• Entrar
  • Cadastrar
Sobrou rabanada? Com essas dicas e receitas você vai aproveitar a sobremesa de Natal por mais tempo

Veja o que fazer quando fizer rabanada demais para não precisar jogar fora e nem comer o pão com gosto de velho

Sua rabanada fresquinha sempre com essas dicas e receitas (Créditos: Shutterstock e TudoGostoso)

Para muita gente não existe isso de “fazer rabanada demais”. Por mais incrível que pareça ainda dá para exagerar, ainda mais quando preparamos quilos de rabanada por pessoa para servir depois da sobremesa de uma ceia de Natal completa. A rabanada é uma das receitas de Natal mais amadas das festas e não dá para desperdiçar essa delícia! Com sorte, usando os truques e as receitas certas você pode aproveitar a rabanada de ontem como se fosse fresca. Aprenda no TudoGostoso o que fazer com as sobras da rabanada para ela ficar como nova sempre.

Quanto tempo dura a rabanada?

A rabanada tradicional é um prato feito com ingredientes perecíveis, como o ovo, e que ainda passa pela fritura, que conhecidamente só fica crocante logo depois de feita. Para aproveitar toda a textura sem precisar fazer nada, o melhor é comer no mesmo dia que foi feito. Mas em questão de prazo de validade, a rabanada pode durar mais alguns dias, contanto que seja guardada em condições adequadas para evitar bactérias.

Para isso, tem dois caminhos: manter quente em fogo baixo ou refrigerado na geladeira. Como é inviável deixar o forno ligado a noite toda ou até por dias só para guardar uma rabanada, o jeito é armazená-la em um pote fechado e na geladeira. Dessa forma ela dura até 3 dias. Você também pode congelar rabanada e consumir em até 2 meses. Só assim para evitar que ela estrague por causa do ovo e tenha consequências indesejadas.

Como deixar a rabanada fresca no dia seguinte?

Muita gente gosta da rabanada gelada e pode preferir comê-la direto da geladeira no dia seguinte. Mas para comer a rabanada no dia seguinte com a crocância e o frescor como se fosse recém-frita, a solução é esquentar novamente. Felizmente você não precisa nem fritar em óleo quente de novo, só precisa utilizar o forno ou a air fryer. Você só precisa deixar em um desses aparelhos por cerca de 5 minutos para ela esquentar novamente.

Caso use o forno, fique atento para que a rabanada não queime, a dica aqui é embrulhar no papel-alumínio. No caso da air fryer esse risco é menor, mas você precisa virá-las para garantir que os dois lados fiquem dourados. Outro truque é usar uma sanduicheira, que vai deixar os dois lados da rabanada quentinhos e crocantes ao mesmo tempo. Atenção que o micro-ondas não serve neste caso. Ele pode até deixar a rabanada quente, mas ela ficará mole e nada crocante.

Como aproveitar a rabanada em receitas?

Uma ótima maneira de dar uma nova vida à rabanada e de quebra não enjoar de comer o doce natalino todos os dias é aproveitá-la em outras receitas. Assim como a própria rabanada é uma maneira de aproveitar o pão amanhecido, essas receitas são perfeitas para reutilizar a rabanada velha.

A primeira sugestão é o pavê de rabanada. Tem sobremesa mais natalina do que essa? Em vez de utilizar um biscoito entre as camadas de creme do pavê, é só colocar a rabanada. Você nem precisa molhar porque as rabanadas já estão macias e molhadinhas por causa da receita tradicional. A textura nova e o sabor de açúcar e canela no meio vão transformar o seu pavê.

Quer mais uma receita genial para usar a rabanada velha? Faça um pudim de rabanada. A ideia aqui é simples. É só seguir o processo tradicional de um pudim de pão de liquidificador, mas usar a rabanada no lugar. Você também pode fazer como um pudim de panetone e colocar as fatias no fundo da assadeira caramelizada e depois cobrir com a mistura de um pudim de leite condensado comum por cima.

Veja mais:
Qual é o melhor pão para rabanada? E o mais barato? TudoGostoso explica e ensina receitas deliciosas
Fez muita comida na ceia de Natal? Veja como aproveitar as sobras em pratos para a semana
Rabanada na air fryer muito fácil de fazer: atenção ao truque pra quem gosta dela mais macia

Temas relacionados