• Entrar
  • Cadastrar
Melhor restaurante da América Latina une comida peruana e japonesa: veja o que comer e quanto custa o cardápio

Restaurante em Lima, no Peru, foi eleito o melhor da América Latina e tem 6º lugar na classificação mundial

O Maido recebeu o maior prêmio em cerimônia no Rio de Janeiro (Créditos: reprodução Instagram @mitsuharu_maido e Youtube @worlds50best)

O que um restaurante precisa ter para ser escolhido o melhor da América Latina e um dos melhores do mundo? A resposta pode estar em Lima, no Peru, onde fica o Maido, eleito o melhor restaurante da América Latina. A classificação do “Latin America’s 50 Best Restaurants” foi resultado de uma votação com mais de 300 especialistas regionais.

Os vencedores foram anunciados em uma cerimônia no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, pela primeira vez no Brasil. Na lista, oito restaurantes brasileiros ficaram entre os 50 melhores da América Latina, mas foi o peruano Maido que subiu no 1º lugar. Se você ficou com curiosidade de comer no melhor restaurante da América Latina, descubra no TudoGostoso o que tem no cardápio do Maido e quanto custa uma refeição lá.

O que tem no melhor restaurante da América Latina?

O Maido é um restaurante que mistura a culinária peruana local com a comida japonesa que é especialidade do chef Mitsuharu Tsumura após anos de trabalho em restaurantes de sushi e izakayas na cidade de Osaka, no Japão. O chef define a cozinha do Maido como “nikkei é Peru”. Nikkei é o termo usado para pessoas descendentes de japoneses que nasceram fora do Japão e, por isso, só é possível fazer uma culinária nikkei fora do Japão e o Peru é um desses lugares, como o chef Mitsuharu Tsumura costuma explicar.

Os pratos no Maido são uma mistura do poder dos sabores peruanos com a precisão e delicadeza das técnicas japonesas. O cardápio muda com frequência e já teve pratos como ceviche amazônico, com peixe-rei e palmito, niguiri de vários sabores, como polvo com tofu de abacate e emulsão de alga japonesa nori, arroz frito peruano chaufa com frutos do mar, leite de tigre com tapioca e caranguejo, e um mochi japonês de mandioca. O Maido já tinha aparecido na lista do 50 Best e em 2023 chegou ao 1º lugar nos melhores da América Latina e em 6º lugar na lista global.

Quanto custa comer no Maido?

A especialidade do Maido é seu cardápio de menu degustação, com cerca de 12 pratos servidos separadamente com seus momentos e explicações, desde as entradas até as sobremesas. O menu pode ser acompanhado ou não de harmonização de drinks com ou sem álcool, escolhidas pela Florencia Rey, especialista da Maido que recebeu o título de melhor sommelier da América Latina em 2023 na “50 Best”.

Para comer bem no Maido com um menu degustação, é bom preparar o bolso. O serviço mais tradicional é o “Experiência Maido”, sem harmonização com bebidas, que custa 899 novos sóis peruanos, equivalente a 1185 reais, segundo valores e cotações atuais de 2023. O menu Experiência Maido com harmonização sem álcool custa 1249 na moeda peruana, ou 1645 reais. Se preferir a refeição acompanhada com bebidas alcoólicas, o valor sobe para o equivalente a 1970 reais, a opção mais cara do cardápio.

Para quem não come carne, o Maido oferece o menu “Experiência Vegetariana” no valor de 649 novos sóis peruanos, ou 855 reais, sem bebida acompanhando. A versão do menu vegetariano com harmonização sem álcool custa 999 na moeda peruana ou 1315 reais. Todos os valores já incluem taxas e serviço.

Onde fica o Maido?

O restaurante Maido fica na capital peruana, Lima, na rua Calle San Martín, 399, no distrito de Miraflores. Ele funciona de segunda a sábado das 13h até as 22h. Turistas gastronômicos de plantão podem ficar tranquilos na hora de pedir porque o atendimento pode ser feito em espanhol, inglês e até português. Mas fique atento à lotação do restaurante e prefira reservar para garantir a vaga.

Veja mais:
Único hotel brasileiro no TOP 50 do mundo é o melhor da América Latina, abriu há menos de 2 anos e tem diárias a partir de 3 mil reais
Esses restaurantes brasileiros têm estrelas Michelin e são deliciosos: descubra quais são e o que comer em cada
Melhor chef do mundo revela a receita de nhoque do seu renomado restaurante

Temas relacionados