• Entrar
  • Cadastrar
Rabanada na air fryer muito fácil de fazer: atenção ao truque pra quem gosta dela mais macia

Você não vai mais precisar ficar na frente da panela de óleo quente em pleno verão para fazer uma rabanada deliciosa

A rabanada na air fryer é prática e deliciosa (Créditos: reprodução Instagram @cristiananutri)

A rabanada tradicional é uma receita clássica de qualquer ceia de Natal completa. O doce natalino que vai bem com café ou na sobremesa é tipicamente frito em imersão em óleo quente. Apesar de deliciosa, essa receita é bem gordurosa e pode deixar a cozinha bem suja. Como ninguém quer tirar gordura do armário da cozinha em pleno Natal, uma boa ideia é fazer uma receita de rabanada sem óleo e o que é melhor para fazer isso do que a air fryer? A fritadeira elétrica faz uma rabanada tão saborosa quanto o fogão e ainda é bem mais leve, principalmente com a receita de nutri da @cristiananutri. Confira no TudoGostoso como fazer uma rabanada na air fryer deliciosa e com dica extra para ela ficar macia e molhadinha!

Como fazer rabanada na air fryer?

Esta receita de rabanada já é mais leve por fritar na air fryer em vez de imersão no óleo. Ela também usa apenas leite e ovo para molhar o pão, mas você pode utilizar o clássico leite condensado também que funciona da mesma forma.

Ingredientes

  • 1 baguete ou pão da sua preferência comprado no dia anterior
  • 2 ovos
  • 1 xícara do leite da preferência (pode usar leite vegetal)
  • açúcar a gosto
  • canela a gosto
  • azeite para pincelar

Modo de preparo

  1. Pegue o pão dormido e corte em fatias de cerca de 2 cm de espessura cada.
  2. Em um recipiente, bata os ovos com um garfo para misturar clara e gema.
  3. Adicione o leite nos ovos batidos. Também pode colocar leite condensado se quiser. Use o mesmo garfo para misturar bem.
  4. Coloque uma fatia do pão na tigela com a mistura e deixe alguns segundos para absorver. Vire para molhar também o outro lado.
  5. Passe o pão umedecido para outro prato e repita o processo com todas as fatias.
  6. Coloque as fatias da rabanada no cesto da air fryer. Se quiser, você pode forrar a air fryer com a forma de papel ou de silicone para não sujar a grade do cesto.
  7. Com um pincel de culinária, pincele azeite por cima de cada fatia. Esse passo é importante porque é o azeite que deixa ele frito.
  8. Bote para fritar na air fryer preaquecida a 200ºC por 10 minutos.
  9. Depois desse tempo, abra a máquina, use um garfo para virar para o outro lado e pincele o azeite novamente.
  10. Deixe mais 10 minutos para dourar o outro lado.
  11. Quando estiver pronto, tire do aparelho e passe as rabanadas em uma tigela com a mistura de açúcar e canela na proporção que mais gostar. É bom fazer ainda quente para grudar melhor.
  12. Sirva quente e ainda fresco ou leve para a geladeira se preferir a rabanda fria.

Qual o truque para a rabanada mais macia e molhadinha?

O truque para uma rabanada mais molhadinha mesmo na air fryer está no tempo dentro do aparelho. Quem gosta da rabanada mais sequinha pode deixar tranquilamente 10 minutos de cada lado que ela fica crocante por fora e macia por dentro. Mas quem gosta dela mais molhadinha e macia também do lado de fora é só tirar antes do tempo, cerca de 7 minutos cada lado é o bastante. Ao fazer pela primeira vez, a dica é olhar um pouco antes disso e testar o ponto apertando suavemente com um garfo.

Outro truque para garantir que você não vai acabar com uma torrada doce e seca em vez de uma rabanada é preaquecer a air fryer por pelo menos 5 minutos antes de colocar o pão. Esse passo é importante para acertar o ponto já que garante uma fritura uniforme, assim a sua rabanada na air fryer não vai ficar torrada em uma parte e crua em outra. Garanta também que a fatia inteira esteja bem molhadinha na mistura. Quanto mais umidade o pão tiver, maiores a chance de sair da fritadeira elétrica ainda com essa maciez.

Veja mais:
Aqui em casa comemos essa RABANADA RECHEADA durante todo o mês de dezembro e a receita é bem fácil
Saiba onde comer as melhores rabanadas do Brasil!
Sobremesas natalinas: confira 35 receitas deliciosas

Temas relacionados