• Entrar
  • Cadastrar
O que comer para ter sorte no ano-novo? Veja 15 receitas certeiras para atrair boas energias na virada
Você pode acreditar em simpatias de Ano-Novo ou não, mas esses pratos deliciosos e tradicionais não podem ficar de fora do seu Réveillon

Você tem simpatias de Ano-Novo? Se vestir de branco e pular sete ondas são algumas tradições que muita gente segue para tentar atrair boa sorte na virada. Mas tem quem prefira começar o ano bem através da comida. Por causa de superstições antigas que existem até hoje, dizem que certos alimentos trazem mais sorte do que outras nesse momento da virada. Para não arriscar ter um ano ruim, confira no TudoGostoso receitas para atrair boa sorte no Ano-Novo.

O que se come na virada do ano para atrair boa sorte?

prato branco com lombo de porco, arroz e batatas com um fundo de luzes e decoração festiva Porco, arroz e lentilha são alguns dos alimentos que trazem boa sorte na virada

8 receitas salgadas para terminar o ano bem

Lombo de porco recheado

Não é muito recomendado comer frango no Ano-Novo se não quiser retrocesso, então prefira a carne de porco que representa progresso para ficar com nariz sempre de frente para o futuro.

Tender ao molho de romã e uvas verdes

Essa receita de prato principal é perfeita para a noite da virada. Não só o molho adocicado de romã e uva combina com a carne de porco, como os três ingredientes são considerados amuletos de boa sorte no Ano-Novo.

Lentilhada da sorte

Com formato arredondado como moedas e a cor verde, a lentilha é um alimento que simboliza a sorte no dinheiro. Comer uma lentilhada da sorte no fim da noite e até no começo do ano é recomendado pelas pessoas mais supersticiosas que adorariam um dinheiro a mais na carteira no novo ciclo.

Arroz com lentilha e calabresa

O arroz já foi moeda de troca e símbolo de fortunas. Até hoje o ingrediente é símbolo de prosperidade e tem até quem coloque um punhado dos grãos crus em cantos da casa para garantir a sorte do ano seguinte. Na mesa da ceia de Ano-Novo, combine o arroz e a lentilha nesse prato saboroso para ter uma ótima virada.

Arroz com lentilha é um dos pratos mais tradicionais das festas de Ano-Novo

Linguado ao vinho branco

Assim como os peixes nadam para a frente, na mesa da ceia de Ano-Novo eles trazem prosperidade para o nosso futuro, por isso são bastante populares nesta época do ano. Com um pouco de vinho no preparo, você ainda entra cedo no clima da festa.

Arroz com bacalhau

O bacalhau é um dos tipos de peixe branco mais populares no Brasil. As receitas gostosas de bacalhau que ficam prontas rapidinho são consumidas em qualquer época do ano, mas são mais típicas em datas comemorativas como páscoa, Natal e o Ano-Novo.

Salada de aipo com maçã

Bem docinha, a maçã deixa até o ano que ainda não começou mais doce. Mas isso não significa que precise abusar do açúcar. Nesta receita salgada de salada de aipo, a maçã dá um contraste no sabor que faz toda a diferença.

Salada da sorte com grão-de-bico e lentilha

Essa salada traz muito mais do que sorte: ela traz os nutrientes de vários ingredientes saudáveis e o sabor de tudo misturado junto. Para completar, ela leva folha de louro, que também é um símbolo de fortuna. Coloque duas folhas na receita e guarde uma terceira limpa na carteira para um ano com muito dinheiro.

7 receitas doces para começar o ano ainda melhor

Bombom de uva na travessa

Tanto a uva verde quanto a uva vermelha são alimentos considerados amuletos de boa sorte. E nada impede você de preparar a fruta com outros ingredientes como neste bombom de travessa.

Mãe de cada signo: bombom de uva na travessa A uva é uma das frutas que trazem bom presságio, então aproveite para servir em um bombom de travessa na sua festa

Mousse com calda de romã

Se você quer passar bem a virada, não pode esquecer de fazer receitas com romã para a sobremesa. E nada de jogar a semente fora! A simpatia com a fruta pede para comer a fruta e então guardar as sementes na carteira para atrair fortuna.

Docinho surpresa de uva

Uma simpatia de Ano-Novo popular é comer 12 uvas no momento da virada, representando cada um dos meses do ano seguinte. Em vez de comer a fruta direto, você pode seguir a tradição com esse docinho que envolve a fruta em um brigadeiro delicioso.

Torta de maçã

A torta de maçã é uma sobremesa ótima para festas. Ela fica linda na mesa, dá para compartilhar com os amigos ou familiares e, neste fim de ano, ainda pode ajudar a começar o ano bem.

Maçã do amor

A maçã do amor é um doce mais consumido na festa junina, mas ela pode ser uma boa receita para o seu Ano-Novo. Além de trazer mais positividade, quem sabe não traz também sorte no amor?

Bolo de chocolate com frutas secas

As frutas secas já são bem tradicionais na ceia de Natal pelo significado antigo de fartura na época das colheitas. Por causa disso, ainda podem fazer parte da ceia de Ano-Novo como uma forma de pedir por mais fartura no ano seguinte.

Caipirinha de romã

Não tem como celebrar o Ano-Novo sem uma bebida. A caipirinha de romã é bem docinha e traz a sorte que precisa para o momento da virada.

Veja mais:

Receitas de peixe para as festas de fim de ano: 10 opções baratas e gostosas para quem não quer gastar muito

Receitas para o ano novo que não vão ao forno

Ceia de Natal rápida: 20 receitas para um jantar prático e supergostoso

Temas relacionados