• Entrar
  • Cadastrar

9 dicas para definir o menu da ceia de Natal sem sofrer

O Natal está chegando e com ele vem o planejamento da Ceia! Para você não passar sufoco, separamos algumas dicas para te ajudar!

9 dicas para definir o menu da ceia de Natal sem sofrer

Vai ficar muito mais fácil organizar a ceia com essas dicas! (Créditos: Shutterstock)

O Natal é um dos momentos mais aguardados do ano, e reunir a família e os amigos ao redor da mesa é uma das tradições mais especiais dessa época. Porém, para muitas pessoas, planejar o menu da ceia pode ser um verdadeiro desafio: como agradar a todos, equilibrar sabores, e evitar desperdícios sem abrir mão do espírito natalino? Pensando nisso, reunimos 9 dicas práticas e criativas para te ajudar a montar o cardápio perfeito, sem estresse e com muito sabor. Afinal, o Natal deve ser sinônimo de alegria e celebração, e não de correria na cozinha. Vamos começar?

1- Orçamento e número de pessoas

Estabeleça quanto pode gastar para evitar surpresas financeiras. Isso ajudará a priorizar os pratos e ingredientes. Em conjunto com isso, saber a quantidade de convidados ajuda a planejar as porções e evitar desperdícios ou falta de comida. Ninguém merece ter a ceia de Natal arruinada por falta de planejamento, né?

2- Pense no espaço disponível

Avalie se você tem espaço suficiente no forno, geladeira e na mesa para os pratos planejados. Uma boa dica é pedir para cada pessoa da família ficar responsável por uma receita diferente, assim nem tudo precisa ser preparado casa de quem irá realizar a ceia.

3- Escolha dos pratos

Inclua pratos típicos de Natal que são importantes para a sua família, mas sem exagerar. Combine carnes (como peru, tender ou lombo), acompanhamentos (arroz, farofa, saladas) e sobremesas.

4- Pratos fáceis

Cozinha para muitas pessoas envolve planejamento, então para não se estressar, dê prioridades para receitas que possam ser feitas com antecedência ou que sejam simples de executar. O importante é o sabor delas, e com as receitas do TudoGostoso pode ter certeza que tudo vai ficar delicioso!

5- Peça opiniões dos convidados

Nada de definir tudo sozinho! Pergunte aos convidados quais pratos são os preferidos deles. Isso pode ajudar a criar um menu mais personalizado. Verifique se algum convidado é vegetariano, vegano ou tem alergias. Planeje opções para eles.

6- Cardápio equilibrado

Combine pratos leves com mais pesados para que a refeição seja agradável do início ao fim. Para aproveitar a ceia com calma, também são necessárias receitas mais leves, como saladas e não comer muitas entradinhas.

7- Decoração

Aposte em saladas coloridas, frutas frescas e sobremesas vistosas que também enfeitem o ambiente.

8- Produtos semi-prontos

Não hesite em usar produtos prontos ou semi-prontos, como massas folhadas, para ganhar tempo. Planeje o que pode ser preparado com antecedência e deixe apenas o essencial para o dia.

9- Sobremesas e bebidas

Simplifique nas sobremesas, três ou quatro opções são suficientes dependendo da quantidade de pessoas. Panetones recheados, tortas ou pavês são fáceis e fazem sucesso. Além disso, inclua opções como sucos, refrigerantes, vinhos e espumantes. Tenha algo sem álcool para quem não bebe.

Seguindo essas dicas, o menu da ceia será mais prático de organizar e você poderá aproveitar a festa sem preocupações excessivas!

Veja mais

O famoso bolo de Natal dos anos 80 que a minha avó fazia para a ceia: desmancha na boca de tão fofinho!
Como fazer um arranjo de bolas de natal em cascata para decorar a sua árvore
Rabanada na airfryer: receita simples me salvou da sujeirada do óleo quente porque aqui em casa é tradição comer a iguaria toda semana de dezembro

Temas relacionados