Você é do time que gosta de um sabor apimentado na comida? Uma excelente notícia para quem ama pratos com pimenta é que a variedade é enorme e existe uma gama imensa de cores e sabores que se pode conseguir com cada uma delas. Vamos conhecer os tipos de pimenta vermelha que podem ser usadas em pratos doces e salgados, com uma supercuriosidade no final. Vem com a gente!
Tipos de pimenta vermelha: veja quais são e como usar em pratos
São diversos formatos, sabores e níveis de intensidade. E tudo isso faz a diferença no tempero. Se engana quem acha que as pimentas vermelhas são extremamente ardidas, quem prefere um gosto mais suave também pode usar. Basta escolher a opção certa e equilibrar bem a quantidade.
A pimenta biquinho é ótima para quem não curte um grau muito grande de ardência
Pimenta biquinho
Recomendada para os iniciantes, também pode ser chamada de pimenta-de-cheiro. Ideal para quem não é muito fã de ardência intensa, é delicada e levemente adocicada. Ótimas para preparos leves, como peixes, saladas, peixes e a famosa geleia de pimenta. Dá até para ser consumida pura!
Vamos ver o que pode ser feito com essa pimenta de grau de picância leve e um aroma muito potente.
Saiba como usar a pimenta-dedo-de-moça
Pimenta dedo-de-moça
Tem potência média, podendo ser suavizada se retiradas as sementes. Bastante versátil, ela pode ser usada bem com carnes, molhos e saladas, mas também cai muito bem como ingrediente de sobremesas. Também é muito boa se usada desidratada ou em conserva para acompanhar petiscos.
Coloque a pimenta dedo-de moça em pratos como:
Pimenta malagueta: uma das pimentas mais ardidas da nossa culinária
Pimenta-malagueta
É uma das mais populares no Brasil. A ardência é bem forte, então se você não tem muita afinidade com sabores ardentes, use com cuidado. É o tipo de pimenta para preparar pratos bem típicos da nossa culinária, como vatapá e moqueca. Também é muito usada em conservas com adição de vinagre e em receitas que pedem bastante picância,
Quer saber o que fazer com a pimenta-malagueta que tem em casa? Veja nossas opções.
A pimenta tabasco dá nome a um dos molhos mais famosos do mundo
Pimenta tabasco
É natural da América do Norte e é o que dá origem ao famoso molho de mesmo nome, o Tabasco. Para quem não tem o costume de comer pimentas mais fortes, ela pode ser bem ardida. In natura, ela é ótima para, além de molhos, pratos de entrada e petiscos.
Descubra todo o sabor forte da pimenta caiena
Pimenta caiena
Ela está entre as mais ardidas, mas também as mais saborosas. É uma mistura de outras pimentas, como a dedo-de-moça e a malagueta, por isso seu grau de picância. Por ser bem forte, é muito comum nas comidas mexicanas e tailandesas, mas se adapta super bem aos pratos brasileiros.
Fica ótima em carnes, peixes, frangos e até omelete. Também é uma excelente opção para molhos, sopas e caldos. Veja onde usar a pimenta caiena:
Toda a versatilidade da pimenta-calabresa em pratos principais e drinks
Pimenta-calabresa
A pimenta-calabresa é o resultado da desidratação de outras pimentas vermelhas. O grau de ardência é médio, o que faz dela muito versátil para ser usada em vários preparos, mas também bem marcante.
Além de aves, peixes e carnes, é muito usada em geleias, sobremesas e drinques.
Quais os benefícios da pimenta vermelha
Além de dar aquele gostinho delicioso para a comida, as pimentas vermelhas fazem muito bem para o organismo. Você não vai se arrepender de incluir na lista de temperos dos seus pratos.
A capsaicina, responsável pela ardência dessa especiaria, promove o equilíbrio entre as bactérias boas e ruins do intestino, evitando as inflamações. Essa substância ainda é antioxidante e uma ótima aliada na prevenção do câncer.
Mas atenção, verifique com um profissional se você não possui alguma condição de saúde que restringe o uso da pimenta. Pessoas que possuem gastrite e úlcera devem evitar incluir na alimentação.
Carolina Reaper: a pimenta mais ardida do mundo
Sim, ela é considerada pelo Livro dos Recordes o tipo de pimenta mais ardido do mundo. Ela é tão forte que é recomendado o uso de luvas para manusear. Vem do cruzamento de duas pimentas também muito fortes: a Habanero e Bhut Jolokia.
Por ser menos comum, é difícil encontrar essa variedade no Brasil. Mas pode ser incorporada em receitas tradicionais da nossa cozinha, como a carne louca, para dar um sabor adicional. E aí, vai encarar?
Carolina Reaper: conheça a pimenta mais ardida do mundo
Veja mais:
Receitas apimentadas: essa lista é imperdível para quem ama comida com sabor potente
Como salvar comida com muita pimenta: 3 truques para te ajudar a consertar esse problema