Para nós, brasileiros, não é nenhuma surpresa que essa sobremesa apareça na lista de melhores bolos do mundo! Segundo o Taste Atlas, um site que é conhecido pelos rankings gastronômicos feitos seguindo o gosto dos consumidores, a sobremesa tradicional brasileira aparece em 12º lugar, em uma lista de 50 bolos. Já adivinhou do que estamos falando? É claro que é do pavê! Além de contar quem ficou nos primeiros lugares da lista, o TudoGostoso irá falar um pouco da origem do pavê e, claro, ensinar como fazer o pavê perfeito. Continua lendo para saber tudo sobre esse doce querido!
O nosso querido pavê está entre os 50 melhores bolos do mundo
Pavê é a sobremesa brasileira que está no ranking de melhores bolos do mundo
O pavê surgiu como uma sobremesa simples e tradicional na casa dos brasileiros, extremamente democrática por ser relativamente barata e fácil de fazer. Ele era consumido majoritariamente em datas comemorativas como o Natal, contudo, logo esse doce ganhou versões mais aprimoradas e espaço em restaurantes e confeitarias de todo o país, em qualquer época do ano.
Em um ranking mundial de sobremesas, estar na 12ª posição é, sem dúvidas, motivo de orgulho. Na frente do pavê, temos sobremesas como a torta garash, de origem búlgara, em 1º lugar. Outros doces populares que estão a nossa frente são o cheesecake japonês, em 6º lugar, a chocotorta argentina, em 9º lugar, e o pão de lóportuguês, em 11º lugar.
Origem do pavê
A origem do pavê é um pouco incerta; alguns estudiosos gastronômicos contam que ele seria uma versão gelada de génoise, um bolo italiano formado por várias camadas. Já a origem da palavra pavê é francesa, derivada de pavage, que significa pavimento, ou seja, aquilo que é construído em camadas. E faz todo sentido quando pensamos na maneira de montar o pavê, não é mesmo?
A forma tradicional de fazer o pavê é usando biscoito champagne para atuar como a "massa do bolo", e esses biscoitos já apareciam na corte francesa lá no século 16. No entanto, mesmo que partes da sobremesa tenham chegado ao Brasil graças aos europeus, o pavê como conhecemos foi criado e aperfeiçoado pelo povo brasileiro.
Com o passar dos anos, as receitas de pavê começaram a fugir dos sabores tradicionais como creme e chocolate, e hoje é possível encontrá-lo nos mais diversos sabores, com deliciosas camadas de biscoito, cremes diferentes e frutas.
É difícil encontrar um brasileiro que negue um pedaço de pavê
Dicas de como fazer um pavê perfeito para ninguém botar defeitos
Se você não é tão iniciante na cozinha, você já deve ter feito um pavê. Ele é muito fácil de fazer mesmo, e não precisa nem saber princípios de confeitaria. Algumas receitas usam cremes com leite e engrossados com maisena e ovos, enquanto outras usam apenas leite condensado para fazer o recheio, em uma espécie de brigadeiro mais cremoso.
A verdade é que tudo vai depender do seu paladar e do paladar dos seus convidados. Um pavê bom de verdade precisa ser equilibrado, nem muito doce, nem muito sem graça. Além disso, ele precisa estar bem gelado!
Outro ponto importante é decidir a textura que você prefere que o seu pavê tenha. É aqui que acontece as maiores controvérsias: biscoito champagne ou biscoito maisena?
O primeiro confere uma textura mais parecida com um bolo esponjoso, enquanto o segundo deixa a receita mais leve e até mais crocante dependendo de como ele for usado. Se você é do time pavê crocante, certifique-se de não deixar o biscoito maisena por muito tempo no leite; é rapidinho, só para deixá-lo levemente molhado.
E por falar em molhar o biscoito no leite, você também pode inovar nesse momento usando outras bebidas como café e até licores. Vale a pena experimentar, eles deixarão o seu pavê ainda mais gostoso e todos os seus convidados vão pedir a receita depois!
Receitas de pavês deliciosos para fazer a qualquer hora
O morango é o queridinho das sobremesas, porque ele combina com qualquer recheio praticamente. Se você um sabor que com certeza vai agradar todo mundo, pode fazer essa receita sem medo.
O sonho de valsa é um dos bombons mais usados para fazer sobremesa, e ele combina demais com o pavê, deixando-o ainda mais crocante.
Para quem não resiste a combinação de chocolate com coco, essa receita é perfeita!
Um clássico é um clássico! Irresistível, delicioso, magnífico. Pode confiar que não tem erro!
Essa receita aqui é para a criançada, eles vão adorar! Também é uma ótima maneira de passar um tempo com sua criança: montando e comendo!
O diferentão do rolê, esse aqui traz o seu amor em uma colherada só! Não vai ter crush que resista.
Veja mais:
Conheça o queijo canastra: eleito melhor queijo do mundo é brasileiro e tem sabor único