A Bahia tem cidades que parecem cenário de filme ou de novela, e algumas não só parecem como são! A novela da Globo “Renascer”, de 1993, se passava na cidade de Ilhéus, no litoral da Bahia. Em 2024, trinta anos depois do original, a emissora resolveu lançar um remake com nova versão também em Ilhéus, com boa parte das gravações sendo feitas no local.
Quem já foi para Ilhéus entende a escolha. A cidade tem praias paradisíacas, bairros históricos e é uma grande produtora de cacau, fruto nutritivo que é estrela de “Renascer”. É um belo cenário para novelas e também um destino incrível para viagens! Descubra no TudoGostoso o que fazer em Ilhéus com sugestões para planejar um roteiro completo na cidade.
O que fazer em Ilhéus?
Um passeio em Ilhéus começa no Centro Histórico da cidade, que reúne pontos turísticos importantes e restaurantes tradicionais para provar comida baiana como acarajé e sarapatel. O Bataclan é um restaurante histórico que já foi cabaré e hoje mistura comida e shows culturais. Já o famoso restaurante Vesúvio está em vários lugares da cidade, mas sua unidade original na Praça Dom Eduardo tem mais de 100 anos de funcionamento e é um dos cenários da novela.
Logo em frente ao casarão clássico do Vesúvio tem um banco com uma estátua dourada do Jorge Amado. O escritor baiano nasceu em Itabuna, mas cresceu em Ilhéus e usou a cidade de inspiração para muitas de suas obras. A homenagem se estende também para a Casa de Cultura Jorge Amado, sua casa que virou museu aberto para visitação. O passeio pelo centro histórico pode ser feito a pé e passar por locais como o Palácio do Paranaguá, o Palacete Misael Tavares e a Catedral de São Sebastião.
Ilhéus é um destino praieiro do Brasil perfeito para o verão (e para boa parte do ano, sejamos sinceros). Ilhéus tem o maior litoral da Bahia, com uma faixa de 100 km de praias encantadoras junto à mata atlântica. A Praia dos Milionários é a mais procurada e bem estruturada com bares e quiosques, uma extensa areia lisa e mar tranquilo. A Praia do Sul é ótima para passeios e piqueniques na sombra dos coqueiros na divisa entre o gramado e a areia. No final da praia, pedras formam ótimas piscinas naturais. Se quiser água doce, a dica é a Lagoa Encantada, um espelho d’água com cachoeiras da região.
O cacau é um elemento importante para a novela Renascer e para a economia de Ilhéus. A cidade é uma das maiores produtoras do fruto no Brasil e já foi chamada de Capital do Cacau no Brasil. Turistas podem conhecer a produção de cacau, hoje bem mais sustentável e se hospedar em fazendas de cacau. Tem até roteiro de spas de cacau com hidratação facial de chocolate para aproveitar todos os benefícios do chocolate para o bem-estar. Um excelente destino para quem ama chocolate!
Como chegar em Ilhéus?
Ilhéus é uma tendência de viagem e um dos destinos mais procurados da Bahia, ficando atrás apenas de Salvador e PortoSeguro. Para chegar de avião, Ilhéus tem seu próprio aeroporto, que recebeu o nome de Aeroporto Jorge Amado. Ele é um dos mais movimentados do nordeste fora das capitais e na alta temporada do verão recebe mais voos diretos saindo das grandes capitais.
Como Ilhéus fica no sul do enorme estado baiano, a cidade fica longe da capital. São 300 km que separam Salvador de Ilhéus e a viagem entre elas pela estrada leva mais de 6 horas por ter que cruzar a Baía de Todos os Santos. A badalada Porto Seguro fica ainda mais ao sul e a distância para Ilhéus é quase igual, de 300 km. Mas o caminho tem estradas mais diretas que podem ser cruzadas em cerca de 5 horas de carro ou ônibus para quem quiser conhecer os dois paraísos.
Veja mais:
Vinícola na Serra Gaúcha tem videira com mais de 100 anos, pão colonial e cenário de filme indicado ao Oscar
Cacau além do chocolate! Ingrediente será muito usado em geleias e compotas em 2024, apontam 50 especialistas
O que tem nessa praia que está entre as mais bonitas do mundo e fica no Brasil?