• Entrar
  • Cadastrar
5 dicas para manter sua bancada da cozinha SEMPRE LIMPA E ORGANIZADA

Já pensou em sempre ter a sua bancada da cozinha limpa e organizada? Veja com o TudoGostoso as melhores dicas para isso! 

Deixe sua cozinha organizada de jeitos simples e práticos: confira as melhores dicas do TudoGostoso. (Créditos: Shutterstock) 

A cozinha é um lugar que pode ficar muito sujo e desorganizado rapidamente. Ainda mais se você for a pessoa que cozinha diariamente ou que tem muitas pessoas em casa - principalmente crianças. Pensando nisso, o TudoGostoso separou algumas dicas preciosas para você aprender como organizar a bancada da cozinha de maneiras fáceis e práticas. São jeitos simples que vão deixar esse cômodo sempre pronto para você começar a preparar suas próximas receitas e pratos incríveis.

Como manter a bancada da cozinha organizada?

Mantenha limpa

Aqui não falamos só de limpeza em si, com produtos, água, desinfetante e etc. Estamos falando da limpeza/organização de itens. Por exemplo, é comum que alguns ingredientes ou alimentos possam ficar largados e jogados na bancada, de modo que passem da validade ou fiquem com um aspecto ruim. Além disso, alguns itens como talheres, panelas e eletrodomésticos podem estar atrapalhando e desorganizando tudo. Assim, lembre-se sempre de jogar fora os produtos que estiverem passado da validade e guarde os itens que não são usados com frequência. Por exemplo, terminou de fazer uma torrada na sanduicheira? Limpe e guarde para a próxima vez, não deixe ela jogada na bancada por muito tempo.

Tenha organizadores

São itens importantes para sua cozinha, mais do que você imagina. Utensílios como porta talheres, porta panelas e mais, podem, além de dar um up na decoração, te ajudar com a organização da bancada. Além disso, você também pode apostar em organizadores de chão, que vão te dar ainda mais espaço e deixar tudo ajeitado na cozinha. Só tenha a máxima na cabeça de que menos é mais, por isso não exagere e tenha o número ideal de organizadores, e somente aqueles que realmente vão te ajudar na distribuição dos seus talheres, panelas, etc.

Coloque prateleiras

Esse é mais opcional que as outras, porque sabemos que nem sempre é possível colocar prateleiras livremente, ainda mais na cozinha. Mas, o ideal é que você tenha algumas prateleiras na sua cozinha, principalmente em cima da pia ou em cima das bancadas e que sejam de fácil acesso. Claro, que você pode ter prateleiras mais altas para colocar itens que não são usados com frequência - é até mesmo uma boa dica para “limpar” a bancada de itens sem uso. Mas o mais importante é focar nas prateleiras de fácil acesso, que possam compor, não só a decoração, como a organização das suas bancadas da cozinha.

Use bandejas

Muito mais que só de apoio, as bandejas podem dar um novo ar para sua bancada da cozinha. Elas podem conter os mais diversos itens, como garrafas de azeite, temperos, deixando tudo em um canto mais organizado e aumentando o espaço. Além disso, dependendo do tipo da bandeja - seja de vidro, acrílico ou metal - ela pode deixar a bancada mais elegante e dar uma incrementada na decoração da cozinha.

Guarde a louça

Por último, mas não menos importante, uma dica simples, mas que vai salvar a sua bancada: lembre-se de guardar a louça. Sempre que terminar de lavar seus pratos, panelas e etc, deixe no secador (ou seque em um pano de prato, dependendo da sua rotina) e, logo que elas secarem, leve para o armário ou onde você costuma guardar.

Veja mais:

Você lavou louça errado a vida toda: veja o jeito certo no TudoGostoso

Como se livrar das bactérias na bancada da cozinha

Temas relacionados