Bacalhau com batatas é um prato tradicional da culinária portuguesa, muito apreciado também no Brasil. A receita consiste em bacalhau assado, acompanhado de batatas cozidas. O bacalhau é um peixe salgado e seco, que após dessalgar, é utilizado em diversas receitas, sendo o bacalhau com batatas uma das mais populares. Este prato é conhecido por ser saboroso e nutritivo, sendo uma ótima opção para refeições em família ou ocasiões especiais. Confira com a gente como fazer bacalhau com batatas!
Ingredientes (6 porções)
- 500 g de batata
- 500 g de bacalhau
- 4 cebolas grandes
- 1 lata de creme de leite
- 1 lata de azeitona verde
- Azeite
- Sal a gosto
Materiais
- Panela
- Colher de Silicone
- Faca
- Tábua de Corte
- Travessa de Vidro
Ao clicar em comprar você será redirecionado para o site da Amazon.com.br
Modo de preparo
- 1
Cozinhe a batata até ela ficar macia.
- 2
Tire as cascas e corte as batatas em fatias.
- 3
Cozinhe o bacalhau, que já havia ficado de molho por 12 horas para diminuir o sal.
- 4
Logo em seguida, desfie e misture como as azeitonas sem caroço.
- 5
Corte a cebola em rodelas finas e leve ao fogo com azeite para refogar.
- 6
Em um refratário de vidro, coloque azeite no fundo, depois as batatas, e por cima o bacalhau desfiado com azeitonas.
- 7
Espalhe a cebola refogada e cubra tudo com o creme de leite.
- 8
Leve ao forno para dourar.
- 9
Sirva quente, acompanhado de arroz branco e vinho.
Informações adicionais
Saber como dessalgar o bacalhau é importante
A parte mais polêmica do preparo do bacalhau é sempre a hora de dessalgar, mas não há segredos. Você precisa se preparar com, pelo menos, 24 horas de antecedência e colocar os pedaços do peixe dentro de um recipiente com água fria na geladeira. Troque a água de 6 em 6 horas, mas, se as postas forem grandes, você pode diminuir esse tempo para 3 em 3 horas.
Esqueceu de dessalgar o bacalhau de um dia para o outro? Não tem problema!
Se na correria você acabou pulando esse passo, não precisa entrar em pânico. Há também o truque de dessalgar o bacalhau em água fervente, para quem não tem 24 horas até o preparo do prato. Basta fazer o mesmo esquema de trocar a água do bacalhau, mas, dessa vez, sempre que a água ferver. O único problema é que essa técnica pode deixar o peixe um pouco seco, então fique de olho na textura do seu bacalhau enquanto estiver dessalgando.
Cuidado para não ser enganado na hora de comprar seu bacalhau!
O bacalhau é um peixe caro então desconfie se encontrar promoções muito vantajosas por aí. Muitas vezes, estão te vendendo outros peixes salgados como se fossem bacalhau e você pode nem desconfiar. Apenas três espécies podem ser chamadas de bacalhau de acordo com o Ministério da Agricultura e Agropecuária: Gadus morhua (conhecida como Bacalhau do Porto, com uma carne boa para receitas de bacalhau em postas após cozida), Gadus macrocephalus (também chamada de Bacalhau do Pacífico, mais adequada para receitas de bacalhau desfiado depois do cozimento), e Gadus ogac (Bacalhau da Groenlândia).
Peixes salgados como Saithe, Zarbo, Ling, Polaca e Cod são espécies mais baratas que você encontra no mercado que também passam pelo processo de salmoura para a conservação da carne. O preço mais em conta faz com que eles sejam os queridinhos dos brasileiros para receitas como torta de bacalhau, escondidinho de bacalhau, bacalhau ao zé do Pipo, souflê de bacalhau, entre muitas outras. Mas não são bacalhau legítimo.
Quer dar uma olhada em outras receitas de bacalhau? Aqui no TudoGostoso você encontra bolinho de bacalhau, bacalhau com natas, bacalhau espiritual, bacalhau a Gomes Sá e muito mais.