A cachaça é uma das bebidas mais populares do Brasil, com uma produção nacional de aproximadamente 1,3 bilhão de litros por ano. O destilado faz tanto sucesso que tem até comemoração especial: o Dia Nacional da Cachaça, celebrado em 13 de setembro. Não há dúvidas de como uma boa caipirinha pode deixar qualquer um mais feliz, mas você sabia que, quando consumida de forma moderada, a cachaça pode oferecer outros benefícios? Descubra a seguir!
Dia Nacional da Cachaça: saiba mais sobre a bebida
Quais são os benefícios da cachaça?
A cachaça, assim como outras bebidas alcóolicas, tem antioxidantes, que são substâncias que protegem as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. A cachaça envelhecida pode ser ainda mais benéfica, principalmente as conservadas em barris de madeira. Além disso, o destilado também tem anticoagulantes, que melhoram a circulação sanguínea. Vale ressaltar que os efeitos podem ser benéficos em pessoas já saudáveis e sem disposição para desenvolver doenças cardiovasculares.
Quantas doses de cachaça posso tomar por dia?
Por muito tempo foi estabelecida a definição de que 30 gramas de álcool, aproximadamente duas doses de cachaça, era a quantidade ideal de consumo por dia. Para mulheres, esse total deveria ser reduzido pela metade. Estudos mais recentes, porém, não estabelecem mais esse padrão, mas não também não recomendam que ele seja ultrapassado. Tudo depende do metabolismo de cada pessoa, mas sempre vale a máxima de não exagerar!
Qual é a diferença de cachaça e pinga?
Não há diferença. Cachaça e pinga são a mesma bebida. São apenas formas diferentes de nomear o destilado, também conhecida como “aguardente”, “cana” e “caninha”. A bebida é obtida através da fermentação e destilação do caldo ou do melaço de cana.
Qual o teor alcóolico da cachaça?
O teor alcóolico da cachaça varia de 38% a 48%. É um percentual bem alto se comparado com outras bebidas. Na cerveja, por exemplo, esse índice costuma ser de 5%. No vinho, a média é de 14%.
Como fazer caipirinha
A cachaça também é muito famosa por ser a base do preparado da caipirinha, um drink que é a cara do Brasil! O melhor é que o preparo da bebida é super fácil. Para a bebida mais tradicional, você vai precisar só de um limão grande, duas colheres de açúcar, gelo a gosto e claro… cachaça! Você também pode aproveitar para fazer caipirinha de morango, de maracujá e até de vinho.
Confira diferentes tipos de caipirinha
Receitas com cachaça
Para além dos drinks, a cachaça pode ser usada no preparo de carnes, aperitivos e até sobremesas. O TudoGostoso separou algumas receitas usando o destilado. Confira:
A cachaça dá um sabor especial para essa receita de costela suína. A carne passa duas horas marinando em todos os temperos antes de ir ao forno e fica ótima servida com arroz, maionese e farofa.
Meia xícara de cachaça é o suficiente para fazer a diferença nesse frango. O prato fica bastante cremoso com a maionese adicionada no final.
Não pode faltar uma boa sobremesa em um cardápio com cachaça. Que tal preparar um brigadeiro com a bebida? Essa receita ainda tem o toque especial do limão, ótima para quebrar o sabor do doce.
Veja também:
Descubra quais são as comidas consideradas patrimônio cultural brasileiro
Já se perguntou do que é feita a tequila? Veja curiosidades sobre o destilado mexicano