seguido do alho, temos a clássica cebola, que não pode faltar no preparo daquele arroz de brócolis, na carne moída e em muitos outros preparos. Ela pode ser usada como tempero de muitas maneiras: crua, caramelizada, granulada, em pó, ralada, picada, em rodelas... As possibilidades de usar a cebola como tempero são infinitas! Logo, se você não sabe nem por onde começar na hora de cozinhar, já vai garantindo um pouquinho.
Pimenta-do-reino
Agora que você já tem o mínimo de temperos em casa, chegou a hora de começar a aumentar a coleção. O tempero em pó mais importante e mais versátil que você pode ter em casa é a pimenta-do-reino, seja branca ou preta. A sua picância é moderada e pode ser controlada com facilidade de acordo com a quantidade que você coloca. Por isso, se você não tem certeza que gosta, comece colocando pouquinho e aumentando com o tempo.
Há também a pimenta-do-reino em grãos, que também é encontrada facilmente em supermercados, lojas de temperos e feiras. O problema é que você irá precisar de um moedor. O sabor da pimenta-do-reino moída na hora é levemente mais forte, assim como seu cheiro, já que os óleos essenciais presente nela são liberados na hora e estão bem frescos.
Páprica é um tempero que não pode deixar de ter na sua casa
Páprica
Chegando ao quarto tempero que é essencial você ter em casa: a páprica. Feita a partir de pimentões desidratados e moídos, ela pode ter três diferentes categorias: páprica doce, páprica defumada e páprica picante.
O sabor da páprica doce é bem suave, e ela é muito usada para dar aquela corzinha aos pratos, com um uso muito similar ao colorau.
A páprica defumada possui um sabor e um odor bem presente, e é a mais diferentona. Ela é perfeita para garantir o sabor de churrasco nas receitas. Além disso, ela é mais usada para temperar carne, frango, porco e alguns pratos assados como batata, cenoura, abobrinha etc.
Por fim, a páprica picante, como o próprio nome já diz, confere ardência às receitas, sendo uma das mais populares. Diferente da pimenta-do-reino, a ardência da páprica picante possui um fundo adocicado e bem mais suave, mas é preciso usá-la com moderação.
Tempero Edu Guedes
Por fim, o tempero Edu Guedes, que você encontra em lojas especializadas de tempero ou em lojas de produtos naturais. A gente também sabe que pode ser um tempero inesperado, mas a gente tem uma explicação muito boa para essa escolha: o tempero do Edu Guedes é muito completo e pode ser usado para muitas coisas. Ele contém cebola granulada, alho granulado, salsa, pimentão vermelho, tomate em flocos, cebolinha verde, orégano, cenoura granulada e alho frito. Deu para notar como é supercompleto, né?
Você pode usá-lo em molhos, sopas, carnes, caldos e fica incrivelmente gostoso. Sabe aquela macarronada de carne moída? Irá ficar incrível com ele!
Com todas essas dicas, vai ficar superfácil cozinhar pratos maravilhosos!