O Brasil é tão grande e diverso que você pode encontrar destinos para todos os gostos. Tem a praia mais bonita do mundo, lugares para ir com as crianças, cidades com polos gastronômicos e muito mais. Mas também tem alguns lugares que juntam um pouco de cada coisa e atraem vários públicos de uma vez. Porto Seguro, na Bahia, com certeza é um desses casos. A cidade que sempre foi bastante turística é cada vez mais queridinha dos viajantes. Alguns deles sonham em conhecer o lugar, mas outros já são fãs de carteirinha que voltam todo ano e ainda não exploraram todo o potencial deste destino. Descubra no TudoGostoso o que tem para fazer em Porto Seguro e dicas para aproveitar a viagem a esse destino paradisíaco.
O que fazer de dia em Porto Seguro?
Porto Seguro é uma estância turística, então sempre foi conhecida como destino de viagem. Mas nos últimos anos a cidade da costa da Bahia tem se consagrado também um dos destinos mais procurados de todo o nordeste. As suas praias sem dúvida são as maiores responsáveis por isso.
A mais badalada delas é a Praia de Taperapuã. E quando falamos badalada, não é apenas pela quantidade de pessoas, mas pela animação da região. A praia tem barracas e quiosques com grandes estruturas que servem drinks deliciosos e tocam muito axé para quem gosta de dançar. Perfeita também para famílias com crianças pequenas, a areia é branca, fininha e bem macia, já o mar é tranquilo com águas azuladas quase cristalinas.
Bem perto de lá fica a Praia Barramares, ideal para quem gosta de uma experiência praieira diferente, já que a sua faixa de areia fica entre o rio e o mar, ótimo para experimentar um banho de água salgada e doce no mesmo dia. A praia é bem próxima do manguezal e é preciso atravessar uma ponte de madeira que cruza o rio e une dois espaços com areia.
Caso queira evitar a muvuca dos turistas, a sugestão é ir a praias mais afastadas e relativamente mais tranquilas, como a Praia do Taípe e a Praia do Espelho, famosa por sua beleza. O acesso pode ser mais difícil, mas chegar lá compensa e muito. Quem vai para Porto Seguro não pode deixar de fazer um passeio de barco pela manhã até o Parque Marinho do Recife de Fora, uma grande área de recife de corais em águas esverdeadas belíssimas com observação de peixes, ouriços e corais.
No distrito de Arraial d’Ajuda tem ainda mais praias, como a Praia da Pitinga que é colorida com as falésias de um morro avermelhado e o verde da mata, e também o Arraial d’Ajuda Eco Parque, que une parque aquático e passeios radicais. Uma dica de roteiro na área é ir atrás da Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda para o Mirante das Fitinhas que, além de uma vista belíssima, ganhou esse nome pela tradição de amarrar as fitas coloridas na grade e fazer um desejo.
Nem tudo em Porto Seguro são praias e parques. Foi no local onde hoje é a cidade baiana onde os portugueses chegaram pela primeira vez. Por causa disso, existem muitos monumentos e construções históricas que contam a história do nosso país, como o Marco do Descobrimento, que está lá desde o início de 1500. No Centro Histórico também tem uma das igrejas mais antigas do Brasil, a Igreja de Nossa Senhora da Pena, fundada em 1535, e o Museu de Porto Seguro, que fica onde antes era a Casa de Câmara Cadeia.
O que fazer de noite em Porto Seguro?
Em cidades litorâneas é normal que o dia seja para praias e a noite para festas no meio da cidade. Mas em Porto Seguro o point noturno também fica perto da areia. As barracas nas praias que servem petiscos e drinks para os praieiros durante o dia aumentam o volume da festa durante a noite. Em Taperapuã tem dois grandes espaços que funcionam como casa de show à beira mar, o Tôa Tôa e o Axé Moi. Em Barramares tem shows, luaus e bares de sobra para escolher o seu preferido para curtir a noite.
Agora, nenhum lugar é tão procurado quando o sol se põe do que a Passarela do Descobrimento, popularmente conhecida como Passarela do Álcool. Agora deu vontade de ir só de ver o nome, não é? O lugar é um calçadão largo bem perto do mar com bares e restaurantes, alguns em barracas e outros em casas históricas, cada uma de uma cor vibrante diferente. É por lá que vai encontrar as melhores opções para provar os pratos típicos da comida baiana cheios de tempero da culinária nordestina. E, claro, amantes de bebidas alcoólicas vão encontrar drinks deliciosos e elaborados para beber à vontade.
Como chegar em Porto Seguro?
Para chegar em Porto Seguro de vários pontos do país, a melhor alternativa é o avião. Felizmente, a cidade tem seu próprio Aeroporto de Porto Seguro que recebe voos comerciais de certas capitais, como Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Vindo de outras capitais e cidades, é necessário fazer uma conexão por um desses aeroportos. O Aeroporto de Porto Seguro fica dentro da cidade, mas não é muito longe do litoral. Ir até a badalada Praia de Taperapuã, por exemplo, leva menos de 20 minutos de carro.
Apesar de Salvador e Porto Seguro estarem no mesmo estado, a capital mais próxima de Porto Seguro é, na verdade, Vitória, no Espírito Santo. São cerca de 590km de distância entre as cidades, que de carro ou ônibus leva cerca de 10h para percorrer. Para ir de Salvador até Porto Seguro pela estrada são 710km, que levam mais de 10h30 para chegar. Por isso que o avião acaba sendo a opção mais prática para quem quer conhecer Porto Seguro e não mora nas cidades mais próximas.
Qual a melhor época do ano para visitar Porto Seguro?
Porto Seguro é uma cidade tão paradisíaca que até o clima colabora com a viagem. Faz calor o ano inteiro, mas sem chegar a temperaturas altíssimas, ideal para pegar um sol na praia em qualquer época do ano. No verão, a média é de 30ºC de máxima e 24ºC de mínima em fevereiro. O período mais frio, ou menos quente, é no ápice do inverno entre julho e setembro, mas mesmo lá as máximas ficam em 25ºC e as mínimas costumam ficar em 19ºC.
Agosto e setembro também são boas escolhas por causa das chuvas, quando a precipitação não passa de 100 mm em todo o mês. Mas se quiser ir em outro mês, não se preocupe. Felizmente, Porto Seguro já chove bem menos do que o padrão do Nordeste, com chuvas pontuais ao longo de todo o ano, mas sem ter uma temporada forte de chuvas. Por ser uma cidade de praia, Porto Seguro bomba no verão, mas as condições agradáveis também tornaram a cidade um bom destino para as férias de inverno em julho.
Com tudo isso em consideração, os melhores meses para visitar Porto Seguro são março com mais calor, menos chuvas e menos gente, junho com condições climáticas equilibradas e setembro pela época seca bem fora de temporada. E mesmo assim a cidade ainda é perfeita para visitar em qualquer época do ano e ferve até nos menores feriados do calendário.
Veja mais:
É do Brasil! Veja onde fica a maior praia do mundo e por que ela é perfeita pra fazer aquela farofa que todo mundo ama
Essas são as cidades brasileiras com mais criatividade e inovação na gastronomia segundo a UNESCO
Dica para os ecoturistas aventureiros: 10 destinos incríveis para os amantes da natureza explorarem