Não é a primeira vez que uma comida ou restaurante brasileiro aparece no top melhores do mundo do Taste Atlas. O site já colocou diversas das nossas receitas tradicionais em sua enciclopédia, como o sanduíche bauru, o sorvete de tapioca e até o queijo canastra. Dessa vez, o destaque vai para a Confeitaria Colombo, localizada no centro do Rio de Janeiro, que ocupa a 8ª posição do ranking de 150 lugares para comer sobremesas icônicas do mundo.
Com uma arquitetura memorável, a Confeitaria Colombo existe no Rio desde 1894, e, até hoje, é um ponto turístico da cidade e uma parada obrigatória para quem gosta de confeitaria e história. O site ainda descreve a construção como opulenta e histórica. Além disso, eles ainda indicaram qual é o doce que merece destaque, e é claro que não poderia ser diferente: o quindim.
“Um creme amarelo brilhante feito com coco, açúcar, manteiga e gema de ovo. Esta deliciosa guloseima é brilhante por fora e macia e mastigável por dentro, proporcionando um sabor único e autêntico da culinária brasileira”, é a explicação que consta no site do Taste Atlas.
Tradicional quindim da Confeitaria Colombo não está mais no cardápio
Apesar do grande destaque dado pelo Taste Atlas, o tradicional quindim da Confeitaria Colombo não faz parte do cardápio há algum tempo. O Chef Leonardo Fernandes explica que o quitute foi retirado por conta da baixa procura, e ele vê a pandemia como uma das principais razões para isso. Com o passar do tempo, os clientes deram preferência para outros doces do cardápio.
O Chef também conta da surpresa e felicidade em saber que a sobremesa é tão bem vista, e ainda dá a novidade de que o quindim vai voltar para o cardápio da Confeitaria Colombo! Ainda não houve mudanças no cardápio digital, mas a expectativa é alta! Por aqui, nós adoramos o quitute e estamos muito contentes com a novidade!
Como fazer um quindim tradicional?
Se você não pode ir até a Confeitaria Colombo para experimentar o quitute clássico, não precisa se preocupar. Aqui mesmo no TudoGostoso você aprende como fazer um quindim tradicional de um jeito rápido e prático. Já separa as gemas, o coco ralado, o açúcar e a manteiga. A dica aqui é dar preferência para o coco ralado seco natural; deixe de lado o coco ralado adoçado, além do sabor ser a diferente, a textura também é e impacta no resultado final.
A receita de quindim tradicional do TudoGostoso é para fazer em porções individuais, mas é claro que você pode adaptar e preparar um quindão para a família toda!
Veja mais:
Comida brasileira é eleita o segundo melhor prato tradicional do mundo! Descubra qual é e aprenda receitas