
O bacalhau com couve-flor é um prato típico de Natal da Galiza, na Espanha, que vale a pena conhecer. (créditos: Directo Al Paladar/Liliana Fuchs)
Bacalhau à galega é um prato tradicional da culinária da Galícia, região no noroeste da Espanha. Muito popular em datas comemorativas, sobretudo véspera de Natal e Páscoa, essa receita é um pouco mais simples que o preparo à moda portuguesa, mas igualmente saborosa. Nesta versão, o peixe é cozido junto com batata e couve-flor e temperado com páprica e um vinagre de maçã.
Portanto, se você quer inovar na ceia deste ano, vale a pena apostar no bacalhau à galega. O resultado final fica tão delicioso que você vai querer comer em qualquer época do ano. Confira o passo a passo e aprenda a fazer essa delícia em casa!
Receita de bacalhau à galega: prato simples para saborear em qualquer época do ano
Ingredientes:
- 500 g de lombo ou lasca de bacalhau
- 1 couve-flor pequena
- 2 batatas médias
- 4 dentes de alho
- 2 cebolas branca ou roxa
- 2 colheres de chá de páprica doce
- 10 ml de vinagre de maçã
- Sal a gosto
- Azeite
- Salsa fresca picada
Modo de preparo:
- Corte os floretes da couve-flor, lave e seque. Em seguida, descasque as batatas e corte em rodelas da espessura de um dedo.
Corte a cebola em finas tiras de juliana e pique o alho. - Aqueça uma frigideira em fogo médio e refogue o alho no azeite, deixando dourar ligeiramente.
- Junte a cebola e uma pitada de sal e frite até ficar bem macia. Retire do fogo, acrescente o vinagre e a páprica, mexa e reserve.
- Em uma panela grande, aqueça uma porção de água e acrescente as batatas e a couve-flor. Salgue a gosto, tampe e deixe cozinhar até que os dois ingredientes estejam levemente macios, mas ainda firmes.
- Adicione o bacalhau limpo, tampe novamente e cozinhe por alguns minutos até que o peixe esteja macio.
- Acrescente a páprica por cima e misture até distribuir o tempero por todo o preparo. Desligue o fogo e salpique um pouco de salsa a gosto antes de servir.
Veja também:
Adeus Chester: no Natal eu faço esse bacalhau gratinado divino e tudo mundo gosta, fica pronto em 10 minutos no forno
Quem tem pressão alta pode comer bacalhau? Especialistas explicam se peixe salgado pode ser perigoso