• Entrar
  • Cadastrar
Esses são os 10 melhores restaurantes para comer no Rio de Janeiro, segundo guia gastronômico

Um site internacional listou o Rio de Janeiro entre as melhores cidades gastronômicas do mundo e listou os melhores restaurantes cariocas

Churrascarias e cafeterias estão entre os melhores restaurantes do Rio de Janeiro (Créditos: Alexandre Macieira/Riotur e Instagram Mocellin Churrascaria, Alfaia Restaurante e Churrascaria Palace)

Que o Rio de Janeiro é um ótimo lugar para comer não é surpresa. A cidade é o maior polo gastronômico do Brasil, com vários bairros que concentram bons restaurantes para um passeio com ótima comida. No site TasteAtlas, usuários apaixonados pela gastronomia mundial podem dar notas aos pratos e restaurantes de todo o planeta.

Baseado nas avaliações, a plataforma listou o Rio de Janeiro em 43º lugar da lista de 100 melhores cidades gastronômicas. Para justificar, foram selecionados os restaurantes mais bem avaliados da cidade carioca. Você descobre agora no TudoGostoso quais são os 10 melhores restaurantes do Rio de Janeiro de acordo com o TasteAtlas e o que comer em cada um.

Quais são os 10 melhores restaurantes para comer no Rio de Janeiro?

A lista do TasteAtlas leva em consideração a média das notas e análises de diversas fontes de acordo com o número de avaliações totais do Google.

Confeitaria Colombo

A Confeitaria Colombo é um dos locais mais clássicos do Rio de Janeiro quando pensamos em comida. São mais de 100 anos de funcionamento no endereço principal da Rua Gonçalves Dias, no Centro. As unidades dentro do Forte de Copacabana e do CCBB imitam a arquitetura original ao estilo Art Nouveau.

Apesar de ser mais conhecida pela sua parte de confeitaria, o estabelecimento também serve pratos salgados como feijoada e empanadas, muito recomendados pelos usuários. Mas os doces são o que mais encanta na Confeitaria Colombo, com destaque para o quindim eleito uma das sobremesas mais icônicas do mundo no TasteAtlas e para o pastel de nata, o pastel de Belém no Brasil.

Churrascaria Palace

A Churrascaria Palace é uma das melhores do ramo no Rio de Janeiro. Em funcionamento desde 1951 em frente ao Copacabana Palace, o local se tornou referência em pratos com carne de alta qualidade e foi tombado como Patrimônio Cultural Carioca em 2022. No TasteAtlas, o melhor churrasco do mundo é dito como sendo o da Churrascaria Palace. Dentre o buffet completo que tem até ostras, a picanha amada pelos brasileiros e eleita como segundo melhor prato tradicional do mundo no TastleAtlas é um dos carros-chefes do estabelecimento de Copacabana.

Marius Degustare

O Marius Degustare é um restaurante que fica no final da Avenida Atlântica, em Copacabana, bem perto do Forte Duque de Caxias. O foco do restaurante está nos frutos do mar e isso fica representado até na decoração, com teto e paredes cheias de conchas e cores e iluminações marinhas. Mas o Marius Degustare também é uma churrascaria e tem pratos de carnes deliciosos que são sempre elogiados pelos clientes.

Mocellin Churrascaria

Para quem quer comer bem na Ilha do Governador, a escolha ideal é o Mocellin Churrascaria, em 4º lugar da lista do TasteAtlas. O restaurante na Estrada do Galeão, que tem uma segunda unidade em Niterói, é outro que se destaca pelo churrasco com carne bem-feita. Em especial, os clientes elogiam o preparo personalizado e profissional que atinge o ponto certo pedido ao chef, desde quem gosta de mal passado até o bem passado. O buffet com uma extensa variedade de pratos quentes e frios é outro destaque do estabelecimento.

Tacacá do Norte

Para provar os ingredientes do Norte sem sair do Rio de Janeiro, o Tacacá do Norte é o lugar certo. O estabelecimento simplório no Flamengo é especializado em culinária paraense e tem, como dá para imaginar, um delicioso tacacá original do Pará. O Tacacá do Norte também é um dos melhores lugares no Rio de Janeiro para comer um açaí na tigela. Além disso, o restaurante tem um cardápio vasto que vai de pratos com caranguejo e pato no tucupi e jambu até bombom de cupuaçu.

Alfaia Restaurante

O Alfaia Restaurante é um estabelecimento de gastronomia portuguesa que marca Copacabana desde 1989 com a sua parede de azulejos coloridos. Lá você pode encontrar todos os pratos mais clássicos do país europeu. O bolinho de bacalhau, o arroz de polvo e o bacalhau à brás são os mais recomendados por quem já comeu lá. Quem não é fã de frutos do mar pode provar também o filé mignon com batata portuguesa acompanhado de arroz e farofa para ter um toque brasileiro. De sobremesa? Um pastel de nata, é claro!

Giuseppe Grill

A rede Giuseppe começou com um restaurante de comida italiana no centro, até que se expandiu na altamente elogiada unidade do Leblon chamada Giuseppe Grill. O estabelecimento é especializado em cortes de carne sofisticados como o Dry Aged e o Wagyu e já foi eleito 12 vezes a Melhor Carne do Rio. O destacou do Giuseppe Grill no TasteAtlas, curiosamente, é uma sobremesa de romeu e julieta, o doce de queijo com goiabada clássico brasileiro. A rede de restaurantes tem ainda uma unidade de frutos do mar, o Giuseppe Mar, no Village Mall, e uma unidade mista no Barra Shopping, o Giuseppe Square, que une todas as unidades, inclusive com as carnes e doces do Giuseppe Grill.

Churrascaria Majórica

Se pedir para um carioca nomear as churrascarias mais tradicionais do Rio de Janeiro, é bem provável que mencionem a Churrascaria Majórica. Ela foi fundada no Flamengo em 1961 em um casarão do início do século XX por dois irmãos de Maiorca, uma ilha da Espanha. Por causa disso, o seu cardápio serve do melhor das carnes brasileiras e dos pratos mediterrâneos. O churrasco e a picanha inevitavelmente são as principais indicações, mas a batata pastel, cortada em chips mas estufada como um pastel de vento e muito crocante, é um símbolo da Churrascaria Majórica.

Cachorro Quente da Tia

Nem sempre os melhores lugares para comer no Rio de Janeiro precisam ser restaurantes chiques. Uma simples loja com comida caseira comandada por uma “tia” carioca pode sim ser um dos melhores restaurantes do Rio. O Cachorro Quente da Tia começou como uma barraca e hoje tem espaço fixo em uma loja na Taquara, mas ainda como um negócio de família. O cachorro-quente vendido lá tem um molho especial que levou 20 anos para chegar na perfeição que todo mundo ama quando prova. Como uma clássica comida de rua, é um cachorro-quente que se adequa ao tamanho da sua fome com todos os complementos que quiser.

Cultivar

Cultivar é uma charmosa cafeteria em Santa Teresa perfeita para fazer uma parada enquanto passeia por esse bairro histórico do Rio de Janeiro. O café fica no mesmo lugar de uma fábrica de produtos orgânicos, que garante ingredientes naturais e frescos, e tem pratos sem glúten e vegetarianos no cardápio. É praticamente obrigatório pedir o pão de queijo caseiro, preparado com uma mistura de queijos mussarela e parmesão, perfeito para acompanhar um café ou capuccino. O açaí da casa também é uma delícia para quem quer uma opção mais refrescante.

Veja mais:
Esses restaurantes brasileiros têm estrelas Michelin e são deliciosos: descubra quais são e o que comer em cada
Brasil entra na lista das 100 melhores sobremesas do mundo com 6 e leva o 2º lugar! Será que você aprova o resultado?
Saiba onde comer as melhores rabanadas do Brasil!

Temas relacionados