Todo mundo sabe que a culinária brasileira tem forte influência portuguesa, afinal, eles foram os colonizadores do país e seus costumes deram origem a muitos dos nossos próprios pratos típicos. Você sabia que o nosso sonho de padaria é originalmente uma receita portuguesa? Pois é! Além dele, é comum consumirmos pratos lusitanos no nosso dia a dia, principalmente em datas festivas. Para você que adora a gastronomia portuguesa, nós selecionamos 16 receitas típicas de Portugal para você fazer em casa e se deliciar. Confira!
O bacalhau é um dos ingredientes mais importante da culinária portuguesa
Quais são os ingredientes mais usados na comida portuguesa?
Ao falar de culinária portuguesa, o primeiro ingrediente que vem à mente é o bacalhau. Afinal, ele estrela uma grande parte dos pratos típicos do país, em uma variedade de receitas, para todos os gostos. A batata também está muito presente, tanto no preparo dos pratos com bacalhau como na massa do querido bolinho de bacalhau.
Porém, se estivermos falando de doces, a história muda. O ingrediente mais comum nos doces e sobremesas portugueses são as gemas, e em grande quantidade. E tem história por trás, viu? Acontece que, antigamente, as freiras usavam clara de ovo para engomar as roupas e, por conta disso, sobravam muitas gemas. Para evitar o desperdício, elas procuraram acrescentá-la nas comidas dos conventos, o que gerou receitas de doces deliciosos à base de gema e açúcar. É por isso que a confeitaria portuguesa é conhecida por usar muitas gemas. E estamos falando de muitas mesmo: algumas receitas podem chegar a pedir 20 gemas!
Se você ficou com água na boca só de pensar em todas essas comidas portuguesas maravilhosas, basta acessar o TudoGostoso que você irá encontrar uma enorme variedade de pratos doces e salgados. Para ajudar, separamos alguns dos mais tradicionais abaixo.
Receitas de doces portugueses
O pastel de nata, também conhecido como pastel de Belém, é um dos doces portugueses mais populares, sem dúvidas. Aqui no Brasil é comum encontrá-los em padarias, cafés e, claro, confeitarias portuguesas. O preço varia entre as regiões, mas eles não costumam ser muito barato, não. Para você economizar, o TudoGostoso ensina como fazer em casa!
Vale lembrar que os portugueses são bem rígidos quanto a nomenclatura, viu? Pastel de Belém é o termo usado apenas para os pastéis que são feitos no bairro de Belém, em Portugal. Todos os que não são feitos nessa região, são chamados de pastel de nata.
Outro doce português muito famoso é a barriga de freia, feito à base de ovos com açúcar. É um doce conventual, muito comum em Portugal. O melhor é que ele é muito simples de fazer e com ingredientes que você já deve ter em casa.
Ficando entre um bolo e um pudim, o toucinho do céu é um doce típico não só de Portugal como também da Espanha. Assim como a barriga de freira, ele também é feito de ovos e teve sua origem nos conventos portugueses. Quem gosta de pudim de leite vai se apaixonar por essa receita, sem dúvidas!
A brisa-de-lis é o doce que deu origem ao nosso tão amado quindim. Para quem não sabe, a receita original do quindim era feito com amêndoas. Porém, quando os colonizadores portugueses chegaram ao Brasil, percebeu-se que esse não era um ingrediente tão fácil de achar, enquanto o coco tinha em abundância. Dessa forma, as adaptações foram feitas no tradicional brisa-de-lis. Se você gosta muito de quindim assim como a gente, você precisa experimentar a brisa-de-lis!
Já pensou em colocar toucinho no pudim? Os portugueses pensaram! Esse pudim diferenciado ficou famoso pelo uso de carne de porco no preparo da calda, que garante um sabor inusitado e maravilhoso a receita. Pode fazer em casa sem medo que a gente garante que você vai amar!
O toucinho do céu é uma doce perfeito para tomar com um cafezinho
Os ovos moles de Aveiro são um doce português dos mais típicos e tradicionais, conhecido por sua história de mais de 500 anos. Ele foi criado pelas freiras da região com o intuito de não desperdiçar as gemas de ovos, e é feito com uma massa fina, leve e de sabor neutro chamada hóstia que envolve o recheio à base de gemas e açúcar.
Se você já estava ficando cansado de tantos doces feitos com gemas, essa sobremesa é para você! Afinal, nada de ovo na receita de queijada, esse bolo é feito com apenas leite, açúcar, queijo e manteiga!
Calma, o pão-de-ló português não é aquela receita de bolo tradicional que usamos por aqui para fazer bolos recheados ou rocamboles, não. Esse doce típico consiste em uma massa úmida e leve, assada em papel-manteiga para que ele mantenha a forma. A gente só avisa: vai precisar de muitos ovos!
Receitas de pratos típicos portugueses
Todo mundo sabe que bacalhau é um dos ingredientes mais usados na culinária portuguesa, e por isso existem muitas e muitas receitas com esse peixe. Para quem prefere preparos mais simples, o bacalhau à Gomes de Sá é a escolha perfeita, usando poucos temperos e ingredientes para garantir uma refeição leve, autêntica e cheia de sabor.
Uma dos pratos típicos mais adorados de Portugal, o bacalhau de natas está muito presente no Brasil, especialmente na Páscoa e no Natal. Mas quem disse que você precisa esperar essas datas comemorativas para se esbaldar com essa delícia?
O bolinho de bacalhau já é praticamente um petisco brasileiro, sendo facilmente encontrado em bares e restaurantes espalhados pelo país. A porção, no entanto, pode ser um pouquinho cara. Para receber os amigos, experimente preparar esse aperitivo em casa, você vai ver que é muito fácil. Na hora de servir, não esquece aquela cervejinha gelada.
Um embutido feito a partir de carnes com pão, a alheira é muito consumida por lá mas não tão conhecida no Brasil. Dependendo do corte de carne utilizado, possui um sabor leve que agrada facilmente quem não gosta de linguiças mais fortes.
Assim como o bolinho de bacalhau, o caldo verde já é tão comum no nosso dia a dia que parece até que é um prato brasileiro, mas a verdade é que ele teve sua origem lá em terras portuguesas. E ela é tão apreciada no país que em 2011 foi eleita uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.
Para a hora do lanche, um folar português cai superbem, ainda mais quando está quentinho. Não entendeu nada? Calma que a gente explica: o folar é um tipo de pão recheado típico de Portugal, normalmente feito com bacon ou linguiça calabresa. Perfeito para tomar com aquele cafezinho!
Sardinha
Assim como o bacalhau, a sardinha é muito consumida no país, de todas as formas. E estamos falando do peixe fresco mesmo, não é da sardinha em lata. O prato mais típico com o ingrediente é a sardinha assada, que, apesar do nome, é grelhada, normalmente na brasa. O tempero é básico, apenas sal grosso. É uma ótima ideia para um almoço de domingo rápido, gostoso e econômico.