• Entrar
  • Cadastrar
Receitas de Natal: aprenda a fazer a melhor torta de bacalhau para a ceia e impressione seus convidados

O bacalhau é um peixe versátil que combina com diversas receitas. Veja como preparar uma deliciosa torta para deixar sua ceia de Natal ainda mais saborosa. 

Torta de bacalhau é mais uma das opções de receita feitas com o peixe para servir na ceia de Natal. (créditos: Shutterstock) 

O bacalhau faz parte do cardápio da ceia de Natal de muitos brasileiros. A tradição é uma herança dos portugueses que tinham o costume de fazer abstinência de carne nas principais festas cristãs. Como o comércio de pescado sempre foi muito forte em Portugal, o peixe passou a ser o prato principal nas datas comemorativas da igreja, principalmente entre as famílias mais pobres, já que era mais barato em comparação com outras espécies.

Com o passar dos anos, o jejum natalino foi desaparecendo, mas o hábito de comer bacalhau no dia 24 de dezembro permanece até os dias de hoje. Por ser um peixe versátil e fácil de cozinhar, ele pode ser usado no preparo de diversas receitas. Dessa vez, nós separamos a receita de uma torta de bacalhau perfeita para as festividades de fim de ano. Simples e saborosa, ela fica pronta em 30 minutos e rende muitas porções. Confira o passo a passo.

Receita de torta de bacalhau para o Natal e Ano-Novo

Ingredientes:

  • 500 g de bacalhau desfiado
  • 1 cebola média picada
  • 1 kg de batatas cozidas e amassadas
  • 1 pimentão picado
  • 3 colher (sopa) de extrato de tomate
  • sal a gosto
  • 1 tomate picado
  • ½ xícara de chá de azeite
  • Azeitonas sem caroço

Modo de preparo:

  1. Deixe o bacalhau de molho na água de um dia para outro para dessalgar. Depois, escorra a água e desfie o peixe, retirando a pele e as espinhas.
  2. Em uma panela, cozinhe as batatas com água e sal. Depois de cozida, amasse as batatas até formar um purê. Reserve.
  3. Na mesma panela, misture meia cebola picada e refogue no azeite. Em seguida, acrescente o extrato de tomate. Tempere com sal a gosto. Deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Reserve.
  4. Em outra panela, coloque meia xícara de chá de azeite, o restante da cebola, o tomate e o pimentão picado. Refogue rapidamente e acrescente o bacalhau desfiado e as azeitonas. Misture bem e deixe cozinhar por uns 5 minutos, mexendo de vez em quando. Reserve.

Montagem:

  1. Unte um refratário com margarina e coloque uma parte do purê de batata. Em seguida, espalhe o refogado de bacalhau e o molho de tomate. Por fim, adicione o restante do purê.
  2. Leve ao forno médio por 20 minutos até dourar. Se quiser, pode cobrir a última camada de purê com queijo ralado ou batata palha.

Veja também:

Receitas com bacalhau desfiado: veja 20 opções deliciosas
Temperos para bacalhau: veja 8 opções perfeitas para a Páscoa

Temas relacionados