Ícone do blog TudoGostoso
Blog
  • Ícone de receitas favoritadas
    Receitas favoritas
  • Foto do usuário

Bacalhoada à moda portuguesa

43 4.5
Avalie essa receita
  • Imagem enviada por Lilian Peixoto
  • Imagem enviada por Lilian Peixoto
  • Imagem enviada por Marise Cosentino
  • Imagem enviada por Laura Neres
  • Imagem enviada por fabiana Gardim Silva de oliveira
  • Imagem enviada por Luiz Carlos Charme
Preparo
Rendimento 10 porções
Comentários 65

Ingredientes

  • 1,5 kg de bacalhau (dessalgado e em pedaços médios)
  • 1 kg de batatas cortadas ao meio
  • 5 cebolas médias cortadas ao meio
  • 1 pimentão verde cortado em tiras
  • 1 pimentão vermelho cortado em tiras
  • 1 pimentão amarelo cortado em tiras
  • 6 tomates sem pele cortados ao meio
  • 200 g de azeitonas pretas grandes
  • Cheiro verde picado a gosto
  • Azeite de oliva extra virgem (português) a gosto

Modo de Preparo

  1. Dessalgue o bacalhau, corte em pedaços médios e coloque para ferver em uma panela com água.
  2. Reserve a água.
  3. Em uma panela de barro, ou outra de sua preferência, monte camadas, primeiro com as batatas, em seguida o bacalhau, os pimentões, tomates, cebolas e azeitonas.
  4. Por último, salpique o cheiro verde e regue com o azeite a vontade (cerca de 500 ml);
  5. Coloque 2 xícaras (chá) da água que ferveu o bacalhau e leve ao fogo, cozinhando até que as batatas e as cebolas amoleçam.
  6. Sirva com arroz branco, que pode ser feito na água do bacalhau cozido.

PELA WEB

Comentários

  • Qto tempo se cozinha o Bacalhau p ficar Macio...??

  • Essa receita pode ser feita no forno

  • Já fiz esta receita várias vezes aqui em casa... Família amouuu!! Parabéns

  • receita ´pratica e ótima. agora, para o público, a receita da vovó: receita de bacalhau à portuguesa da vovó (a verdadeira). e é a verdade verdadeira, pois, preparo do tipo só tem sido visto em portugal. e porque não o fazemos cá, no brasil. claro que sim. então mãos à obra: ingredientes 1.1/2 kg de bacalhau do porto 1 kg de cebolas pequenas 1 kg de batatas pequenas 500 gramas de palmito 4 maços de couve 3 dúzias de ovos de codorna cozidos inteiros e depois descascados e mantidos inteiros azeite de oliva extra virgem em quantidade suficiente azeitonas verdes sem caroço a gosto 1 colher de café de bicarbonato de sódio 2 colheres de sopa de vinagre cheiro verde picado a gosto 1 cabeça de alho 1 pimentão grande cortado em tiras 1 pepino cortado em fatias 2 maços de alface modo de preparo 01 – dois dias antes, colocar de molho o bacalhau com a pele para cima, trocando a água três vezes ao dia, deixando-o dessalgado o suficiente. 02 – no dia do preparo, colocar o bacalhau com as batatas e cebolas numa panela para ferver o tempo suficiente para cozinhar as batatas e cebolas (as batatas e cebolas devem continuar inteiras). 03 – retire as batatas e cebolas, colocando-as em uma travessa, devendo, nesse estágio, serem as batatas descascadas previamente. 04 – deixar o bacalhau na fervura por mais 10 minutos. 05 – ao retirar o bacalhau da fervura, fazer a sua limpeza, retirando a pele escura e os espinhos. retire dessa fervura 2 copos d’água de 250 ml e reserve. 06 – cortar o bacalhau em pedaços de 6 cm x 6 cm, aproximadamente, cobrindo com cheiro verde picado a gosto. 07 – ferver os dois copos d’agua reservado, acrescentando mais água quente ao vasilhame se necessário, mas, até cobrir as folhas, e uma colher de café de bicarbonato de sódio. 08 – ao levantar a fervura da água reservada, colocar as folhas de couve cortadas ao meio, deixando continuar a fervura até eu as folhas amoleçam um pouco (não colocar as folhas para aquecer junto com a água, pois perderão a cor verde natural). 09 – preparar a salada couve/pepino/pimentão cortado em tiras/palmito/azeitonas sem caroço. 10 – refogar o alho e cebola triturados, com sal a gosto dourando levemente, com azeite a gosto e, depois, acrescente o vinagre de maçã a gosto, regando os pratos sem mexer. 11 – acondicionar cada parte do preparo em vasilhames independentes, como seja, o bacalhau em seu recipiente; os ovos de codorna no seu, etc. e assim por diante com as batatas, cebolas, couve. 12 – colocar na mesa uma garrafa de azeite extra virgem, para uso a gosto. 13 – usar, se preferir, arroz branco ou o mesmo preparado com lentilhas. 14 – servir, como sugestão, vinho tinto suave ou moscatel, bem como suco de frutas naturais, e sirva-se à vontade adalberto r. silva e-mail [email protected]

  • Gostei da receita e vou usá-la oportunamente. Em contrapartida, envio, para o deleite de todos, a deliciosa receita de bacalhau à portuguesa, prepara por minha avó: RECEITA DE BACALHAU À PORTUGUESA DA VOVÓ (a verdadeira). E é a verdade verdadeira, pois, preparo do tipo só tem sido visto em Portugal. E porque não o fazemos cá, no Brasil. Claro que sim. Então mãos à obra: INGREDIENTES 1.1/2 kg de bacalhau do Porto 1 kg de cebolas pequenas 1 kg de batatas pequenas 500 gramas de palmito 4 maços de couve 3 dúzias de ovos de codorna cozidos inteiros e depois descascados e mantidos inteiros Azeite de oliva extra virgem em quantidade suficiente Azeitonas verdes sem caroço a gosto 1 colher de café de bicarbonato de sódio 2 colheres de sopa de vinagre Cheiro verde picado a gosto 1 cabeça de alho 1 pimentão grande cortado em tiras 1 pepino cortado em fatias 2 maços de alface MODO DE PREPARO 01 – Dois dias antes, colocar de molho o bacalhau com a pele para cima, trocando a água três vezes ao dia, deixando-o dessalgado o suficiente. 02 – No dia do preparo, colocar o bacalhau com as batatas e cebolas numa panela para ferver o tempo suficiente para cozinhar as batatas e cebolas (as batatas e cebolas devem continuar inteiras). 03 – Retire as batatas e cebolas, colocando-as em uma travessa, devendo, nesse estágio, serem as batatas descascadas previamente. 04 – Deixar o bacalhau na fervura por mais 10 minutos. 05 – Ao retirar o bacalhau da fervura, fazer a sua limpeza, retirando a pele escura e os espinhos. Retire dessa fervura 2 copos d’água de 250 ml e reserve. 06 – Cortar o bacalhau em pedaços de 6 cm x 6 cm, aproximadamente, cobrindo com cheiro verde picado a gosto. 07 – Ferver os dois copos d’agua reservado, acrescentando mais água quente ao vasilhame se necessário, mas, até cobrir as folhas, e uma colher de café de bicarbonato de sódio. 08 – Ao levantar a fervura da água reservada, colocar as folhas de couve cortadas ao meio, deixando continuar a fervura até eu as folhas amoleçam um pouco (não colocar as folhas para aquecer junto com a água, pois perderão a cor verde natural). 09 – Preparar a salada couve/pepino/pimentão cortado em tiras/palmito/azeitonas sem caroço. 10 – Refogar o alho e cebola triturados, com sal a gosto dourando levemente, com azeite a gosto e, depois, acrescente o vinagre de maçã a gosto, regando os pratos sem mexer. 11 – Acondicionar cada parte do preparo em vasilhames independentes, como seja, o bacalhau em seu recipiente; os ovos de codorna no seu, etc. e assim por diante com as batatas, cebolas, couve. 12 – Colocar na mesa uma garrafa de azeite extra virgem, para uso a gosto. 13 – Usar, se preferir, arroz branco ou o mesmo preparado com lentilhas. 14 – Servir, como sugestão, vinho tinto suave ou moscatel, bem como suco de frutas naturais, E SIRVA-SE À VONTADE Adalberto R. Silva e-mail [email protected]

    • Oi Adalberto, tudo bom? Compartilhe essa receita no site do Tudo Gostoso ! ;)

    • Tudo Gostoso, sinto-me honrado com a sua aprovação. A receita é de todos e, ainda melhor, se compartilhada por Tudo Gostoso.

  • Na receita diz que o bacalhau é fervido.

  • Não entendi! O bacalhau é cozido ou de forno como o Saulo David disse? Pela receita dá a entender que é cozido, pois leva a água!

  • Fiz e ficou perfeito!! A família amouuu

  • Otimo prato.eu gosto.

    • Eu tambem fizem gostei muito

  • Boanoite.

Ver mais

CATEGORIAS RELACIONADAS