A farofa é a comida brasileira que é quase um patrimônio cultural, de tão apreciada que ela é por todo o país. Isso porque ela pode ser preparada de muitas maneiras diferentes para deixá-la do jeitinho que a gente mais gosta. Por aqui, você encontra várias receitas de farofa como farofa de banana, farofa de alho, farofa de dendê e muito mais. Porém, mais do que saber a receita, é necessário saber exatamente como fazer para deixá-la perfeita, e tudo começa com a escolha da farinha. Então vem que vamos te ensinar qual a melhor farinha para farofa: crua ou torrada? Além de dicas para ninguém botar defeito no seu prato. Confira!
Saiba como escolher a melhor farinha para farofa e deixe seu acompanhamento perfeito!
A farinha mais usada para fazer farofa é a farinha de mandioca, também conhecida como farinha de mesa. Porém, quando você chega no mercado, é comum se deparar com duas variações: farinha de mandioca crua e farinha de mandioca torrada. Então, como escolher a ideal para a farofa?
A verdade é que os dois tipos de farinha de mandioca podem ser usados para preparar farofa, mas o resultado final ficará ligeiramente diferente. A farinha de mandioca crua irá te entregar uma farofa mais clara e macia, ideal para quem gosta das versões mais molhadinhas do prato. Já a farinha de mandioca torrada entregará uma farofa mais seca, crocante e dourada, então se você é contra farofa molhadinha (como eu!), essa última é o melhor tipo para você.
Além disso, um dos erros que muitas pessoas cometem ao fazer farofa é não cozinhar a farinha o suficiente, deixando-a com aquele sabor tão característico de farinha crua. Portanto, para quem está começando agora, a farinha de mandioca torrada é a melhor opção!
Dicas para fazer a melhor farofa do mundo e ninguém botar defeito!
Farofa é muito mais fácil de fazer do que as pessoas imaginam quando você pega a prática. Existem apenas dois ingredientes que são essenciais: gordura e farinha. Os demais são complementos e temperos para deixá-la mais gostosa.
Existe, sim, uma proporção ideal entre gordura e farinha, que é de 1 para 3. O problema é que farofa também é algo pessoal, e essa quantidade pode ser alterada dependendo de como você prefere a sua. O melhor é começar seguindo essa proporção.
Por exemplo, a farofa de alho é a mais simples e fácil, então comece por ela. Adicione 2 colheres (sopa) de manteiga em uma frigideira ou panela grande, acrescente o alho picadinho e deixe dourar em fogo médio para baixo. Em seguida, acrescente 6 colheres (sopa) de farinha de mandioca, aos poucos, mexendo sem parar até que todos os ingredientes tenham sido incorporados. Nesse ponto, você já pode diminuir o fogo.
Se, depois de mexer bem, você achar que está muito molhada, basta adicionar mais farinha. Agora, se achar que está muito seca, é só adicionar mais gordura. Viu que fácil?
Com essas dicas e truques do TudoGostoso, a sua farofa vai ficar perfeita todas as vezes, impressionando todos os seus convidados. Pode confiar, a gente já testou todos eles!