• Entrar
  • Cadastrar
É na Europa ou no Nordeste? A cidade chamada de "Suíça baiana" tem reserva florestal, clima agradável e mais de 100 tipos de biscoito de polvilho

A terceira maior cidade da Bahia tem clima de cidade europeia e é uma das melhores cidades para se viver no Nordeste

Você não precisa cruzar o oceano para visitar uma cidade próspera e com clima de Suíça (Créditos: Shutterstock)

Já pensou em visitar, viver ou pelo menos morar um tempo em uma cidade tranquila com clima e charme de um país europeu sem ter que ir muito longe? Você consegue encontrar um lugar assim com ares de Suíça aqui no Brasil. Nada de olhar direto para o sul do país, estamos falando na verdade de um lugar no Nordeste, a cidade de Vitória da Conquista, na Bahia! Descubra no TudoGostoso os motivos que deram a Vitória de Conquista o título de “Suíça baiana” e os principais atrativos para você conhecer essa cidade que está entre as melhores para se viver na região.

O que tem para fazer em Vitória da Conquista?

Vitória da Conquista é a 3ª maior cidade da Bahia, atrás apenas da capital Salvador e da Feira de Santana e tem um PIB crescente de mais de 7 milhões de reais. A cidade que é ao mesmo tempo grande e tem uma vida tranquila chegou a ser eleita a 2ª melhor para morar no Nordeste, atrás apenas de Palmas no Tocantins.

Conquista, como costuma ser chamada, tem áreas de natureza bem preservada que são boas para fazer uma trilha e explorar seu lado ecoturista aventureiro. Um bom exemplo é a Reserva Florestal do Poço Escuro, com trilhas agradáveis para se conectar com a natureza ouvindo o som dos animais que vivem nos arredores. Lá é indicado ir especialmente pela manhã. Outra sugestão é o Parque Municipal da Lagoa das Bateias, com trilhas mais abertas perto de um espelho d'água que passou recentemente por revitalização.

A Praça Tancredo Neves é um bom lugar para uma caminhada tranquila e um piquenique com a família. Monumentos artísticos e históricos estão espalhados pela cidade, para poder fazer um verdadeiro tour pelos bairros vendo cada um deles, como o Monumento ao Príncipe Maximiliano, o Monumento aos Imigrantes, o Monumento aos Mortos e Desaparecidos Políticos da Bahia, Monumento ao Índio. O Cristo de Mário Cravo fica em um ponto com visão panorâmica de toda a cidade. Na programação cultural, museus como o Museu Cajaíba com esculturas a céu aberto e o Teatro Municipal Carlos Jehovah são as opções.

O Cristo de Mário Cravo é o melhor lugar para ir se quiser uma boa vista da cidade (Créditos: Shutterstock)

O que comer em Vitória da Conquista?

Em Vitória da Conquista, muitos restaurantes servem pratos típicos baianos e receitas legítimas da culinária nordestina. Mas de longe o que mais representa a cidade são os biscoitos feitos com polvilho. O biscoito é tão amado e consumido em Conquista que consegue se equiparar ao consumo de ingredientes básicos da comida brasileira como o arroz ou feijão. Não tem como passar um café para se esquentar nas horas frias do dia sem ter um biscoito ao lado para acompanhar.

A tradição dos biscoitos de Vitória da Conquista veio das suas fazendas. A pecuária é até hoje muito importante para a economia das famílias de lá, lado a lado com o cultivo. Como a mandioca como principal ingrediente da região, ele precisava ser usado ao máximo no dia a dia. Transformá-la em farinha na forma do polvilho doce ou azedo e juntar com manteiga, ovo e açúcar também produzidos na fazenda rendeu o nascimento de muitas receitas de biscoito de família.

Diferente do que é conhecido como biscoito de polvilho em outras partes do Brasil como o Biscoito Globo das praias cariocas, os biscoitos de polvilho de Vitória da Conquista são mais parecidos com os biscoitos amanteigados que trocam a farinha pelo polvilho. A receita varia de família para família, mas a base de muitas delas é feita com polvilho doce, açúcar, manteiga, ovo e o toque especial do leite de coco. Tira o leite de coco aqui, bota uma goiabada de lá, troca o açúcar por queijo, mergulha no chocolate… Em Conquista tem mil e uma maneiras de fazer biscoito de polvilho doce e salgado e dá para achar mais de 100 de tipos de biscoito de polvilho nas dezenas de barracas e lojas que vendem essa delícia.

O biscoito de polvilho de Vitória de Conquista tem muitos sabores, mas todos com gosto caseiro (Créditos: TudoGostoso/Bruna Souza)

Como é o clima em Vitória da Conquista?

A maior parte do Nordeste, e do Brasil, precisamos dizer, é conhecida pelo calor que dura quase o ano inteiro. Mas algumas cidades conseguem ter condições climáticas mais amenas por causa de bioma, altitude, proximidade do mar, entre outros. No caso de Vitória da Conquista, a cidade fica bem ao sul do gigante estado baiano, praticamente na altura do meio do nosso país. Conquista fica a cerca de 200 km do litoral e 100 km da divisa com Minas Gerais e tem um relevo ondulado com alguns platôs e topos arredondados. Alguns pontos são mais altos, como a Serra do Periperi, mais afastada do centro, com 1.100 metros de altitude. A caatinga e a mata atlântica são os principais biomas.

Por causa dessas condições geográficas, o clima em Vitória da Conquista é bem único. A temperatura máxima média mesmo no verão fica em 28ºC e a mínima é bem amena, com média de 18ºC no verão e 13ºC no inverno. Já tiveram ocasiões de dias ainda mais frios, já que a mínima histórica na cidade chegou a 5ºC. Vitória da Conquista tem um clima seco, com relativamente poucos dias de chuva, em média cerca de 7 dias por mês. O clima mais ameno e seco com poucas chuvas lembra as condições de cidades no sul da Suíça, o que rendeu o apelido de suíça baiana.

Como chegar em Vitória da Conquista?

Para chegar em Vitória da Conquista, o melhor é ir de avião para o Aeroporto Glauber de Andrade Rocha que fica na cidade. O aeroporto recebe voos das companhias aéreas de pontos importantes do país, mas no caso de precisar de uma conexão, o voo partindo da capital leva menos de 1h para chegar. Para ir de carro ou ônibus partindo da capital Salvador, é preciso percorrer mais de 500 km em cerca de 8h de viagem que tipicamente passa por Feira de Santana. Para quem não tem carro, felizmente Vitória da Conquista tem um terminal rodoviário que recebe ônibus de várias partes do estado e do país.

Veja mais:
O que tem nessa praia que está entre as mais bonitas do mundo e fica no Brasil?
Não é Santorini! Esse lugar que parece a Grécia fica pertinho do Brasil e é um verdadeiro paraíso
Os 3 principais ingredientes da comida baiana para se ter na cozinha

Temas relacionados