• Entrar
  • Cadastrar
Gordura nos armários de cozinha: eis a forma mais eficaz de removê-la

Armários engordurados depois da fritura nunca mais! Veja como deixar até as partes mais inacessíveis limpinhas sem dificuldade

Veja as dicas para se livrar da gordura nos armários de cozinha (Créditos: Shutterstock)

Tem horas que tudo que queremos para comer é uma fritura digna de restaurante de uma batata-frita crocante, um bolinho de bacalhau ou o que mais a sua gula mandar. Mas chega a desanimar quando pensamos que toda aquela gordura do óleo quente vai impregnar cada cantinho da cozinha, do chão até aquela quina do armário que você não consegue alcançar para limpar depois.

Como nem tudo dá para fazer na airfryer, o jeito é arregaçar as mangas e fazer uma limpeza nos armários de tempos em tempos para garantir que a sua cozinha fique sempre com cara de nova. Não se preocupe que o TudoGostoso tá com você nessa missão e te explica a melhor maneira de deixar todos os armários da cozinha limpinhos e sem gordura. Confira!

Como limpar os armários da cozinha?

Para tirar a gordura de todos os armários da cozinha, prepare-se pegando uma escada e um pano limpo. No dia a dia uma limpeza rápida nos armários mais próximos pode bastar, mas para tirar a gordura de todo o ambiente só subindo o nível para alcançar cada cantinho no alto. Se você limpa sua cozinha com frequência, um simples pano úmido com água e detergente será suficiente para limpar os armários e retirar toda a sujeira. Em alguns casos, quando a sujeira estiver muito seca ou não for limpa por muito tempo, será necessário aplicar um produto mais desengordurante para remover com eficácia todos os vestígios da gordura.

Ao limpar, tenha o cuidado de passar o pano por toda a área. Não se contenha em apenas lavar a parte da frente dos armários de cozinha. Esfregue todas as frestas e irregularidades, além das laterais, quinas e assim por diante. Assim você garante que está tudo higienizado. Caso deixe esses pontos escondidos para lá, as partes ignoradas a longo prazo ficam com aspecto mais sujo e será mais difícil resolver depois. Depois de tirar todas as impurezas, a dica é passar um pano com água e vinagre para terminar de higienizar a área graças ao seu poder antibacteriano.

Como fazer fritura sem sujar o armário da cozinha?

Mas será que tem como cozinhar e fazer fritura sem deixar a cozinha inteira engordurada? Infelizmente um pouco de sujeira é inevitável, mas tem como diminuir o trabalho. Você pode fazer fritura sem sujar o fogão ou deixar o chão engordurado com alguns truques. O principal é adicionar um pouco de farinha no óleo quente para formar uma camada dourada antes de começar a fritar os alimentos. Essa camada permite absorver o vapor da água e evita os espirros quando botamos a comida. Assim dá para diminuir parte da gordura que sai da panela e impregna os móveis. Não evita toda a sujeira, mas quebra um galho na hora da limpeza.

Além disso, vale lembrar que não é só a fritura por imersão que pode deixar a sua cozinha engordurada. Um simples pão na chapa, um ovo frito, uma panqueca americana e outras receitas que envolvem gordura e fogão podem pouco a pouco levantar a gordura na fumaça e sujar os armários. Então não tem jeito, a principal solução para esse problema é a limpeza.

Veja mais:
Dicas simples para manter a COZINHA SEMPRE LIMPA e não sofrer na hora da faxina!
Frite sem óleo: descubra qual ingrediente vai te ajudar a economizar e fazer menos sujeira na cozinha
Receitas para fazer na airfryer do TudoGostoso: 38 opções para café da manhã, almoço, jantar e até sobremesa!

Temas relacionados