Ingredientes (50 porções)
- 300 g de pimentas biquinho maduras e frescas (as de conserva têm vinagre)
- 2 pimentas malaguetas vermelhas
- 300 g de açúcar cristal (1 1/2 xícara aproximadamente)
- 1 abacaxi (ou 1 1/2kg de maças)
- 500 ml de água (aproximadamente)
- 10 pitangas ou acerolas - quanto mais, melhor (opcional)
Modo de preparo
- 1
Descasque um abacaxi, pique-o e leve para cozinhar com aproximadamente 500 ml de água, acrescentando junto a casca do abacaxi lavada. Adicione algumas pitangas (ou acerolas ou morangos) inteiras, por serem ricas em pectina (substância importante para dar a consistência de geleia, presente principalmente na cascas, sementes e nos cabinhos das frutas - se for utilizar maçãs, coloque-as para cozinhar com os cabinhos, casca e sementes por cerca de meia hora, depois bata no liquidificador e coe).
- 2
Enquanto o abacaxi cozinha, corte as pimentas ao meio (sentido vertical - do biquinho ao talo) e retire toda a semente.
- 3
Pique parte das pimentas e a outra parte bata no liquidificador com um pouco de água.
- 4
Transcorrido cerca de 20 minutos, bata no liquidificador o abacaxi cozido com as acerolas, coe e devolva este suco à panela com as pimentas batidas no liquidificador e as pimentas picadinhas.
- 5
Acrescente o açúcar, mexa de vez em quando.
- 6
Deixe apurando em fogo brando e sem tampar a panela, por cerca de uma hora, ou até obter uma consistência de geleia rala.
- 7
Esterelize uns 3 potinhos de vidro, seque-os. Quando a geleia estiver pronta e só acondicioná-la nesses potinhos e guardar na geladeira.
- 8
Utilizei 2 pimentas malaguetas porque as pimentas biquinhos não ardem, principalmente por eu ter extraídos suas sementes. Ficou divina e vai fazer muito sucesso no Natal, com perus, pernil, tender, chester, cordeiro.
Informações adicionais
Em Minas Gerais as pimentas biquinho são muito comuns e fáceis de achar nos mercados. Essa receita rende cerca de 750g. Dá trabalho essa receita? Muito, mas não encontramos para comprar um geleia com um sabor tão especial.