• Entrar
  • Cadastrar
Dia dos Namorados: receitas e ideias do que servir para um jantar romântico perfeito
Se inspire na culinária italiana para preparar um jantar romântico para seu amor

Quando pensamos em jantar romântico, os pratos de massa logo vêm à mente. Imagine aquela mesa com toalha vermelha e decoração de velas ao lado de dois pratos com uma bela massa e duas taças de vinho. É ou não é o cenário perfeito para um jantar a dois inesquecível? Para os românticos de plantão que querem preparar uma comida caseira para a pessoa amada no Dia dos Namorados, confira as dicas do TudoGostoso para fazer um jantar romântico inspirado pela culinária italiana.

Jantar italiano de Dia dos Namorados: mesa com pratos italianos como pizza, macarrão, carpaccio e bruschetta Se inspire na culinária italiana para preparar um jantar romântico de Dia dos Namorados

O que servir em um jantar italiano bem romântico?

Um jantar italiano bem típico é separado em várias rodadas de pratos. O primeiro é o “antipasto”, uma entrada leve que pode ter salada, torrada, queijos e tábua de frios. Depois vem o “primo piatto”, o primeiro prato principal composto por massa. Logo após vem o “secondo piatto”, o segundo prato principal que conta com uma proteína, que ainda pode ser seguido com o “contorno”, um prato leve de salada e vegetais. Para arrematar o jantar italiano não poderia faltar o “dolce”, ou seja, a sobremesa.

Você não precisa seguir a etiqueta italiana à risca para montar o cardápio do seu jantar caseiro. Você pode se inspirar e fazer várias rodadas de pratos mais simples e brasileiros ou então usar apenas um ou dois pratos típicos da comida italiana deixando a ordem de lado. Apenas fazer uma massa fresca com um molho caseiro pode ser mais do que o suficiente para a refeição ser um sucesso.

Uma dica para planejar seu jantar de Dia dos Namorados é caprichar na decoração da mesa. Uma toalha vermelha, pequenas velas e flores ajudam a criar o clima romântico. E se estamos falando de jantar italiano, porque não acrescentar um vinho? Harmonize vinho tinto, branco ou rosé com os pratos e terá uma ótima noite.

Receitas de entradas para surpreender logo no começo

Bruschetta

A bruschetta é uma torrada bem crocante feita com pão italiano e coberta com tomate, muçarela de búfala, manjericão, azeite e mais temperos.

Sobre uma mesa de madeira estão fatias de torrada cobertas com um molho de tomate A bruschetta pode levar vários ingredientes, mas o tomate com manjericão é um clássico

Caponata de berinjela

A caponata é tradicional da região da Sicília. A receita é uma berinjela salteada com tomate e cebola refogada em azeite. Pimentão, azeitona e alcaparra também podem ser utilizados no preparo.

Salada caesar

Qualquer salada vai bem como antipasto, mas a sugestão é seguir a clássica salada caesar, uma criação de um chef italiano que se espalhou pelo mundo.

Carpaccio

O carpaccio é um preparo recente, criado nos anos 50, mas bem italiano. É um costume servir carnes cruas e embutidos como entrada, então as fatias de carne cruas, finas e temperadas do carpaccio seguem a tradição.

Sanduíche de salame no pão ciabatta

Um sanduíche também pode ser um bom antipasto. Com pão ciabatta, salame e alcaparra, esse preparo tem ingredientes bem italianos.

Receitas de massas saborosas inspiradas pela comida italiana

Talharim ao molho quatro queijos

A massa italiana em tiras fica uma delícia com qualquer molho, então você pode escolher o que mais combina com o gosto do casal. A nossa indicação é para o molho quatro queijos, popular, fácil de fazer e deliciosos com a combinação de provolone, parmesão, gorgonzola e requeijão.

Espaguete à carbonara

Tanto o tipo de massa quanto o molho tem origem italiana, tornando o espaguete à carbonara, ou “spaghetti alla carbonara”, um dos pratos mais indicados para um romântico jantar italiano.

Nhoque dois molhos

A palavra nhoque é derivada do italiano "gnocchi". A massa de batata é simples de fazer em casa mesmo para quem é iniciante na cozinha. Os dois molhos desta receita são de tomate e de requeijão.

Ravioli de ricota

Uma receita de ravioli pode ser recheada com vários ingredientes, de queijos até carnes. Para um preparo bem inspirado pela gastronomia italiana, aposte neste recheio com ricota, rúcula e tomate seco.

Pasta fresca com ragu de cordeiro

Se quiser se desafiar no seu jantar romântico de Dia dos Namorados, que tal preparar a própria massa caseira de macarrão? O molho de carne segue outro preparo tradicional e sofisticado com o ragu de cordeiro.

Receitas de prato secundários com carne, legumes ou outros ingredientes

Almôndega com molho de tomate

A almôndega costuma ser servida com o macarrão, mas também pode vir como prato secundário com molho de tomate e ervas.

Jantar italiano de Dia dos Namorados: prato branco com sete almôndegas, molho de tomate e uma folha de manjericão A almôndega pode ser servida após o prato de massa em vez de junto dele

Polpetone assado e recheado

O polpetone é uma espécie de evolução da almôndega. O diferencial deste bolinho com carne moída é que ele é maior e recheado. Assim, ao cortar a carne, você pode ver o queijo derretido escorrer deliciosamente.

Ossobuco ao vinho

O ossobuco, ou chambaril, é uma receita típica da região da Lombardia. O prato com aparência marcante é perfeito para ocasiões especiais, ainda mais com este preparo elegante que leva vinho.

Filé mignon com risotto de alho-poró

O filé mignon é um corte com nome francês, mas é usado em todo o mundo. Mas o risotto de alho-poró que complementa a carne tem inspiração italiana na medida certa para este cardápio de Dia dos Namorados.

Alcachofra com molho

Os vegetarianos também podem aproveitar um segundo prato no cardápio italiano. A alcachofra é típica da Itália e está em diferentes preparos. Nessa receita os nutrientes da alcachofra são o destaque e o sabor é complementado com um molho com cebola, tomate, alho e gengibre. Para tornar a receita vegana, é só dispensar o queijo ralado.

Receitas de sobremesas para adoçar a noite

Tiramisù

O tiramisù é um dos doces italianos mais populares. A sobremesa é feita com biscoito champagne molhado em café e em licor, intercalado com um creme à base de queijo mascarpone e finalizado com uma camada de cacau e café em pó. Uma versão de tiramisù à moda brasileira troca o mascarpone por cream cheese para ser mais acessível.

Licor: quadrado de tiramisu em um prato redondo O tiramisù é uma sobremesa italiana sofisticada e bastante popular pelo mundo

Panna cotta

A panna cotta é originária de Piemonte e é feita com nata de leite, gelatina e açúcar. A textura é leve e macia e o sabor pode ser intensificado usando especiarias como canela. É comum servir com uma calda ou geleia de frutas, principalmente morango e outras frutas silvestres.

Cannoli de massa de pastel

Fazer cannoli do zero não é algo trivial para quem nunca fez antes por causa da massa singular. Por isso, uma maneira de preparar o doce sem dificuldades é aproveitando a massa de pastel. A textura é bem similar e você pode carregar o sabor no recheio com creme de ricota, doce de leite caseiro ou brigadeiro de panela.

Salame de chocolate

O salame de chocolate é uma sobremesa inusitada, mas bem italiana. O doce é feito com um creme de chocolate recheado com pedaços de nozes, amêndoas e avelãs. Preparos mais simples trocam as sementes por biscoitos quebrados. É essa receita que inspirou a criação da palha italiana, uma comida que parece italiana mas é brasileira. Em vez do chocolate ao leite ou amargo, é possível fazer uma versão de salame de chocolate branco.

Gelato napolitano

Gelato é a palavra italiana para sorvete, mas também distingue o preparo local dos sorvetes que estamos acostumados por aqui. Com menos ar e mais aromatizante, o sabor é mais marcante e a textura é mais densa, uma delícia para tomar no fim da refeição. Essa versão de gelato ainda faz uma referência ao sabor napolitano com as três camadas conhecidas de chocolate, creme e morango.

Veja também:

Descubra como é feita a verdadeira pizza italiana

Vinho com rolha é melhor? Descubra a verdade por trás dos mitos sobre vinhos

Temas relacionados