• Entrar
  • Cadastrar
Cidade mais alemã do Brasil tem queijo premiado, festas típicas o ano inteiro, clima europeu e fica do lado de Blumenau

Conheça essa cidade em Santa Catarina que mantém viva a arquitetura, as tradições e as festas dos imigrantes alemães no Brasil

Das comida às festas, Pomerode segue tradições alemãs até hoje (Créditos: Shutterstock)

Você consegue adivinhar qual é a cidade mais alemã do Brasil? Logo de cara muita gente deve pensar em Blumenau, cidade que recebe a maior Oktoberfest do mundo depois de Munique. Essa resposta está errada, mas não está muito longe geograficamente da verdade. Também em Santa Catarina e não muito longe de Blumenau fica a intitulada cidade mais alemã do Brasil: Pomerode. Descubra no TudoGostoso o que tem na cidade que rendeu esse nome até hoje e o que fazer neste canto da Europa nos trópicos brasileiros.

Por que Pomerode é a cidade mais alemã do Brasil?

Pomerode surgiu como uma colônia de imigrantes da Pomerânia, uma região histórica na que hoje é a divisa entre Alemanha e Polônia. Quando a imigração alemã começou no Brasil, muitos deles se acomodaram no sul do Brasil e um grupo misto com pomeranos resolveram estabelecer uma colônia em um território inabitado entre as já estabelecidas Blumenau e Joinville.

Quando os pomeranos chegaram no Brasil junto com outros povos, já falavam principalmente o alemão-padrão, mas alguns ainda mantinham o idioma original da região, o pomerano. Até hoje essas línguas continuam sendo falada pelos descendentes dos primeiros imigrantes da região, em uma mistura de português, alemão e pomerano. Inclusive o Brasil é um dos poucos países em que a língua pomerana ainda existe, ao lado dos Estados Unidos também pelos seus imigrantes, já que está quase extinta na Alemanha e na Polônia.

Os imigrantes construíram a cidade no século 19 com base nas suas cidades natais e por isso boa parte das casas e construções de Pomerode seguem a arquitetura alemã do enxaimel com suas linhas e cores vibrantes. Por estarem fora do país de origem, se esforçaram para manter as suas tradições e ensiná-las para as gerações seguintes. É por isso que até hoje celebram tradições e festas históricas que renderam a Pomerode o título de cidade mais alemã do Brasil, superando outras colônias alemãs em Santa Catarina e Rio Grande do Sul principalmente.


O que não deixar de fazer em Pomerode?

O passeio turístico em Pomerode começa com os arcos que dão as boas vindas aos visitantes e guiam pela Rota do Enxaimel com as ruas de arquitetura tradicional perfeitas para tirar fotos. O caminho é a maior concentração fora da Europa com esse estilo, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e tem até selo de vila turística da ONU.

As famosas Porcelanas Schmidt são criadas em Pomerode e você pode conhecer a fábrica na cidade. O Museu e a Casa do Imigrante são bons programas para quem quer se aproximar da vida dos primeiros imigrantes da região. Pomerode tem atrações para todas as idades e a família inteira pode aproveitar uma visita ao Zoo Pomerode, à Vila Encantada Parque dos Dinossauros e ao parque de diversão Alles Park Pomerode.

Quem gosta de comida e bebida de qualidade vai amar conhecer Pomerode. Lá fica a Cervejaria Schornstein, que oferece tour e degustação de cerveja alemã e a fábrica de chocolates Nugali, premiada internacionalmente e que também tem visitação, degustação e loja. No centro da cidade fica a Pomerode Alimentos que produz o único queijo brasileiro com “superouro” no World Cheese Awards. Não deixe de experimentar também o café colonial da Torten Paradies com uma cuca simples fofinha, um strudel de maçã e um biscoito com gengibre.

Pomerode é uma cidade ótima para ir com a família (Créditos: Shutterstock)

Qual a melhor época para ir a Pomerode?

Pomerode tem um clima mais ameno e é especialmente frio no inverno, mas também tem seus dias de calor no verão. A temperatura média em todo o ano varia entre 12 °C e 29 °C. Pomerode é um bom destino de viagem em todo o ano. O começo do ano fica agitado com as festas tradicionais e a decoração das celebrações de Páscoa. No inverno os turistas gastronômicos aproveitam mais os festivais culinários com pratos típicos alemães.

Em outubro as festas da cerveja tomam conta não só de Blumenau como de Pomerode e a cidade tem a meia maratona mais alemã do Brasil, com trajes típicos e chope no percurso. Em período de festas ou férias escolares, Pomerode fica mais cheia, ideal para quem quer um agito. Se quiser mais tranquilidade para explorar os pontos turísticos da cidade, maio, setembro e novembro são meses de baixa temporada.


Como chegar em Pomerode?

Chegar em Pomerode é bem fácil. O aeroporto mais perto de Pomerode é o Aeroporto Internacional de Navegantes, a 75km de distância, que leva em média 1h30 para chegar de carro. Mas os outros aeroportos principais de Santa Catarina não estão muito longe. De Joinville são 86km, com quase o mesmo tempo de viagem, e da capital Florianópolis são 182km, que dá para chegar em pouco menos de 3h.

Vindo de Blumenau são apenas 40 minutos de viagem de carro e tem várias excursões que levam pessoas que não estão de carro, perfeito para um bate e volta. Também é possível chegar em Pomerode pela estrada a partir de Curitiba, no Paraná, em pouco mais de 3h30 para percorrer os quase 200km.


Veja mais:

Champagne do Brasil: conheça a região do país com espumantes de qualidade que competem até com a França
Natal em Blumenau terá quase 40 dias de atrações e muita magia com entrada gratuita
Tudo sobre a Fenarreco: inspirada na Oktoberfest, festa de Brusque tem culinária alemã e muito chope

Temas relacionados