A bacalhoada à moda portuguesa é um prato tradicional da culinária lusitana, feito à base de bacalhau, azeite, cebola, batatas, tomate, pimentão e azeitonas. É um prato muito apreciado em Portugal, especialmente em ocasiões festivas como a Páscoa, e também muito tradicional no Brasil até na ceia de Natal. A combinação de sabores e ingredientes torna a bacalhoada à portuguesa uma opção deliciosa e reconfortante para os amantes de frutos do mar. É ainda um prato festivo e nutritivo por causa das cores e dos benefícios dos muitos vegetais presentes na travessa. Vale lembrar que é importante dessalgar o bacalhau adequadamente antes de preparar o prato para garantir o equilíbrio de sabores, então não se esqueça de começar o processo um dia antes para não ter correria no dia! A receita de bacalhoada à portuguesa é, então, uma excelente escolha para reunir toda a família ao redor de um prato delicioso!
Ingredientes (10 porções)
1,5 kg de bacalhau (dessalgado e em pedaços médios)
1 kg de batatas cortadas ao meio
5 cebolas médias cortadas ao meio
1 pimentão verde cortado em tiras
1 pimentão vermelho cortado em tiras
1 pimentão amarelo cortado em tiras
6 tomates sem pele cortados ao meio
200 g de azeitonas pretas grandes
Cheiro verde picado a gosto
Azeite de oliva extra virgem (português) a gosto
Utensílios
Panela
Colher de silicone
Faca
Tábua de corte
Travessa de vidro
Ao clicar em comprar você será redirecionado para o site da Amazon.com.br
Modo de preparo
- 1
Dessalgue o bacalhau, corte em pedaços médios e coloque para ferver em uma panela com água.
- 2
Reserve a água.
- 3
Em uma panela de barro, ou outra de sua preferência, monte camadas, primeiro com as batatas, em seguida o bacalhau, os pimentões, tomates, cebolas e azeitonas.
- 4
Por último, salpique o cheiro verde e regue com o azeite a vontade (cerca de 500 ml);
- 5
Coloque 2 xícaras (chá) da água que ferveu o bacalhau e leve ao fogo, cozinhando até que as batatas e as cebolas amoleçam.
- 6
Sirva com arroz branco, que pode ser feito na água do bacalhau cozido.
Informações adicionais
Como dessalgar o bacalhau para fazer a bacalhoada portuguesa
Para a sua bacalhoada portuguesa ter a dose certa de tempero, o primeiro passo é sempre preparar o bacalhau. Em alguns lugares dá para encontrar o peixe dessalgado, mas se você for comprar o fresco na feira, você vai precisar dessalgá-lo antes de qualquer receita com bacalhau.
Se você não sabe como dessalgar bacalhau do jeito certo, o processo pode ser demorado, mas é bem simples. Tudo que você precisa é de uma tigela grande e água. Primeiro lave o peixe em água corrente para tirar o excesso do sal. Em seguida, coloque-o em uma tigela com água gelada, cubra e deixe de molho na geladeira.
Se o peixe for muito grande, pode cortar em pedaços menores como já vai precisar para o bacalhau à portuguesa. Depois de 6 horas troque a água e repita o processo conforme necessário. Bacalhau desfiado ou em lascas costuma só precisar de uma troca, mas postas podem levar de 12h até 24h!
Se quiser dessalgar bacalhau rapidamente, a dica é colocar sal na água. Isso mesmo, pode parecer contraditório, mas o sal de cozinha “puxa” o sal do bacalhau para a água, agilizando o processo. Nesse truque, em vez de deixar na geladeira, você deve ferver a água com o peixe para ter efeito, mas cuidado para não exagerar e cozinhar demais.
Como fazer bacalhoada à portuguesa deliciosa e sem defeitos
Para fazer uma receita de bacalhau à portuguesa que qualquer avó lusitana vai aprovar, é fundamental acertar no tempero do bacalhau. As rodelas de três tipos de pimentão frescos são indispensáveis nessa receita. Mas tão importante quanto é o cheiro-verde que traz o frescor para o peixe. Na falta dele, o coentro também é boa opção.
Para trazer mais potência a essa receita de bacalhoada portuguesa, deixe-o mais picante com pimenta vermelha (sem as sementes!), pimenta-do-reino ou um pouquinho de páprica. E como não pode faltar azeite na comida portuguesa, não deixe de regar o peixe e as batatas com esse ouro líquido.
Além da receita de bacalhau à portuguesa, você pode preparar bacalhau ao forno, bacalhau a Gomes e Sá, bacalhau com batatas, bacalhau 7 mares, bacalhau com natas ou bacalhau divino. São todas delícias perfeitas para qualquer refeição em família.
E caso sobre bacalhau, nada de desperdício, prepare um bolinho de bacalhau, um arroz com bacalhau, um salpicão de bacalhau ou uma torta de bacalhau que vai ser sucesso!
Para virar um especialista em receitas com bacalhau, veja também:
Como comprar bacalhau sem cair em ciladas: veja dicas para ter um prato perfeito nesta Páscoa
Quem tem pressão alta pode comer bacalhau? Especialistas explicam se peixe salgado pode ser perigoso
Bacalhau pronto em até 30 minutos: 10 receitas para as festas de fim de ano