O peru, ave de carne macia e muito saborosa, é uma tradição na ceia de Natal: ele é uma das estrelas da noite e, por isso, deve ser muito bem preparado. Para que ele fique bem assado, suculento por dentro e dourado por fora, são necessários alguns cuidados durante o preparo. Para fazer o melhor peru de Natal de todos os tempos, confira as dicas do blog do TudoGostoso e garanta uma ceia incrível:
Como fazer o melhor peru de Natal de todos os tempos: veja as dicas
Como fazer o melhor peru de Natal de todos os tempos
Descongele o peru de maneira correta
O descongelamento deve ser lento e uniforme: deixe a ave na geladeira por cerca de 48 horas antes de levar para assar. Não descongele a ave em temperatura ambiente e, na geladeira, ela deve estar numa travessa ou assadeira para que as gotas do descongelamento não caiam sobre outros alimentos.
Aposte em temperos e ervas
Há diversas maneiras de temperar o peru: você pode fazer uma marinada com cerveja, alho, cebola e tomilho e deixar a ave absorvendo os sabores por cerca de 12 horas. Também pode optar pela manteiga temperada, que pode ter ervas e temperos de sua escolha, como alho, tomilho, alecrim e sálvia. Espalhe bem a manteiga temperada por todo o peru antes de levá-lo para assar.
Amarre as pernas do peru
Para que as pernas tenham um cozimento mais prolongado e fiquem mais suculentas, amarre-as com barbante culinário ou fio dental sem aroma. Quando soltas, elas cozinham mais rápido e podem ficar um pouco secas.
Faça um molho
A ave solta líquidos durante o cozimento e você pode usar o fundo da assadeira e fazer um belo molho para servir com o peru. Durante o cozimento, coloque um pouco de água para evitar que o fundo da assadeira queime.
Escolha bem a assadeira
Use uma assadeira mais ou menos do mesmo tamanho da ave para que os líquidos que ela solta durante o cozimento fiquem no fundo. Se você tiver uma assadeira com grelha, melhor ainda: dessa forma, o ar circula em volta do peru e ele é assado de maneira mais uniforme. Evite as muito fundas porque as laterais altas podem prejudicar o cozimento.
Deixe a ave descansar depois de assada
Antes de cortar o peru, deixe-o descansando por cerca de meia hora: isso faz com que a suculência da carne seja garantida e ela não fique ressecada. E não precisa se preocupar: por ser uma ave grande, ela ainda vai estar quente quando for servida.
Escolha um bom acompanhamento
O peru é prato principal da ceia, mas os acompanhamentos não podem faltar, né? Você pode fazer uma farofa com os miúdos da ave ou servir com farofa de alho e bacon. Salada de maionese e salpicão de legumes também são ótimas opções.
Na hora de comprar, escolha um peru de qualidade
Para garantir a qualidade da estrela da ceia, compre o peru Sadia, o mais tradicional do Natal brasileiro. Assim, sua única preocupação vai ser escolher qual versão dessa delícia você vai querer levar para casa: tradicional, com manteiga e ervas ou até mesmo ao espumante. Acesse o site http://www.sadia.com.br/natal para ver mais dicas de como preparar um incrível peru de Natal e outros pratos típicos da ceia.