• Entrar
  • Cadastrar
Levando o vinho fica mais barato comer fora! Descubra restaurantes do Rio de Janeiro que não cobram taxa de rolha
Paula AraripePor  Paula Araripe  | Redatora

Paula é jornalista, escritora e fã de carteirinha das competições de gastronomia da TV. Não consegue viver sem pão de queijo, é adepta das receitas simples e bem-feitas, e adora presentear as pessoas com biscoitos caseiros.

Nesses restaurantes rolha free você não vai precisar pagar uma taxa para levar o seu próprio vinho de casa

Levando o vinho fica mais barato comer fora! Descubra restaurantes do Rio de Janeiro que não cobram taxa de rolha

Você pode beber vinho no restaurante pagando mais barato se levar a própria garrafa a esses lugares (Créditos: Shutterstock)

Comer um bom jantarharmonizado com vinho em um restaurante é uma experiência deliciosa, mas que pode sair caro especialmente pelo preço da bebida. Uma forma de contornar esse custo e ainda sair para comer fora é levando o seu próprio vinho. Mas muitos estabelecimentos cobram a chamada taxa de rolha, uma prática permitida de cobrar um valor dos clientes que levam a própria bebida alcoólica. Esse valor pode ir desde 30 reais até mais de 100 reais por garrafa, o que volta a deixar a refeição cara.

A boa notícia é que não são todos os restaurantes que cobram a taxa de rolha. Alguns, incluindo estabelecimentos bem renomados, seguem a política de “rolha free” ou “rolha grátis” que permite o cliente levar a sua própria bebida alcoólica sem custo extra. O Rio de Janeiro, como um grande polo gastronômico, tem boas opções que não cobram taxa de rolha pela cidade. Descubra no TudoGostosorestaurantes cariocas que são rolha free.

Como aproveitar a política de rolha free

Em alguns restaurantes a rolha grátis é válida apenas para a primeira garrafa ou em alguma condição especial, como dia da semana, número de pessoas, consumo mínimo ou método de pagamento. Nos restaurantes desta lista, compilamos apenas aqueles que seguem o “rolha free” por completo, mas vale ligar ou entrar em contato com o restaurante primeiro para saber as regras e se ainda é válido, já que a qualquer momento podem mudar a política de taxa de rolha.

A taxa de rolha é mais usada para rótulos de vinho, mas ela pode ser válida para qualquer bebida alcoólica, então vale ficar atento nisso. Ainda é uma boa prática conferir a carta de bebidas para garantir que o rótulo que quer levar não é vendido pelo próprio estabelecimento.

Restaurantes cariocas que não cobram taxa de rolha

Descubra 10 dos restaurantes do Rio de Janeiro que oferecem comida boa e que você pode levar o seu vinho de casa sem custo adicional.

Seu jantar pode ser mais chique e em conta nos restaurantes rolha free (Créditos: Shutterstock)

Seu jantar pode ser mais chique e em conta nos restaurantes rolha free (Créditos: Shutterstock)

Cervantes

O Cervantes é um bar tombado como patrimônio do Rio de Janeiro e é um velho conhecido dos cariocas. Ele tem unidades em Copacabana e na Barra da Tijuca e é conhecido pelos sanduíches e pelo almoço bem servido. A comida do Cervantes fica melhor com o chope da casa, mas você pode levar a sua bebida para acompanhar o prato escolhido.

Signatures

Signatures é o restaurante-escola do Le Cordon Bleu, a escola de gastronomia francesa reconhecida como a melhor do mundo. O menu de alta gastronomia é preparado pelos alunos com auxílio dos professores renomados no estabelecimento em Botafogo. É possível conhecer os pratos nas redes sociais para levar a bebida que vai melhor harmonizar com a escolha.

Piccola Fattoria

A Piccola Fattoria é uma pizzaria artesanal ao estilo napolitano direto da Itália. A massa rústica é feita na casa com 96h de fermentação para atingir o ponto perfeito. O estabelecimento funciona com delivery e restaurante próprio no Recreio dos Bandeirantes, onde você pode levar o seu vinho para dividir a pizza com a família ou os amigos.

Babbo Osteria

O Babbo Osteria é um restaurante de comida italiana localizado em uma casa charmosa e moderna em Ipanema. Osteria é um estabelecimento típico italiano que originalmente servia hospedagem, vinho e comida simples, o que hoje é quase sinônimo de hospitalidade. O Babbo Osteria esteve presente na programação do Rio Gastronomia 2023 e foi escolhido pela Veja Rio como melhor trattoria moderna do Rio em 2023.

Si-Chou Asiático

O Si-Chou Asiático é um restaurante de pratos inspirados principalmente pela culinária do leste asiático do Japão, China e Coreia do Sul. Algumas comidas do cardápio misturam as gastronomias e tem detalhes de outros lugares, como o kimcheese harumaki, o rolinho primavera de origem chinesa, nome japonês e com kimchi coreano junto do queijo. O restaurante foi inaugurado em 2023 em Ipanema, pelos mesmos donos do Babbo Osteria.

Dois de Fevereiro

Dois de Fevereiro é um restaurante especializado em comida baiana no centro da cidade. O estabelecimento fica no Largo do Prainha, um polo gastronômico do Rio de Janeiro que ferve com cultura carioca e música brasileira de dia e de noite. O canto mais baiano do Largo da Prainha que tem até cardápio em forma de cordel e pratos como coxinha de bobó de camarão, baião de dois e feijoada baiana é sucesso com preços acessíveis e rolha free.

Sofia Restaurante

O Sofia Restaurante é tão aconchegante quanto uma casa até porque é assim que ela se apresenta. Essa simpática casa colorida na Praça da Bandeira é um restaurante novo da chef Katia Barbosa que serve comida brasileira bem afetiva. Tem menu executivo com entrada, prato principal e sobremesa inclusos no valor e como a rolha é free, você pode sir de casa sabendo exatamente o que vai gastar.

O macarrão

Você não vai encontrar restaurante mais direto que O macarrão. O estabelecimento de comida italiana com endereços em Botafogo e no Centro tem como carro-chefe o macarrão com preços bem acessíveis. Os pedidos são feitos no balcão e não tem garçom, mas por isso também não tem a taxa de serviço de 10%. Levando o seu vinho você consegue se deliciar com um jantar romântico italiano sem gastar muito.

Rubaiyat

O Rubaiyat é uma rede de restaurantes de comida mediterrânea que surgiu em Madri e tem unidades no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Na capital carioca, o restaurante fica no Jardim Botânico em uma varanda coberta dentro do Jockey Club Brasileiro. Ele é especializado em carnes de primeira com cortes premium e costuma atrair mais pessoas durante eventos como ceia de Natal no local.

Naturalie Bistrô

Quem não come carne também tem direito a beber seu vinho enquanto come um prato saboroso. O Naturalie Bistrô tem um cardápio inteiro de receitas vegetarianas e algumas opções veganas. São pratos deliciosos que caem muito bem com um vinho. O Naturalie Bistrô fica localizado em Botafogo e tem até um sebo de livros no estabelecimento.

Veja mais:
Onde comer no Rio de Janeiro? 10 restaurantes clássicos da capital carioca que você PRECISA conhecer
Vinho e viagem: descubra destinos do Brasil para degustar a bebida e viajar nas histórias das vinícolas
Vinho com rolha é melhor? Descubra a verdade por trás dos mitos sobre vinhos

Temas relacionados