• Entrar
  • Cadastrar
Paraty além da cachaça: 5 passeios imperdíveis para fazer na cidade

Paraty tem passeios para todos os gostos: dá para aproveitar praia, cachoeiras e, é claro, bater perna no seu tradicional Centro Histórico.

Centro Histórico de Paraty é charme puro! (Crédito: Shutterstock) 

O Festival da Cachaça, Cultura & Sabores de Paraty atrai muitos turistas ao município durante o festejo, que tradicionalmente acontece em agosto. Acontece é que o evento se dá na baixa estação da cidade. Então, o que fazer por lá? O TudoGostoso te conta 5 passeios imperdíveis para você conferir quando visitar o local para aproveitar o melhor da cachaça.

O que fazer em Paraty? Centro histórico é destino certo!

A cidade é boa em diversos sentidos e consegue agradar uma grande diversidade de públicos. No quesito natureza, Paraty atrai por praias e cachoeiras. Culturalmente, oferece muitas opções de turismo até mesmo gastronômico.

Mas as casas do centro histórico, que são um símbolo de Paraty, devem ser sua primeira parada. A região é cheia de lojinhas, restaurantes e quase sempre rola uma boa música para atrair os visitantes. O festival também acontece por lá, mas dá para visitar o espaço em horários alternativos e ter um outro olhar pelo centro.

O local é muito charmoso para fotos. Tudo por causa das construções antigas, dos anos 1800, que são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para passear bastante, não se esqueça de usar um calçado confortável.

Por lá, não deixe de entrar nas lojinhas da Rua da Lapa e da Rua do Comércio, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e visitar as exposições da Casa de Cultura, principal equipamento cultural público da cidade. Há algumas opções de tour guiado, que ajudam a explicar os principais pontos e a história de Paraty. Fica a dica!

Cachoeiras de Paraty vão renovar suas energias

Cachoeira do Tobogã é uma experiência deliciosamente divertida. (Crédito: Ricardo Gaspar/ Divulgação - Paraty)

Durante a visita pela Costa Verde, não deixe de visitar a Cachoeira do Tobogã, uma das mais famosas e mais frequentadas pelos turistas. Seu principal atrativo é a pedra lisa que permite que o visitante escorregue até cair em uma piscina natural. Daí o nome.

Se visitar esse local, aproveite para dar um pulinho no Poço do Tarzan, piscina natural formada entre as pedras. Dizem que o banho de lá é restaurador.

Trindade não pode ficar de fora do seu roteiro!

A localidade é considerada um dos destinos mais importantes do município de Paraty. Se você não se hospedar por lá, aproveite para passar um dia inteiro. O local era bem badalado nos anos 1970 e 1980, pela comunidade hippie, e até hoje oferece uma experiência rústica.

Por lá, os destinos obrigatórios são a Praia do Cepilho (a favorita dos surfistas), a Praia de Fora e a Praia dos Ranchos. Esta última é a queridinha dos banhistas que não abrem mão do conforto de um quiosque.

Passeio de escuna: clássico que é tudo de bom!

Centro Histórico de Paraty visto do mar: passeio de escuna é experiência clássica por lá. Já os aventureiros podem alugar um caiaque! (Crédito: Shutterstock)

Os barcos vendem passeios turísticos no píer mesmo. Mas dá para se planejar e fazer o passeio em agências de turismo locais antecipadamente. O roteiro mais tradicional visita a Praia Vermelha, a Praia da Lula, a Lagoa Azul e ainda a Ilha Comprida.

Saco do Mamanguá, uma exclusividade natural

Visão superior do Saco do Mamanguá, um lugar belíssimo! (Crédito: Shutterstock)

É em Paraty onde está localizado o único fiorde brasileiro: um longo e estreito braço de mar que recorta uma porção de montanhas. É por isso que visitar o Saco Mamanguá se torna indispensável. Essa entrada de mar tem 8 km de extensão e 2 km de largura. Possui 33 praias, 8 comunidades caiçaras, além de uma área de mangue preservada.

Dá para chegar ao Mamanguá de barco, saindo de Paraty-Mirim, ou por trilha. Mas para a segurança do visitante, o recomendado é sempre estar acompanhado de um guia local.

Veja mais:

4 lugares bons e baratos para comer no Rio de Janeiro

São Roque é destino certeiro para quem ama vinho: cidade em São Paulo fica pertinho da capital!

Vinho e viagem: descubra destinos do Brasil para degustar a bebida

Temas relacionados