Manter a cozinha limpa e organizada nem sempre é tarefa fácil, principalmente para quem passa muito tempo em casa e cozinha bastante. Apesar disso, existem algumas dicas simples que podem ser colocadas em prática no dia a dia para facilitar a sua vida na hora da faxina. Quando você cria uma rotina de limpeza, evita o acúmulo de sujeira e tarefas que vão tomar muito do seu tempo e demandar bastante esforço! Fique tranquilo, porque existe salvação mesmo quando a casa parece estar de cabeça para baixo. Confira!
Não deixe a limpeza para depois!
A primeira regra para manter a cozinha sempre limpa é não ficar protelando a faxina e terminar acumulando muita sujeira no cômodo. Esse problema vai se tornar uma bola de neve e a limpeza será muito mais trabalhosa e demorada, se tornando algo ainda mais estressante e chato de se fazer.
O ideal é criar realmente uma rotina de limpeza, fazendo tudo aos poucos, para não ter que dedicar um dia inteiro da sua vida apenas para limpar a cozinha e tirar manchas, poeira e resíduos de alimentos das paredes, do piso e da bancada.
Prepare a comida da semana em um dia
Cozinhar é a tarefa que mais suja a cozinha. Por isso, se possível, separe um dia da semana para adiantar o preparo das refeições dos dias seguintes. Assim, você evita o trabalho de ter que lavar muita louça e limpar o fogão todos os dias. Com a comida pronta, você só vai precisar se preocupar em lavar os pratos depois das refeições, garantindo uma rotina mais prática e eficiente.
Lave a louça após cada refeição
Falando sobre louça, aqui vai mais uma dica: não acumule pratos, talheres, copos e panelas na pia. Mesmo que o restante da cozinha esteja limpo, aquela pilha de utensílios pode dar aquela sensação de que todo o ambiente está uma bagunça. O ideal é lavar a louça sempre após cada refeição. Todo mundo sabe que a rotina é corrida e a tarefa não é divertida, mas isso vai fazer com que o trabalho termine mais rápido e a cozinha fique limpa e organizada.
Esvazie a bancada
Sabe aquela pia cheia de cacarecos, facas, lixeira, panelas, e frutas? Melhor repensar! O excesso de coisas à mostra dá a sensação de que a cozinha está ainda mais desorganizada. Esses itens expostos também são perfeitos para acumular poeira, respingos de água e sabão e até gordura.
O ideal é colocar tudo em armários, mas caso a sua cozinha seja pequena, com pouco espaço de armazenamento, é melhor desapegar do que não precisa e manter realmente só o necessário. Utilize caixas organizadoras com tampas para deixar tudo em ordem e sempre limpinho.
Passe um pano no fogão
Cozinhou e o fogão ficou sujo? Passe um pano na superfície logo depois. Esse tipo de sujeira gruda com facilidade e é muito mais difícil de tirar com o tempo. Na hora da faxina, vale a pena usar um produto desengordurante e até sabão na mesa de cocção, mas no dia a dia, um pano úmido já ajuda a manter o aparelho mais limpo e desengordurado.
Mantenha o piso sempre limpo
O piso da cozinha precisa ser limpo com frequência porque derrubar alimentos no chão e até bebidas é algo muito comum. Essa higienização frequente vai evitar manchas e até o risco de atrair insetos, como formigas e baratas. A regra aqui é a mesma do fogão: sujou, limpou. No dia a dia, esse trabalho pode ser mais rápido e até um pouco superficial e vai facilitar muito o dia da faxina.
Veja mais
O jeito definitivo para limpar o espelho na cozinha: tire manchas, gordura e evite arranhões com essas dicas!
Confira essa dica simples e fácil para limpar o amarelado dos eletrodomésticos