• Entrar
  • Cadastrar
Caldinho de feijão preto de boteco: aprenda a receita que é a paixão dos cariocas!

Que tal um receita bem quentinha para aquecer os dias frios? Vem aprender como fazer caldinho de feijão preto de boteco carioca! 

Te deu água na boca? Então pega a receita completa do caldinho de feijão preto abaixo!

Comer feijão preto todo dia é coisa de carioca mesmo, afinal, a maioria dos outros estados do Brasil usam esse tipo de grão apenas na clássica feijoada. Como ele é tão adorado no Rio de Janeiro, é claro que existem outras tantas receitas feitas com esse ingrediente que conquistam qualquer um com seu sabor. Aqui mesmo no TudoGostoso você aprende como fazer bolinho de feijoada, hambúrguer vegano de feijão preto, brownie de feijão preto sem glúten e muito mais! Hoje vamos ensinar como fazer um maravilhoso caldinho de feijão preto de boteco carioca que vai surpreender todo mundo. Confira!

Receita de caldinho de feijão preto de boteco carioca: aprenda como fazer

Ingredientes:

  • 250 g de feijão preto
  • 8 xícaras (chá) de água
  • 2 folhas de louro
  • 60 g de bacon
  • 1 paio pequeno
  • 1 cebola picadinha
  • 3 dentes de alho picadinhos
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Cebolinha e coentro picados

Modo de preparo:

Preparar o caldinho de feijão não é tão diferente de preparar o feijão comum, então se você já está acostumado a fazer em casa, você vai tirar de letra! Comece colocando o feijão em um recipiente e enchendo com água. Deixe de molho de um dia para o outro ou por algumas horas, se desejar fazer no mesmo dia. É importante trocar a água do feijão pelo menos duas vezes durante esse tempo.

Em seguida, escorra a água do molho do feijão, coloque os grãos na panela de pressão. Corte a linguiça paio em rodelas e adicione à panela. Cubra com água até dois dedos acima do feijão, adicione o louro,, tampe a panela e leve para cozinhar por 30 minutos depois que pegar pressão.

Passado esse tempo, desligue o fogo e espere a pressão sair sozinha. Enquanto isso, é hora de fritar o bacon em cubinhos. Não precisa adicionar nenhuma gordura, basta colocá-lo para fritar na frigideira sem nada, ele cozinhar na própria gordura. Quando estiver douradinho, adicione o alho, a cebola e refogue até que murchem.

Entre com uma concha de feijão e, em fogo baixo, misture tudo e deixe ferver. Volte com o refogado para a panela de pressão e misture tudo novamente. Experimente e acerte o sal, adicionando também a pimenta-do-reino. Retire as folhas de louro, algumas fatias de paio cozido e transfira tudo para o liquidificador. Bata bem por aproximadamente 2 minutos ou até que o caldo fique cremoso e completamente homogêneo.

Em uma tigela, coloque algumas fatias de paio cozido, cubra com o caldinho de feijão e finalize com coentro e cebolinha. Você também pode incrementar salpicando alho torrado ou torresmo, fica uma delícia! Não deixe de ser bem quente acompanhado daquela caipirinha de limão maravilhosa, ao melhor estilo carioca!

Veja mais:

Feijão de molho no vinagre: evite gases com essa dica da nutri
Como cozinhar feijão sem panela de pressão? Aprenda a prepará-lo na garrafa térmica e mais!

Temas relacionados