• Entrar
  • Cadastrar
Do que é feita a tequila? Descubra essa e outras curiosidades sobre o destilado mexicano
O TudoGostoso vai te contar tudo que você sempre quis aprender sobre a tequila, esse destilado mexicano queridinho.

A tequila já se tornou uma das bebidas queridinhas dos brasileiros, junto com a vodca e o gim. Com um sabor diferente dos outros destilados, ela é consumida pura ou em coquetéis pelo Brasil. Até a caipirinha já ganhou sua versão com tequila. Porém, você sabe de onde ela veio? Para celebrar o Dia Internacional da Tequila que acontece no dia 24 de julho, o TudoGostoso te conta tudo sobre tequila! Descubra a origem do destilado mexicano, como ela é feita e outras curiosidades sobre a tequila!

curiosidades sobre tequila Descubra tudo o que você sempre quis saber sobre tequila!

O que é a tequila e do que ela é feita?

A tequila é uma bebida alcoólica destilada feita a partir do agave-azul, uma planta parecida com o abacaxi que cresce predominantemente no México, mas que também pode ser encontrada em menor quantidade nos Estados Unidos e nas Américas Central e Sul.

O agave-azul só cresce em solos vulcânicos com clima árido, ou seja, em terrenos muito específicos. A altura do terreno, por exemplo, influencia no tipo de agave que nascerá: quanto mais alto, mais doce. Outra curiosidade é que o agave-azul demora muito para crescer e ser colhido, no mínimo 8 anos e no máximo 12.

Qual a origem da tequila?

Como todas as bebidas muito antigas, a origem da tequila é meio incerta, mas sabe-se que ela já existia antes da América ser colonizada. Bom, mais ou menos. É que, na verdade, o povo da região central do México já consumia uma bebida fermentada chama pulque, que era produzida a partir do agave americano. A pulque ainda não era tequila, e foi só com a chegada dos espanhóis que o agave começou a ser destilado para gerar a tequila.

Os espanhóis costumavam beber o conhaque, porém, chegou um momento em que os estoques da bebida esgotaram. Para substituí-lo, eles decidiram destilar o agave-azul. Assim nasceu a tequila, uma das primeiras bebidas destiladas da América.

No entanto, vale destacar que a população nativa já usava a planta para produzir um tipo de bebida alcoólica. O nome tequila tem origem nos povos indígenas Tequilis que viviam na região da Tequila, no México, na época. A palavra tequila significa montanha de fogo, por conta do vulcão que existia próximo da cidade.

E do shot de tequila?

Você já deve ter visto nos bares ou na televisão que existe todo um ritual para tomar uma dose de tequila, né? Precisa colocar o sal na mão, lambê-lo, virar o shot e morder um pedaço de limão. Tudo isso muito rápido! E apesar de ser um ritual seguido em diversos lugares do mundo, ninguém sabe dizer exatamente como ou por que começou.

Porém, tudo tem uma lenda, né? Conta a lenda que o ritual começou durante a pandemia da gripe espanhola de 1918, quando alguns médicos passaram a receitar doses de tequila para tratar a doença. Imagina só? É claro que, mesmo depois de passada a pandemia, a população continuaria dizendo estar doente só para receber uma receitinha de tequila.

O sal, teoricamente, ajuda a diminuir a ardência do destilado, enquanto o limão equilibra e acentua o sabor. Muitos mexicanos defendem que essa é a maneira tradicional de beber tequila, e que ela deve ser servida em um copo shot fino e comprido.

como a tequila é feita? Tequila prata é a que possui o sabor mais leve

Como a tequila é feita?

Diversos processos são necessários para que a tequila seja feita. O miolo da planta agave, chamado de piña, precisa ser cozido e só depois levado para a fermentação. Isso porque a piña é venenosa caso consumida crua. É no processo de fermentação que acontece a diferença entre a tequila 100% agave e os outros tipos, que não são considerados "puros", já que é necessário adicionar outros ingredientes na fermentação, como a cana-de-açúcar. Depois de fermentada, o processo de destilação acontece.

Tipos de tequila

Como citado anteriormente, a tequila pode ser pura ou não, e isso depende da forma como é produzida. Uma tequila 100% agave deve ser feita usando o açúcar apenas da planta agave-azul. O outro tipo é a tequila blended, que é feita com, no mínimo, 51% de agave-azul. Dentro desses dois tipos de tequila, há os subtipos:

1. Blanco

É a tequila conhecida como prata. Logo, ela é transparente já que ela é engarrafada imediatamente depois do processo de destilação.

2. Jovem

É a tequila conhecida como ouro e, por isso, sua aparência é dourada. Porém, ela também é engarrafada logo depois do processo de destilação, não passando pelo envelhecimento em barris. Sua coloração se dá pelo uso de corante caramelo ou xarope de açúcar.

3. Reposado

A partir daqui, todos os próximos subtipos de tequila passam pelo processo de envelhecimento em barris, o que as diferenciará é o tempo. A reposado fica no mínimo 2 meses e no máximo 12 meses. Os barris mais usados para o envelhecimento podem ser de carvalho francês ou carvalho branco

4. Anejo

A tequila anejo precisa ficar pelo menos 12 meses em barris que tenham capacidade para 600 litros. O tipo de barril pode variar de uma destilaria para a outra, sendo muitas vezes usados barris de conhaque e whisky. Ela possui uma cor mais escura e um sabor mais forte que a tequila reposado.

5. Extra anejo

Essa é demorada, viu? A tequila extra anejo precisa de pelo menos 3 anos envelhecendo em barris de carvalho que tenham capacidade para 600 litros. Costuma ser o tipo mais caro também devido ao tempo de processo para que ela fique pronta.

origem da tequila Tequila ouro

Drinks com tequila

Assim como a cachaça, a vodca, o rum e outros destilados, a tequila pode ser usada para preparar uma variedade de drinks. No Brasil, existem três drinks mais famosos que usam tequila na composição. São eles:

Tequila sunrise

Esse drink lembra um pouco o queridinho sex on the beach, e é feito com suco de laranja e groselha. O nome se dá pela coloração do coquetel: sunrise quer dizer nascer do sol em inglês.

Margarita

O drink mais tradicional preparado com tequila, ele é azedinho e, muitas vezes, levemente salgado.

Long Island Iced Tea

Um drink americano que ficou muito famoso nas festas brasileiras, o long island iced tea é forte, viu? Além de tequila, ele leva vodca, rum e outros destilados. Esse não é para iniciante!

O TudoGostoso lembra que o consumo de bebidas alcoólicas é destinado para maiores de dezoito anos. Beba com moderação!

Veja mais:

Você sabe quantas calorias tem o seu drink favorito? Descubra no TudoGostoso!

Veja como equipar a cozinha para fazer bons drinks

Temas relacionados