• Entrar
  • Cadastrar
Saiba onde comer as melhores rabanadas do Brasil!

Site internacional reuniu os melhores lugares para comer rabanada no Brasil segundo avaliações de especialistas gastronômicos

A rabanada é uma receita tradicional de Natal, mas alguns restaurantes levam o doce para outro patamar (Créditos: Shutterstock)

Para muita gente a melhor receita de rabanada é aquela caseira feita com o pão dormido no dia da ceia de Natal. Mas a rabanada não precisa ser apreciada apenas no Natal e nem mesmo só em casa. Alguns restaurantes pelo Brasil servem essa delícia durante todo o ano, alguns seguindo à risca a receita clássica, e outros inovando com preparos mais criativos e sofisticados. O site guia gastronômico TasteAtlas reuniu em um só lugar os melhores restaurantes que servem rabanada pelo Brasil, de acordo com avaliações e artigos de críticos de culinária pelo mundo. Confira no TudoGostoso onde comer as melhores rabanadas no Brasil segundo lista do TasteAtlas.

Sal Gastronomia

O restaurante Sal Gastronomia, do chef e jurado do Masterchef Brasil Henrique Fogaça, recebeu o maior número de indicações, 3 ao todo. O crítico de restaurantes Arnaldo Lorençato citou a rabanada como a sobremesa destaque do local. A receita do chef Fogaça é de uma rabanada com compota de abacaxi e um creme inglês com Jack Daniel’s. O Sal Gastronomia funciona em dois endereços, ambos em São Paulo, sendo um em Higienópolis e outro no Shopping Cidade Jardim.

Vila Tarêgo

O melhor restaurante para comer rabanada em Brasília é a Vila Tarêgo. O estabelecimento de Águas Claras é uma hamburgueria artesanal que naturalmente entende muito bem de receitas que envolvem pão. Aberto principalmente para o jantar, o Vila Tarêgo tem duas sobremesas destaques no cardápio e uma delas é justamente a rabanada. No caso, um sanduíche de rabanada, recheado com três bolas de sorvete de creme e uma dose generosa de Nutella por baixo. A sobremesa foi indicada por dois críticos no TasteAtlas.

Nomade Restaurante

Em Curitiba, a melhor rabanada da cidade fica em um hotel. O Nomade Restaurante faz parte do Nomaa Hotel, mas é aberto para todos. Apesar de toda a elegância do ambiente e do cardápio, a sua rabanada consegue trazer aquele gosto de comida caseira para se sentir em casa no hotel. O prato do restaurante que recebeu duas indicações no TasteAtlas é uma rabanada mais densa com uma bola de sorvete de leite e uma calda de doce de leite por cima. Apesar de o restaurante ter opções de café da manhã, brunch, almoço e jantar todos os dias, estar rabanada só é servida no cardápio de jantar e no de almoço de sábado.

LAGO Restaurante

O LAGO Restaurante fica em Brasília, na região do Lago Sul, e é comandado pelo chef Marcelo Petrarca. Seguindo o estilo de comida caseira com pegada sofisticada, o restaurante oferece como sobremesa uma rabanada recheada de leite Ninho, sucesso no cardápio por anos segundo a avaliação da jornalista Cármen Guaresemin. Assim como nos demais pratos da casa, a rabanada é bem servida para comer até não aguentar mais.

Mercearia da Praça

O ambiente informal em um dos lugares mais badalados do polo gastronômico do Rio de Janeiro, Ipanema, a Mercearia da Praça se especializou em comida bem caseira com receitas típicas brasileiras e portuguesas. No menu de sobremesa, a Mercearia da Praça tem duas versões do doce. Uma é a rabanada tradicional que acompanha uma calda de redução de vinho do Porto. A outra é a rabanada dos sonhos, enrolada e com recheio de creme de confeiteiro, uma mistura entre rabanada e sonho de padaria, como destacado pelo jornalista gastronômico Fábio Codeço na VEJA Rio. As rabanadas estão no cardápio o ano inteiro, mas em dezembro ainda entram no menu de encomenda de fim de ano.

Quinta do Olivardo

É de se imaginar que a Estrada do Vinho de São Roque tenha vinícolas com vinho de qualidade, mas lá também é possível encontrar uma rabanada de outro nível. A Quinta do Olivardo é uma adega e restaurante bem no meio do roteiro de vinho do estado paulista que traz um pouco dos ares e pratos da Ilha da Madeira para o Brasil. A rabanada que nós comemos é uma receita parecida com a french toast, mas que veio até aqui pelos portugueses. Na Quinta do Olivardo a receita servida o ano inteiro é a mais típica rabanada portuguesa com calda de mel, canela e vinho do Porto que pode ou não acompanhar sorvete de creme.

Veja mais:
Receitas de rabanada para deixar sua ceia ainda mais gostosa
Qual o melhor lugar para passar o Natal no Brasil? Descubra regiões que encantam com decoração e atrações
Onde comer picanha aprovada por críticos gastronômicos em restaurantes do Brasil

Temas relacionados