O baião de dois é um prato típico brasileiro, muito presente no Nordeste do país. Também considerado uma comida tropeira, o baião de dois teve sua origem no sertão. Por conta da seca forte e da pobreza, toda comida era aproveitada. Dessa maneira criou-se o baião de dois, unindo o que sobrava do arroz e feijão com um pouco de carne que tinha. Ao mesmo tempo, os tropeiros precisavam de alimentos que não estragassem durante as longas viagens pelo Brasil, e esses ingredientes possuíam uma validade alta, sendo ideal para as refeições dos trabalhadores. Ao longo dos anos, o baião de dois foi ganhando novas versões com ingredientes como queijo coalho, manteiga de garrafa e tipos diferentes de feijão. Mas hoje o TudoGostoso vai ensinar como fazer baião de dois com feijão-verde, o jeito tradicional de fazer o prato. Confira!
Aprenda como fazer um delicioso baião de dois tradicional
Qual a diferença do baião de dois com feijão verde?
O baião de dois é feito tradicionalmente com feijão-verde, mas como esse feijão foi ficando cada vez mais caro, as pessoas passaram a substituí-los por outros tipos de feijão mais baratos e mais fáceis de serem encontrados, como o feijão-fradinho e o feijão-de-corda. O preço do quilo do feijão verde pode chegar a R$26, enquanto dos outros tipos ficam na faixa de R$6. Uma baita diferença!
Quais são os ingredientes do baião de dois com feijão-verde?
Os ingredientes desse baião de dois é praticamente o mesmo de todos os outros, mudando apenas o tipo de feijão para usar o feijão-verde, como é feito na receita original. Para fazer o baião de dois com feijão verde você vai precisar de: 1 e 1/2 xícara (chá) de arroz cozido, 3 xícaras (chá) de feijão-verde, 200 g de bacon em cubinhos (opcional), 200 g de charque ou carne-seca dessalgados e cozidos, 2 cebolas, 4 dentes de alho, sal e pimenta-do-reino a gosto, queijo coalho e cheiro-verde a gosto.
Vale ressaltar que essa receita também pode ser preparada com outros tipos de feijão como feijão-carioquinha, feijão-manteiga, feijão-fradinho, feijão-de-corda etc.
Como fazer baião de dois com feijão verde?
O primeiro passo é cozinhar o feijão-verde. Diferente do feijão-preto ou do carioquinha, o feijão-verde não precisa ser cozido na panela de pressão, basta colocá-lo com água o suficiente para cobrir por 15 minutinhos na panela normal para ficar pronto. É importante que o feijão fique al dente para essa receita. Depois que o feijão estiver pronto, descarte o caldo e reserve.
Na mesma panela, adicione o bacon para dourar. Como o bacon é um ingrediente bem gorduroso, não há necessidade de adicionar óleo; contudo, caso você prefira usar só o charque, pode acrescentar um fiozinho de óleo ou azeite na panela. Quando o bacon estiver levemente dourado, acrescente o charque dessalgado e deixe dourar por alguns minutos.
Em seguida, coloque a cebola e o alho para dourar junto com as carnes, refogando bem até ficarem translúcidos. Assim que isso acontecer, já pode entrar com o feijão-verde e o arroz. Refogue por alguns minutos em fogo baixo para não queimar. Se achar que está muito seco, acrescente um pouquinho de manteiga para deixar mais molhadinho e saboroso.
Prove o prato e verifique se precisa acertar o sal e a pimenta-do-reino. Não foi adicionado até agora porque o arroz cozido já leva sal e as carnes também são bem salgadinhas. Adicione a pimenta-do-reino se quiser e finalize colocando o queijo coalho em cubinhos e o cheiro-verde a gosto. Misture tudo, cozinhe por alguns minutos até o queijo derreter e sirva!
Para deixar o seu baião de dois ainda mais gostoso você pode acrescentar outros ingredientes como pimenta-de-cheiro e a tradicional manteiga de garrafa. Não precisamos nem falar que fica uma delícia!
https://www.youtube.com/watch?v=wfDzZkKDD1s