Além de fazer passeios imperdíveis, o viajante que for passear pelo litoral do Rio de Janeiro para conhecer o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty não pode deixar de combinar a aguardente com um bom quitute regional. As iguarias são deliciosas e de dar água na boca!
Entre os pratos mais famosos para comer na cidade fluminense estão o caldinho de feijão com pimenta, o manuê de bacia e o camarão casadinho, além de outros produtos da roça.
Camarão casadinho: cria de Paraty
A famosa iguaria de Paraty, o camarão casadinho, é bem literal. São dois camarões recheados na barriga com farofa e presos um ao outro com palitos de dente. Apesar de simples, o sabor não é nada de simplório!
O camarão permanece com casca e cabeça, e ainda é recheado com uma farofa de camarão bem temperadinha, deixando o alimento muito mais saboroso e pronto para acompanhar uma cerveja gelada, uma caipirinha e obviamente uma boa cachaça de Paraty.
Manuê de bacia: doce brasileiríssimo
O manuê de bacia é bem brasileiro e característico de Paraty. O bolo que tem como base o melado de cana surgiu em uma adaptação de receitas portuguesas.
Na falta do açúcar, substituíram seu dulçor com o derivado da cana. Já o milho que fazia parte do preparo perdeu espaço para a farinha de trigo mesmo. O resultado é uma massa pesada que ia ao forno em assadeiras bem grandes, as antigas "bacias". É daí que vem o nome do doce regional que faz tanto sucesso em Paraty até hoje.
Festival da Cachaça de Paraty
O Festival da Cachaça, Cultura e Sabores, que já foi batizado no passado como Festival da Pinga, foi criado para celebrar a tradição da cachaça paratiense. A bebida é famosa na região.
Registros antigos apontam que a produção começou no local por volta dos anos 1600, e fez de Paraty o principal produtor de cachaça no Brasil Colônia. Quando o produto ficou em seu auge, a cidade chegou a ter mais de 100 alambiques de aguardente em funcionamento. Hoje são seis.
A cachaça é tão valiosa para Paraty e para os paratienses que a bebida virou um dos pilares da economia local. É impossível visitar Paraty para conhecer suas praias, participar do famoso Flip, seu festival literário, sem provar uma aguardente artesanal.
Veja mais:
Receitas com cachaça: veja 25 opções surpreendentes usando a bebida