4 xícaras de açúcar
Coloque o leite e o açúcar em uma panela grande de fundo largo.
Leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau, até obter fervura (cerca de 15 minutos).
Diminua o fogo e continue mexendo até obter um doce marrom claro de consistência cremosa (cerca de 45 minutos).
Passe o doce para um refratário, deixe esfriar bem e sirva colheradas em pratos de sobremesa com fatias de queijo branco.
Dica: é possível adicionar ameixas pretas previamente aferventadas, coco ralado, passas maceradas ao rum, nozes picadas ou figo em calda. Para obter um doce com textura bem delicada e cremosa, é preciso mexer o leite sem parar para dissolver por completo o açúcar.
Você pode usar essa receita incrível de doce de leite caseiro para incrementar diversos pratos doces. Aqui no TudoGostoso você encontra alguns exemplos como churro, bolo de churros, rocambole e o famoso sonho de padaria!
Você sabia que é possível preparar um doce de leite low carb? Isso mesmo! Para aquela época em que você está seguindo uma dieta muito restrita e não pode sair da linha. O TudoGostoso te mostra como preparar um doce de leite gostoso e fit. Clique aqui e veja como fazer no blog!
Veja também:
Receitas com doce de leite: veja 60 doces incríveis
A receita apresentada nesta página foi enviada por
Kelcilene ferreira
através
desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail
[email protected].
Na primeira vez q fiz nao deu certo. Na segunda refiz com os devidos cuidados q a receita pede,principalmente em relação a PANELA. E deu super certo.
Muito bom
Se quiser usar leite zero lactose e açúcar mascavo, as quantidades seriam as mesmas?
Adorei
O problema é o fogo, o seguinte pessoal: O ponto dela meio jo meu caso é alto, o primeir ponto é aquele onde apos 10 ou 15 minutos máximo comença a ferver vira espuma, ainda vc mexendo a espuma nao para, vc precisa deixar ferver (fazendo espuma) uns 3 minutos. Logo abaixa o fogo no meu caso fogo medio, aquele onde se vc para de mexer faz espuma rapidinho mas vc mexendo é como se lutasse com a espuma, esse é o fogo correto, nesse fogo vai dar sim 40 minutos e fica pronto, nao deixa de mexer pois queima se ve q ta ficando duro pode incrementar leite aos pouquinhos
Fiz com leite de caixinha desnatado e leite de garrafa integral. O de caixinha ficou em consistência de leite condensado, não tive muita paciência pra ficar depois dos 40min de fervura. Já o leite integral aguardei até tomar mais cor e consistência. Não sei se porque tirei da panela antes de esfriar açucarou, mas fica muito bom.
Vai dar 2 horas e ainda tô aqui! Até que mudou de cor, pórem não endureceu
Por favor reveja o tempo certo.da receita
Não funciona. 1hora e meia e nada.
Muito fácil