Já pensou em viajar para comer chocolate? Quem ama chocolate devora o doce em qualquer época do ano e não só quando é Páscoa. E tudo bem que dá para comprar chocolate em tudo quanto é lugar, mas você não precisa ficar restrito à sua cidade. Assim como fazer um roteiro de vinho e viagem é ótimo para juntar turismo com bebida, você pode conhecer cidades incríveis e ainda comer chocolates deliciosos e às vezes únicos diretamente na fábrica. Vem com o TudoGostoso conhecer os melhores destinos do Brasil para quem ama chocolate e monte o seu próximo roteiro de férias.
Os chocolates de Campos do Jordão são conhecidos pela variedade e sabor
Gramado, RS
Gramado é conhecida por ser um dos melhores lugares para passar o Natal por causa das luzes e tradições com o Papai Noel. Mas a cidade também é, desde 2020, oficialmente a Capital Nacional do Chocolate Artesanal. A cidade da Serra Gaúcha tem várias fábricas da iguaria e verdadeiros parques de diversão temáticos do doce. Além disso, lá também fica o único museu brasileiro do chocolate e o Mundo do Chocolate, uma atração única com esculturas de chocolate enormes de pontos turísticos do mundo como a Torre Eiffel. Além disso, quem quiser celebrar a Páscoa na cidade vai poder curtir a Chocofest com seus ovos de chocolate gigantes.
Itu, SP
Se sair da região metropolitana de São Paulo e chegar em Itu você poderá provar chocolates artesanais deliciosos. A cidade tem uma Fazenda do Chocolate aberta para visitação para conhecer toda a fabricação com receitas que vieram da Europa e continuam sendo feitas após várias gerações. Para completar a experiência de uma produção verdadeiramente artesanal e clássica, você ainda pode fazer cavalgadas e tomar um café fresquinho da fazenda.
Campos do Jordão, SP
Seguindo para o leste de São Paulo até a Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão é uma cidade com influência suíça na arquitetura e nos chocolates. São inúmeras lojas de chocolate artesanal de alta qualidade como um belo chocolate suíço pede. Dá para encontrar o chocolate em diversas formas, de barras e bombons até em geleias e licores. Se quiser ter a melhor experiência possível em Campos do Jordão, o recomendado é visitar a cidade nos meses mais frios do ano para poder se deliciar com um chocolate quente ou um fondue de chocolate.
Penedo, RJ
Penedo não é uma cidade por si só, mas uma região do município de Itatiaia, também na Serra da Mantiqueira. A área é uma colônia finlandesa, a principal do país, o que influenciou na construção da cidade e dos seus costumes. Penedo vai além das tradições natalinas da Casa do Papai Noel e tem também chocolates deliciosos com receita finlandesa. A Tonttulakki Suklaat é a principal fábrica artesanal da região e é a loja mais movimentada do Shopping Pequena Finlândia, uma área comercial ao ar livre com construções bem charmosas. Lá você pode encontrar mais de 50 tipos de bombons e outros 20 tipos de trufas diferentes que mesclam tradições com ingredientes brasileiros e chocolate belga.
Penedo é a principal colônia finlandesa no Brasil e tem uma fábrica de chocolate famosa
Petrópolis, RJ
Outra cidade com chocolates irresistíveis no Rio de Janeiro é Petrópolis, na Região Serrana. As fábricas de chocolate nacionais e internacionais se espalham pelo Brasil e Petrópolis tem uma que não apenas reside lá, mas foi criada lá e começou como negócio de família. A Katz tem chocolates deliciosos com receitas criadas por imigrantes alemães que escolheram a cidade para viver. E este é apenas um exemplo das lojas de chocolate que pode encontrar nessa cidade charmosa. O Chalé do Chocolate tem fabricação própria de chocolates belgas, drágeas francesas, pães de mel, tortas e mais doces. Dá para fazer um pequeno roteiro entre fábricas, lojas e cafeterias com chocolates próprios só em Petrópolis.
Monte Verde, MG
Minas Gerais não tem só pão de queijo e queijo canastra, eleito o melhor do mundo. Em Monte Verde, cidade que faz divisa com São Paulo, o chocolate também tem vez na comida mineira. A região montanhosa é perfeita para a produção artesanal do doce e para curtir o chocolate em suas mais diversas formas. A fábrica mais antiga da cidade é a Gressoney que, em meio século, se tornou um ponto turístico da cidade. Lá você pode encontrar desde barras de chocolate e bombons até a prímula, uma espécie de alfajor com recheio e cobertura de chocolate que é sucesso na cidade.
Ilhéus, BA
Se quiser um chocolate brasileiro até à raiz, você precisa ir até Ilhéus, na Bahia. A cidade costeira é, junto com Itacaré, a maior produtora de cacau do nosso país. Quem visita a região pode ver a produção do próprio cacau de pertinho até se tornar o chocolate que tanto amamos. Fica também em Ilhéus a primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste e o Circuito Cacau Running que é um ótimo programa de cultura e turismo. Além de experimentar o doce com várias porcentagens de cacau, dá até para fazer uma hidratação facial com chocolate!
Ilha do Combu, PA
A Ilha do Combu, perto de Belém, no Pará, é mais uma grande produtora de cacau do Brasil. A região tem uma grande proteção ambiental e só é possível chegar de barco em horários e dias certos. Mas quem resolver se deslocar para lá pode provar chocolates orgânicos supersaborosos rodeado de paisagens que tiram tanto o fôlego quanto os próprios doces. O chocolate é de alta qualidade e hoje em dia é preferência de alguns chefes famosos. Tanto é que, mesmo com a dificuldade de chegar lá, o doce ainda é a segunda maior fonte de renda dos moradores da ilha, ficando atrás apenas de outro ingrediente famoso da região, o açaí.
Veja mais:
Coelho bota ovo? Entenda o que o animal e o chocolate têm a ver com a Páscoa
Por que comemoramos a Páscoa? Descubra a história dessa festa celebrada antes da tradição cristã
Como fazer ovo de Páscoa caseiro: veja dicas de passo a passo e receitas