Nos anos 1950, Dorival Caymmi já perguntava (e também respondia) "O que é que a baiana tem?". Mas e a comida baiana, o que terá? Tem com certeza 3 principais ingredientes: azeite de dendê, coentro e pimenta. E até quem não é baiano se apaixona pelos pratos mais típicos da região, como caruru, vatapá, abará, moqueca ou acarajé. Que tal ser transportado para esse estado sem sair da sua cozinha? Só não esqueça desta dica: vá experimentando os diferentes tipo de pimenta aos poucos porque algumas podem ser, como eles dizem, bem arretadas!
Típico da região, o vatapá conta com os 3 principais ingredientes da comida baiana
Os 3 principais ingredientes da comida baiana são azeite de dendê, coentro e pimenta
A Bahia conquistou boa parte do mundo não só por sua música, mas também por sua culinária. Brasileiro ou estrangeiro, qualquer um fica com água na boca só de pensar em um dos pratos típicos. Imagina ao degustar? A grande maioria é apimentada, mas alguns não levam pimenta na receita. O importante é: sempre existirá um tipo à disposição caso o freguês mude de ideia. Na eterna briga entre quem é a favor ou contra o uso de coentro na comida, o baiano fica totalmente do lado da hortaliça. Dizem que seu perfume é capaz de encantar qualquer paladar. Com sabor inconfundível, o azeite de dendê pode ser usado tanto no preparo quanto para dar aquele toque final em quase todas as receitas.
Aprenda a fazer alguns dos pratos mais típicos da Bahia:
Abará
É um bolinho de feijão-fradinho moído cozido em banho-maria embrulhado em folha de bananeira. Lembre-se que você deve lavar bem o feijão.
Acarajé
Herança da culinária africana, esse prato também leva feijão-fradinho, só que não como recheio e sim na massa. Nesse bolinho, que é frito no dendê, a pimenta não pode faltar.
Caruru
Com origens africanas e indígenas, esse cozido de quiabo costuma ser servido acompanhado de acarajé ou abará.
Moqueca
Não se confunda com a versão capixaba, a baiana leva leite de coco, pimentão e azeite de dendê. Aqui o coentro sempre reina.
Vatapá
Este prato pode ser servido de 3 maneiras: como prato principal, acompanhamento ou recheio para acarajé.